O desenvolvimento da capacidade da escrita em sala de aula: Definindo estratégias para a uniformização da avaliação da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/147071 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, no ano letivo de 2020-2021. Neste relatório, faz-se uma reflexão sobre o ensino da escrita, partindo-se da questão de investigação ‘Como estabelecer um conjunto de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível a adequação da produção escrita dos alunos às marcas específicas de um género textual que lhes tenha sido solicitado?’. O desenvolvimento da capacidade da escrita é um aspeto de grande importância no processo de ensino-aprendizagem: a Escrita é um dos cinco domínios em que se organiza o programa de português do ensino secundário, a par da Educação Literária, da Leitura, da Oralidade e da Gramática. A escrita é um processo complexo, que envolve diferentes competências e que está sujeito às marcas específicas de géneros textuais, ainda que estes possam nem sempre estar definidos com suficiente precisão. A avaliação da escrita é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. A validação é um processo regulador do ensino, pelo que é essencial o estabelecimento de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível os textos produzidos pelos alunos. Tendo estes aspetos em conta, este relatório incidirá na identificação de regularidades (padrões) em corpora de textos de diferentes géneros, que resultam da produção escrita dos alunos, e que permitam não só auxiliá-los no desenvolvimento das suas capacidades de escrita, como também contribuam para a definição de critérios claros e precisos de correção de textos. |
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O desenvolvimento da capacidade da escrita em sala de aula: Definindo estratégias para a uniformização da avaliação da escritaContemporaneidadeCrítica social literáriaEnsino de portuguêsEscritaGéneros textuaisRegularidadesCorporaAvaliaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, no ano letivo de 2020-2021. Neste relatório, faz-se uma reflexão sobre o ensino da escrita, partindo-se da questão de investigação ‘Como estabelecer um conjunto de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível a adequação da produção escrita dos alunos às marcas específicas de um género textual que lhes tenha sido solicitado?’. O desenvolvimento da capacidade da escrita é um aspeto de grande importância no processo de ensino-aprendizagem: a Escrita é um dos cinco domínios em que se organiza o programa de português do ensino secundário, a par da Educação Literária, da Leitura, da Oralidade e da Gramática. A escrita é um processo complexo, que envolve diferentes competências e que está sujeito às marcas específicas de géneros textuais, ainda que estes possam nem sempre estar definidos com suficiente precisão. A avaliação da escrita é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. A validação é um processo regulador do ensino, pelo que é essencial o estabelecimento de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível os textos produzidos pelos alunos. Tendo estes aspetos em conta, este relatório incidirá na identificação de regularidades (padrões) em corpora de textos de diferentes géneros, que resultam da produção escrita dos alunos, e que permitam não só auxiliá-los no desenvolvimento das suas capacidades de escrita, como também contribuam para a definição de critérios claros e precisos de correção de textos.This report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, which took place at Escola Secundária D. Dinis, Lisbon, during the academic year 2020-2021. In this report, we reflect on the teaching of writing, starting from the research question 'How to establish a set of consensual criteria that allow us to rigorously and reproducibly assess the adequacy of the students' written production to the specific marks of a textual genre that has been requested?’ The development of writing skills is a very important aspect of the teaching-learning process: Writing is one of the five domains that organize the Portuguese syllabus for secondary school, along with Literacy, Reading, Speaking and Grammar. Writing is a complex process involving different skills and is subject to the specific marks of textual genres, although these may not always be defined with sufficient precision. The assessment of writing is an integral part of the teaching-learning process. Assessment is a process that regulates teaching, so it is essential to establish consensual criteria that allow for a rigorous and reproducible evaluation of the texts produced by students. Taking these aspects into account, this report will focus on the identification of regularities (patterns) in corpora of texts of different genres, which result from the students' written production, and that allow not only to help them in the development of their writing skills, but also contribute to the definition of clear and precise criteria for correcting texts.Coutinho, Maria Antónia Diniz CaetanoRUNReis, Sónia Margarida Moreira2023-01-06T18:36:46Z2022-10-242022-06-252022-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147071TID:203087470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:05Zoai:run.unl.pt:10362/147071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:47.067892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, no ano letivo de 2020-2021. Neste relatório, faz-se uma reflexão sobre o ensino da escrita, partindo-se da questão de investigação ‘Como estabelecer um conjunto de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível a adequação da produção escrita dos alunos às marcas específicas de um género textual que lhes tenha sido solicitado?’. O desenvolvimento da capacidade da escrita é um aspeto de grande importância no processo de ensino-aprendizagem: a Escrita é um dos cinco domínios em que se organiza o programa de português do ensino secundário, a par da Educação Literária, da Leitura, da Oralidade e da Gramática. A escrita é um processo complexo, que envolve diferentes competências e que está sujeito às marcas específicas de géneros textuais, ainda que estes possam nem sempre estar definidos com suficiente precisão. A avaliação da escrita é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. A validação é um processo regulador do ensino, pelo que é essencial o estabelecimento de critérios consensuais que permitam avaliar com rigor e de forma reprodutível os textos produzidos pelos alunos. Tendo estes aspetos em conta, este relatório incidirá na identificação de regularidades (padrões) em corpora de textos de diferentes géneros, que resultam da produção escrita dos alunos, e que permitam não só auxiliá-los no desenvolvimento das suas capacidades de escrita, como também contribuam para a definição de critérios claros e precisos de correção de textos. |
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