A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glória, Ana Margarida Santos Freire
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1881
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_cf45ca8db81f76c2865cfb2264b9c220
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básicaatividade lúdicaprocesso de ensino-aprendizagemtransiçãocontinuidade educativaludic activityteaching-learning strategytransitioneducational continuityRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é uma memória reflexiva das atividades realizadas nos estágio ao longo de três semestres, em três contextos diferentes: Jardim de Infância, 1º Ciclo e Creche. Pretende refletir um percurso de aprendizagem e de construção pessoal e profissional, as suas dificuldades, progressos, questionamentos e evoluções. Apresenta-se igualmente um estudo cujo tema emergiu da prática pedagógica: o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. A partir da abordagem do significado e importância do lúdico no desenvolvimento infantil e nas aprendizagens, assim como dos conceitos de transição e continuidade educativa, com base na consulta de diferentes autores o presente estudo tem como objetivo geral compreender de que forma os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (anos iniciais) encaram o lúdico como estratégia de ensino aprendizagem e como mediador no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica. O estudo, qualitativo e de carácter exploratório, utiliza para a recolha de dados a técnica do inquérito por questionário. Conclui-se que há uma clara valorização das atividades lúdicas e a consciência por parte das professoras que fizeram parte da nossa amostra de que é uma estratégia a que se pode com vantagem recorrer no processo de transição do pré-escolar para o 1º CEB mas não permite verificar que a mesma seja implementada com regularidade e levada em consideração de forma consistente nas planificaçõesThe present report under the scope of the Masters degree in Pre-school Education and Teaching the 1st Cycle of Basic Education is a reflective memory of the activities carried out in internships over three semesters in three different contexts: Kindergarten, 1st Cycle and Nursery. Is intended to reflect a journey of learning and of personal and professional development, its difficulties, progress, questions and evolutions. It also presents a study which theme emerged from the pedagogical practice: the ludic as a teaching-learning strategy and as a transition process mediator from pre-school to basic education. From the approach of the meaning and importance of ludic in children development and learning, as well the concepts of transition and educational continuity, based on different authors examinations this study general objective is to understand how the 1st Cycle of Basic Education teachers (early years) face the ludic as a teaching-learning strategy and as a transition process mediator from pre-school to basic education. The study, qualitative and of exploratory nature, uses to collect data the technique of inquiry by questionnaire. It can be concluded that there is a clear appreciation of ludic activities and awareness of the teachers who were part of our sample that is a strategy that can advantageously be used in the transition process from pre-school to 1st CEB but not allow to verify that the same is implemented regularly and taken into account consistently in the planning.Sá, Maria TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGlória, Ana Margarida Santos Freire2017-08-24T14:40:10Z2015-02-062015-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1881TID:201160277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:10Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.458319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
title A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
spellingShingle A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
Glória, Ana Margarida Santos Freire
atividade lúdica
processo de ensino-aprendizagem
transição
continuidade educativa
ludic activity
teaching-learning strategy
transition
educational continuity
title_short A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
title_full A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
title_fullStr A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
title_full_unstemmed A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
title_sort A atividade lúdica como mediador de aprendizagem no processo de transição do pré-escolar para a escolaridade básica
author Glória, Ana Margarida Santos Freire
author_facet Glória, Ana Margarida Santos Freire
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Teresa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Glória, Ana Margarida Santos Freire
dc.subject.por.fl_str_mv atividade lúdica
processo de ensino-aprendizagem
transição
continuidade educativa
ludic activity
teaching-learning strategy
transition
educational continuity
topic atividade lúdica
processo de ensino-aprendizagem
transição
continuidade educativa
ludic activity
teaching-learning strategy
transition
educational continuity
description Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-06
2015-02-06T00:00:00Z
2017-08-24T14:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1881
TID:201160277
url http://hdl.handle.net/10400.15/1881
identifier_str_mv TID:201160277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030420037632