Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliana Alves de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4662
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_cf0c7807238fced05d26bd2691d10c91
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media RelationsRelações públicasEcossistema mediáticoInfluenciadoresEra digitalMedia relationsInfluencer relationsBlogsBloggersPublic relationsMedia ecosystemDigital ageInfluencersDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A tecnologia tomou conta das nossas vidas, pessoal e profissionalmente. Já não conseguimos viver sem os smartphones ou os tabltes. A ligação à internet tornou-se algo tão natural como respirar e estar desconectado à internet tornou-se uma inquietação. Facebook, YouTube e Blogssão apenas algumas das plataformas que entraram na casa de todos nós, tanto em Portugal como pelo mundo fora. Os mass media passaram para segundo plano e os Social Media vieram, em alguns casos, substituir estes meios. São cada vez mais as pessoas que não se deslocam propositadamente a quiosques para comprar jornais e revistas. Estes podem agora aceder à versão online destes meios, bem como assistir a programas de televisão através da web. A rádio também se adaptou e entrou na nova era através de aplicações móveis e websitesna internet. Mas se tecnologia modificou a forma de viver e estar da sociedade, também veio alterar algumas profissões, nomeadamente a profissão de Relações Públicas. Os profissionais viram a sua profissão sofrer uma reestruturação e as suas habituais funções evoluíram. Os seus públicos dispersaram-se e o profissional de Relações Públicas percebeu que tem de utilizar mais plataformas e canais para alcançar estes públicos-chave. Na era digital, os blogs sobressaem e os bloggers afirmam-se como poderosos líderes de opinião, criando as suas próprias redes de influência e influenciando a sua comunidade. O mundo dos blogsalterou a forma como o cidadão procura informação e toma decisões. Na era das Relações Públicas 2.0 torna-se fundamental que os profissionais de Relações Públicas adaptem a comunicação e as suas estratégias a estes novos influenciadores. Estes têm também de perceber quais as principais diferenças entre jornalistas e bloggers e saber como lidar com cada um deles. A função de Media Relations alterou-se e passou a ser, também ela, considerada Media Relations 2.0, uma vez que esta função passou a incluir outros meios de comunicação para além dos mass media. Desta forma, entramos numa era em que o mais correcto é denominar a função de Influencer Relations. Assim, é intuito deste trabalho estudar a relação entre bloggers e profissionais de Relações Públicas. Pretendesse também perceber qual a importância que o blogger assume numa estratégia de Media Relations. O objectivo central é compreender, de acordo com a visão de alguns profissionais de Relações Públicas, de que forma os blogs alteraram a maneira de comunicar.ABSTRACT: The technology took over our lives, personally and professionally. We can no longer live without smartphones or tablets. The internet connection has become as natural as breathing and being disconnected from the internet has become an anxiety. Facebook, YouTube and Blogs are just some of the platforms that entered the home of all of us, both in Portugal and around the world. The media went into the background and the Social Media came, in some cases replace these means. Are increasingly people who do not purposely move the kiosks to buy newspapers and magazines. These can now access the online version of these media, as well as watch TV programs through the web. The radio also adapted and entered the new era through mobile applications and websites on the Internet. But if technology has changed the way of living and being of society, also has changed certain professions, including the profession of public relations. Professionals saw their profession undergoing a restructuring and its usual functions evolved. Their public dispersed and professional Public Relations realized he must use more platforms and channels to reach these key audiences. In the digital era, blogging and bloggers excel claim themselves as powerful opinion leaders by creating their own networks of influence and influencing their community. The world of blogging has changed the way citizens seek information and make decisions. In the era of Public Relations 2.0 becomes essential that professionals of Public Relations adapt their communication and strategies to these new influencers. They also have to realize what the main differences between journalists and bloggers and how to deal with each of them. The role of Media Relations changed and became, itself also, considered Media Relations 2.0, since this function has included other media besides the mass media. In this way, we enter an era where it is more correct to call the function of Influencer Relations. So, aim of this work is to study the relationship between bloggers and Public Relations professionals. Intended to also realize how important the blogger assumes in Media Relations Strategy. The central goal is to understand, according to the view of some professional Public Relations, how blogs have changed the way we communicate.Escola Superior de Comunicação SocialEiró-Gomes, MafaldaJorge, Nuno da SilvaRCIPLLopes, Liliana Alves de Sousa2015-06-16T15:52:52Z2014-11-142014-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4662TID:201095157porLOPES, Liliana Alves de Sousa - Para lá dos jornalistas: Influencer Relations, uma nova era de Media Relations. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:04.486590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
title Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
spellingShingle Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
Lopes, Liliana Alves de Sousa
Relações públicas
Ecossistema mediático
Influenciadores
Era digital
Media relations
Influencer relations
Blogs
Bloggers
Public relations
Media ecosystem
Digital age
Influencers
title_short Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
title_full Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
title_fullStr Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
title_full_unstemmed Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
title_sort Para lá dos jornalistas: influencer relations, uma nova era de Media Relations
author Lopes, Liliana Alves de Sousa
author_facet Lopes, Liliana Alves de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eiró-Gomes, Mafalda
Jorge, Nuno da Silva
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Liliana Alves de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Ecossistema mediático
Influenciadores
Era digital
Media relations
Influencer relations
Blogs
Bloggers
Public relations
Media ecosystem
Digital age
Influencers
topic Relações públicas
Ecossistema mediático
Influenciadores
Era digital
Media relations
Influencer relations
Blogs
Bloggers
Public relations
Media ecosystem
Digital age
Influencers
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-14
2014-11-14T00:00:00Z
2015-06-16T15:52:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4662
TID:201095157
url http://hdl.handle.net/10400.21/4662
identifier_str_mv TID:201095157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LOPES, Liliana Alves de Sousa - Para lá dos jornalistas: Influencer Relations, uma nova era de Media Relations. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133397559279616