O desenvolvimento da capacidade da escrita em sala de aula: Definindo estratégias para a uniformização da avaliação da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sónia Margarida Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/147071
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, no ano letivo de 2020-2021. Neste relatório, faz-se uma reflexão sobre o ensino da escrita, partindo-se da questão de investigação ‘Como estabelecer um conjunto de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível a adequação da produção escrita dos alunos às marcas específicas de um género textual que lhes tenha sido solicitado?’. O desenvolvimento da capacidade da escrita é um aspeto de grande importância no processo de ensino-aprendizagem: a Escrita é um dos cinco domínios em que se organiza o programa de português do ensino secundário, a par da Educação Literária, da Leitura, da Oralidade e da Gramática. A escrita é um processo complexo, que envolve diferentes competências e que está sujeito às marcas específicas de géneros textuais, ainda que estes possam nem sempre estar definidos com suficiente precisão. A avaliação da escrita é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. A validação é um processo regulador do ensino, pelo que é essencial o estabelecimento de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível os textos produzidos pelos alunos. Tendo estes aspetos em conta, este relatório incidirá na identificação de regularidades (padrões) em corpora de textos de diferentes géneros, que resultam da produção escrita dos alunos, e que permitam não só auxiliá-los no desenvolvimento das suas capacidades de escrita, como também contribuam para a definição de critérios claros e precisos de correção de textos.
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