Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28482 |
Resumo: | Com o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional. |
id |
RCAP_cf45983f877d10bc3bab12eb3933e9f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28482 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimentalTango argentinoDificuldade intelectual e desenvolvimental (DID)Necessidades educativas especiais (NEE)Pedagogias ativas e expressivasDançaCompetênciasInvestigação-açãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional.Serrano, JorgeRepositório ComumFigueira, David2019-05-14T18:03:09Z2017-11-242017-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28482TID:201811529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.555701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
spellingShingle |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental Figueira, David Tango argentino Dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) Necessidades educativas especiais (NEE) Pedagogias ativas e expressivas Dança Competências Investigação-ação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_full |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_fullStr |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_full_unstemmed |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_sort |
Intervenção pedagógico-expressiva de tango argentino em pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
author |
Figueira, David |
author_facet |
Figueira, David |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrano, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tango argentino Dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) Necessidades educativas especiais (NEE) Pedagogias ativas e expressivas Dança Competências Investigação-ação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tango argentino Dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) Necessidades educativas especiais (NEE) Pedagogias ativas e expressivas Dança Competências Investigação-ação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com o presente projeto de Investigação-Ação pretendeu-se analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção de aprendizagem da dança Tango Argentino a um pequeno grupo de adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Dado o seu carácter pioneiro, este estudo é primeira tentativa de análise do papel do tango argentino – enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva e forma de Dança Inclusiva – para o desenvolvimento de competências específicas, nomeadamente, cognitivas, psicomotoras, expressivas, sociais e afetivo-emocionais. Para esta análise foram recolhidos dados através da observação não participante e entrevista aos participantes do programa. Foi ainda criada e aplicada uma grelha de competências específicas do Tango Argentino e utilizada uma gelha adaptada baseada na Escala de Comportamento Adaptativo – Versão Portuguesa de Santos e Morato. Este trabalho revelou comportamentos observados que mostram o desenvolvimento das competências específicas do Tango Argentino e competências transversais do perfil dos adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Estes dados fundam uma nova área de investigação e demonstram a utilidade do Tango Argentino enquanto Pedagogia Ativa e Expressiva. Deste trabalho emanam também algumas recomendações para futuros trabalhos de aplicação do Tango Argentino à população com Necessidades Educativas Especiais. Por último, visa ser um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aperfeiçoada e inovadora, centrada nas características únicas desta dança, que são: improviso a par, códigos de baile e comportamento social, ausência de passos ou coreografias e o foco do movimento ser centrado no estímulo musical e relacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 2017-11-24T00:00:00Z 2019-05-14T18:03:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28482 TID:201811529 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28482 |
identifier_str_mv |
TID:201811529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916573659136 |