Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, David
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28482
Resumo: Com o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional.
id RCAP_cf45983f877d10bc3bab12eb3933e9f9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimentalTango argentinoDificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)Necessidades educativas especiais (NEE)Pedagogias ativas e expressivasDançaCompetênciasInvestigação-açãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional.Serrano, JorgeRepositório ComumFigueira, David2019-05-14T18:03:09Z2017-11-242017-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28482TID:201811529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.555701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
title Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
spellingShingle Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Figueira, David
Tango argentino
Dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)
Necessidades educativas especiais (NEE)
Pedagogias ativas e expressivas
Dança
Competências
Investigação-ação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_full Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_fullStr Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_full_unstemmed Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_sort Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
author Figueira, David
author_facet Figueira, David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, David
dc.subject.por.fl_str_mv Tango argentino
Dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)
Necessidades educativas especiais (NEE)
Pedagogias ativas e expressivas
Dança
Competências
Investigação-ação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tango argentino
Dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)
Necessidades educativas especiais (NEE)
Pedagogias ativas e expressivas
Dança
Competências
Investigação-ação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Com o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
2017-11-24T00:00:00Z
2019-05-14T18:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28482
TID:201811529
url http://hdl.handle.net/10400.26/28482
identifier_str_mv TID:201811529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916573659136