Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Marta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13234
Resumo: A presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem.
id RCAP_5faeeb90538143c4cfbe6b45e923e84f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino do 1º CEBPortuguêsEscritaCriatividadeEscrita CriativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem.Gomes, ElisabeteRepositório ComumBorges, Marta2016-04-20T10:38:48Z2016-03-162016-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13234TID:201124815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.594852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
Borges, Marta
Ensino do 1º CEB
Português
Escrita
Criatividade
Escrita Criativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Borges, Marta
author_facet Borges, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do 1º CEB
Português
Escrita
Criatividade
Escrita Criativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino do 1º CEB
Português
Escrita
Criatividade
Escrita Criativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-20T10:38:48Z
2016-03-16
2016-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13234
TID:201124815
url http://hdl.handle.net/10400.26/13234
identifier_str_mv TID:201124815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929162862592