Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13234 |
Resumo: | A presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_5faeeb90538143c4cfbe6b45e923e84f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino do 1º CEBPortuguêsEscritaCriatividadeEscrita CriativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem.Gomes, ElisabeteRepositório ComumBorges, Marta2016-04-20T10:38:48Z2016-03-162016-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13234TID:201124815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:23.594852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico Borges, Marta Ensino do 1º CEB Português Escrita Criatividade Escrita Criativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Borges, Marta |
author_facet |
Borges, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Elisabete Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do 1º CEB Português Escrita Criatividade Escrita Criativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino do 1º CEB Português Escrita Criatividade Escrita Criativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-20T10:38:48Z 2016-03-16 2016-03-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13234 TID:201124815 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13234 |
identifier_str_mv |
TID:201124815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929162862592 |