O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carla Patrícia Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3998
Resumo: A implementação do portefólio no ensino da língua estrangeira, na Região Autónoma da Madeira, tem contornos específicos que julgamos pertinente analisar e refletir, tendo em conta as suas potencialidades e constrangimentos, em faixas etárias precoces. É manifestamente positiva a relação entre a metodologia do portefólio e um processo ensino/aprendizagem virado para a promoção da autonomia e autorreflexão. No entanto, a aplicação de inquéritos por questionário evidenciou muitas incertezas, da parte dos docentes da Região, relativamente ao trabalho avaliativo com o portefólio. Assim, o presente estudo pretende ser um contributo no sentido de clarificar essas incertezas. Nesta perspetiva, os objetivos do estudo, que se revelou próximo da investigação-para-a-ação, foram: (1) identificar as potencialidades formativas do portefólio; (2) determinar as dificuldades sentidas na utilização do portefólio; (3) reforçar a capacidade de intervenção docente no âmbito do uso do portefólio e (4) desenvolver propostas de procedimentos e documentos adaptados à realidade da Região. Concluiu-se, desta maneira, que a utilização do portefólio fortalece o processo formativo no ensino da língua estrangeira apesar de ser, comprovadamente, uma metodologia exigente para o professor, pois requer uma monitorização e análise constante de todo o processo. Comprova-se, de igual modo, que este método traz muitos benefícios para os intervenientes, tornando os alunos mais autónomos e reflexivos e os docentes mais interventivos, assertivos e conhecedores das capacidades e desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais dos seus discentes.
id RCAP_cf1d232d76e791c0671764822467767f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentosPortefólioAssessmentAutonomiaMetodologiaPortfolioAutonomyMethodologyA implementação do portefólio no ensino da língua estrangeira, na Região Autónoma da Madeira, tem contornos específicos que julgamos pertinente analisar e refletir, tendo em conta as suas potencialidades e constrangimentos, em faixas etárias precoces. É manifestamente positiva a relação entre a metodologia do portefólio e um processo ensino/aprendizagem virado para a promoção da autonomia e autorreflexão. No entanto, a aplicação de inquéritos por questionário evidenciou muitas incertezas, da parte dos docentes da Região, relativamente ao trabalho avaliativo com o portefólio. Assim, o presente estudo pretende ser um contributo no sentido de clarificar essas incertezas. Nesta perspetiva, os objetivos do estudo, que se revelou próximo da investigação-para-a-ação, foram: (1) identificar as potencialidades formativas do portefólio; (2) determinar as dificuldades sentidas na utilização do portefólio; (3) reforçar a capacidade de intervenção docente no âmbito do uso do portefólio e (4) desenvolver propostas de procedimentos e documentos adaptados à realidade da Região. Concluiu-se, desta maneira, que a utilização do portefólio fortalece o processo formativo no ensino da língua estrangeira apesar de ser, comprovadamente, uma metodologia exigente para o professor, pois requer uma monitorização e análise constante de todo o processo. Comprova-se, de igual modo, que este método traz muitos benefícios para os intervenientes, tornando os alunos mais autónomos e reflexivos e os docentes mais interventivos, assertivos e conhecedores das capacidades e desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais dos seus discentes.The use of the portfolio in language teaching, in Madeira, has specific outlines that are relevant to analyse and reflect on, considering its potentialities and constrains, in early childhood language learning. The relationship between the portfolio methodology and, a more autonomous and self-reflecting, learning process is clearly positive. However, the survey used to assist this study has shown that Madeira language teachers still have quite a few doubts about portfolio assessment. Consequently, this study expects to give a valid contribution towards the dissolution of those doubts. The aims of this, research for action, study were: (1) to identify the portfolio educational possibilities, (2) to determine the difficulties experienced in the use of the portfolio, (3) to strengthen the teachers’ intervention when using the portfolio and (4) to develop procedures and document portfolio proposals adapted to Madeira’s reality. In conclusion, the use of the portfolio strengthens the educational purpose of language teaching, despite being a demanding methodology for teachers, thus requires constant monitoring and process analyses. One of the consequences of this study was the idea that this method is very beneficial to all stakeholders, since it creates more autonomous and reflective students and also more interventional and assertive teachers that become more knowledgeable of their students’ competences in intercultural and language awareness.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDias, Américo José BessaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVieira, Carla Patrícia Sousa2014-02-19T17:18:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3998TID:201491915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:48ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
title O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
spellingShingle O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
Vieira, Carla Patrícia Sousa
Portefólio
Assessment
Autonomia
Metodologia
Portfolio
Autonomy
Methodology
title_short O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
title_full O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
title_fullStr O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
title_full_unstemmed O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
title_sort O portefólio em faixas etárias precoces: potencialidades e constrangimentos
author Vieira, Carla Patrícia Sousa
author_facet Vieira, Carla Patrícia Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Américo José Bessa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carla Patrícia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Portefólio
Assessment
Autonomia
Metodologia
Portfolio
Autonomy
Methodology
topic Portefólio
Assessment
Autonomia
Metodologia
Portfolio
Autonomy
Methodology
description A implementação do portefólio no ensino da língua estrangeira, na Região Autónoma da Madeira, tem contornos específicos que julgamos pertinente analisar e refletir, tendo em conta as suas potencialidades e constrangimentos, em faixas etárias precoces. É manifestamente positiva a relação entre a metodologia do portefólio e um processo ensino/aprendizagem virado para a promoção da autonomia e autorreflexão. No entanto, a aplicação de inquéritos por questionário evidenciou muitas incertezas, da parte dos docentes da Região, relativamente ao trabalho avaliativo com o portefólio. Assim, o presente estudo pretende ser um contributo no sentido de clarificar essas incertezas. Nesta perspetiva, os objetivos do estudo, que se revelou próximo da investigação-para-a-ação, foram: (1) identificar as potencialidades formativas do portefólio; (2) determinar as dificuldades sentidas na utilização do portefólio; (3) reforçar a capacidade de intervenção docente no âmbito do uso do portefólio e (4) desenvolver propostas de procedimentos e documentos adaptados à realidade da Região. Concluiu-se, desta maneira, que a utilização do portefólio fortalece o processo formativo no ensino da língua estrangeira apesar de ser, comprovadamente, uma metodologia exigente para o professor, pois requer uma monitorização e análise constante de todo o processo. Comprova-se, de igual modo, que este método traz muitos benefícios para os intervenientes, tornando os alunos mais autónomos e reflexivos e os docentes mais interventivos, assertivos e conhecedores das capacidades e desenvolvimento de competências linguísticas e interculturais dos seus discentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T17:18:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3998
TID:201491915
url http://hdl.handle.net/10400.22/3998
identifier_str_mv TID:201491915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302296004132864