Desenvolvimento da competência escrita: a escrita como processo de reinvestimento de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rafael Alexandre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26730
Resumo: A escrita ocupa um lugar de destaque na sociedade, uma vez que, através desta partilhamos e recebemos informações sobre os mais diversos assuntos. Esta é uma das formas de comunicação mais antigas entre o homem e os acontecimentos que se desenrolam no mundo. A escola tem o papel de assegurar aos alunos o acesso a uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo estratégias que promovam a competência da escrita, por modo a ultrapassar barreiras e resolver problemas com que os alunos se defrontam aquando da elaboração de um texto. Neste enquadramento, surge a presente investigação que procura aprofundar a temática “Desenvolvimento da competência escrita: a escrita como processo de reinvestimento de saberes”, dando resposta aos seguintes objetivos: (i) planificar atividades de escrita que desenvolvam a competência compositiva; (ii) desenvolver nos alunos a capacidade de gerar diferentes possibilidades para a construção do texto, (iii) desenvolver a prática da escrita enquanto processo de construção de saberes e (iv) promover o relacionamento de conteúdos interdisciplinares. O presente estudo seguiu uma linha de cariz qualitativo focada, num primeiro momento, na revisão da literatura através de uma recolha e análise de dados de artigos científicos, livros e trabalhos universitários. Em termos de prática pedagógica, os dados foram recolhidos através de observação participante, usando notas de campo, diário de bordo, registos fotográficos e as produções dos alunos. Pretendese ainda, de uma forma sintética, apresentar as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Estas experiências de ensino e aprendizagem foram sustentadas numa pedagogia ativa e participativa, na qual, os alunos assumiram o principal papel de agentes construtores da sua aprendizagem.
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