Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, António Alexandre Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14392
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Pública - Especialização em Administração da Educação
id RCAP_cf184bfe9af6acd76bbc95c43073be06
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomasClubes Desportivos EscolaresOrganização AutónomaEscola Pública da MadeiraAdministração EducativaProjeto escolarModelo de governação em Rede/NetworkSchool Sports ClubsAutonomous OrganizationPublic School of MadeiraEducational AdministrationSchool ProjectModel of Network AdministrationDissertação de Mestrado em Administração Pública - Especialização em Administração da EducaçãoA criação dos Clubes Desportivos Escolares (CDE) na Região Autónoma da Madeira, sediados nas escolas públicas, tem vindo a ser baseada, duma forma geral, num principio de projeto escolar, fruto da motivação e envolvimento de um determinado grupo professores, alunos e funcionários, com a colaboração do conselho executivo. O objetivo tem sido o de promover a atividade física na escola, tendo na atividade interna e no Desporto Escolar a principal alavanca para a criação da organização. A crescente procura por parte dos alunos, bem como, o incremento das atividades e modalidades, levam a que estes projetos cresçam e assim se autonomizem, conduzindo à necessidade da criação dos clubes desportivos escolares para fazer face a um conjunto de situações que a escola enquanto organização começa a ter dificuldade em dar resposta. A autonomia dos CDE está associada a um conjunto de fatores que traduzem o grau de desempenho dos mesmos, tais como o tipo de atividades que desenvolve, a quem se dirige e o envolvimento que proporciona. O envolvimento da comunidade educativa, bem com, as parcerias que se estabelecem e os modelos de governação atuais são decisivos no desempenho do CDE. Os CDE devem ver reforçada a sua integração plena nos Projetos Educativos de Escola, como projetos transformadores e inovadores para uma escola de excelência. Pretendemos, ao longo da nossa investigação, verificar a realidade dos CDE na RAM, aferir a relação que estabelecem com a escola, de forma a perceber como funcionam enquanto organizações e tentar assim verificar a sua importância. Face aos propósitos desta investigação, levou-nos a optar por uma abordagem mista. Assente numa abordagem qualitativa, realizou-se a recolha de opiniões e perceções, e numa abordagem quantitativa, a opção recaiu na elaboração e aplicação de um inquérito por questionário. Este estudo foi aplicado a 9 Escolas da rede pública da RAM, com Clubes Desportivos Escolares nas suas instalações, desde o ensino pré-escolar ao secundário, distribuídos por 5 concelhos da Região.The creation of School Sports Clubs (CDE) in the Autonomous Region of Madeira (RAM), implemented in public schools, has been based in a general way on a principle of school project, as a result of the motivation and involvement of a certain group of teachers, students and employees with the collaboration of the executive school board. The objective has been to promote physical activity in school, having in internal activity and in School Sports the aim for the creation of the organization. The growing demand from students, as well as the increase in activities and modalities, lead to these projects to grow and thus become autonomous, leading to the need to create school sports clubs to deal with a set of situations that the school as Organization has difficulty to respond. The autonomy of the CDE is associated to a set of factors that reflect the degree of their performance, such as the type of activities it develops, who it is aimed at and the involvement it provides. The involvement of the educational community, as well as the partnerships that are established and the current governance models are decisive in the performance of the CDE. The CDE should see their full integration in the School Education Projects reinforced as transformative and innovative projects for a school of excellence. Throughout our investigation, we intend to verify the reality of the CDE in the RAM, to verify the relationship they establish with the school, in order to understand how they work as organizations and thus try to verify their importance. In view of the purposes of this investigation, it has led us to decide for a mixed approach. Based on a qualitative approach, the gathering of different opinions and perceptions was carried out, and in a quantitative approach the choice was made by the creation and implementation of a questionnaire survey. This study was applied to 9 schools of the RAM public network, with School Sports Clubs in its facilities, from pre-school to secondary school, distributed in 5 counties of the Region (RAM).Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCorreia, Pedro Miguel Alves RibeiroRepositório da Universidade de LisboaVieira, António Alexandre Silva2017-12-05T16:56:19Z2017-10-232017-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14392TID:201793148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:13.887937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
title Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
spellingShingle Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
Vieira, António Alexandre Silva
Clubes Desportivos Escolares
Organização Autónoma
Escola Pública da Madeira
Administração Educativa
Projeto escolar
Modelo de governação em Rede/Network
School Sports Clubs
Autonomous Organization
Public School of Madeira
Educational Administration
School Project
Model of Network Administration
title_short Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
title_full Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
title_fullStr Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
title_full_unstemmed Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
title_sort Os clubes desportivos escolares da Madeira dentro da escola pública, como verdadeiras organizações autónomas
author Vieira, António Alexandre Silva
author_facet Vieira, António Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, António Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Clubes Desportivos Escolares
Organização Autónoma
Escola Pública da Madeira
Administração Educativa
Projeto escolar
Modelo de governação em Rede/Network
School Sports Clubs
Autonomous Organization
Public School of Madeira
Educational Administration
School Project
Model of Network Administration
topic Clubes Desportivos Escolares
Organização Autónoma
Escola Pública da Madeira
Administração Educativa
Projeto escolar
Modelo de governação em Rede/Network
School Sports Clubs
Autonomous Organization
Public School of Madeira
Educational Administration
School Project
Model of Network Administration
description Dissertação de Mestrado em Administração Pública - Especialização em Administração da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T16:56:19Z
2017-10-23
2017-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14392
TID:201793148
url http://hdl.handle.net/10400.5/14392
identifier_str_mv TID:201793148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131089522917376