Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, J. António
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, António Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13159
Resumo: No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.
id RCAP_cf37b12aa28ef56e453e47f99fe7cf0e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vividoPráticas pedagógicasEducação físicaProfessoresFormação inicialPedagogicalPracticesPhysical educationTeachersNo presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.The aim of this study is to analyse how Physical Education teachers in Portugal organise their lessons. Moreover, we sought to understand the existing relationship between those practices, their experiences, attitudes and the influence of training schools. Based on a qualitative methodology, the study focused on a group of fifteen teachers with varied degrees in Physical Education, who graduated from some of the most distinguished schools in Portugal. We concluded that these teachers defend the use of well structured classes, based on strict planning, not neglecting students’ motivations. Moreover, that the existence of different pedagogical practices (and attitudes) is possibile due to different training, to the specific historical context and different experiences, personalities and motivations of each teacher. These differences suggest, therefore, there is a relationship between pedagogical practices and a habitus, which means experiences acquired in different cultural, political and educational environments.Repositório AbertoMoreira, J. AntónioFerreira, António Gomes2023-01-16T13:58:47Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13159porMOREIRA, J. António & FERREIRA, António Gomes (2014). Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido. Educação & Filosofia, 28 (56), 857-885.0102-6801https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857-8851982-596Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:17.092600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
title Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
spellingShingle Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
Moreira, J. António
Práticas pedagógicas
Educação física
Professores
Formação inicial
Pedagogical
Practices
Physical education
Teachers
title_short Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
title_full Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
title_fullStr Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
title_sort Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido
author Moreira, J. António
author_facet Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
author_role author
author2 Ferreira, António Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Educação física
Professores
Formação inicial
Pedagogical
Practices
Physical education
Teachers
topic Práticas pedagógicas
Educação física
Professores
Formação inicial
Pedagogical
Practices
Physical education
Teachers
description No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2023-01-16T13:58:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13159
url http://hdl.handle.net/10400.2/13159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MOREIRA, J. António & FERREIRA, António Gomes (2014). Práticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vivido. Educação & Filosofia, 28 (56), 857-885.
0102-6801
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857-885
1982-596X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135115851333632