Determinantes da adoção de plataformas digitais em IES: uma aplicação da UTAUT2 a alunos do IPC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Dália Maria Baeta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39028
Resumo: As tecnologias baseadas na internet, nomeadamente as plataformas digitais, vieram revolucionar a forma como as Instituições de Ensino Superior (IES) comunicam. A partilha de conhecimento e a gestão da informação passaram a ser realizadas com maior eficácia e segurança. Para que as IES possam alcançar o sucesso pretendido com a adoção de plataformas académicas, é importante conhecerem os fatores que influenciam a aceitação da tecnologia por parte dos utilizadores, de forma a poderem adotar estratégias que potencializem a sua utilização. Neste sentido, este estudo empírico pretende contribuir para a validação de um modelo de investigação, que combina parcialmente a teoria unificada de aceitação e uso da tecnologia 2 (UTAUT2) com a segurança percebida, privacidade percebida e predisposição para a mudança, capaz de explicar os determinantes da intenção de uso e do uso da plataforma Inforestudante (NONIO), pelos estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Os resultados desta investigação, realizada na fase inicial de adoção da tecnologia, permitiram concluir que, em conjunto, as oito variáveis independentes conseguem explicar em 60,5% a intenção dos estudantes utilizarem a plataforma Inforestudante. Em contrapartida, o uso da plataforma foi explicado em 14,3% pelas variáveis hábito e intenção de uso. Na intenção de uso, o hábito é a variável com maior impacto, seguido da privacidade percebida e da expectativa de desempenho. Por sua vez, o uso da plataforma é influenciado positiva e significativamente pelo hábito e pela intenção de uso. O hábito revelou ser um determinante de extrema importância quer da intenção de uso, quer do uso da plataforma Inforestudante. As implicações teóricas e práticas, relacionadas com a aplicabilidade do modelo adaptado da UTAUT2 e aceitação e uso de plataformas académicas, são apresentadas no final deste estudo.
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