O impacto da inteligência emocional dos líderes na motivação e satisfação dos colaboradores : análise em contexto de teletrabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley, Raphaela Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30221
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
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Para dar resposta aos objetivos de investigação, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, onde foi aplicado um inquérito por questionário online a uma amostra de 315 inquiridos que se encontravam a exercer funções a partir de casa e testouse o modelo teórico com recurso aos programas SPSS (versão 29) e SmartPLS (versão 3). Os resultados obtidos revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes subgrupos da amostra. No que concerne à perceção de IE da liderança, esta registou médias significativamente mais baixas nas pequenas empresas (11-50 colaboradores), nos inquiridos que se encontravam em teletrabalho há menos de 1 mês e nos que intercalaram esta modalidade com o regime presencial. Ao nível da satisfação das NPB, as médias mais baixas observaram-se nos grupos de jovens entre os 18-25 anos, assim como nas funções desempenhadas por estagiários. Para a satisfação no trabalho, foram constatadas médias significativamente mais baixas nos estagiários, indivíduos sem filhos e nos respondentes cujo vínculo contratual tinha sido formalizado a termo. Finalmente, a partir da análise de um modelo de equações estruturais, verificou-se que a IE do líder está positivamente associada à satisfação das três necessidades psicológicas básicas e que estas, por sua vez, estão positivamente associadas à satisfação no trabalho. Verificou-se, ainda, que as necessidades psicológicas básicas têm um papel de mediação entre a IE do líder e a satisfação no trabalho, não existindo uma relação direta entre estas duas variáveis. O modelo analisado explica 48,6% da variância da satisfação no trabalho, 27,1% da NPB de autonomia, 9,3% da NPB de relacionamento e 4,5% da NPB de competência. Os resultados do estudo apresentam contribuições para a comunidade académica e para a prática organizacional em relação às estratégias a adotar ao nível da Gestão de Recursos Humanos (GRH) de modo a promover a satisfação organizacional.This Final Master's Thesis aims to analyze the impact of the leader's emotional intelligence (EI) on motivation – associated with the satisfaction of the basic psychological needs (BPN) of autonomy, competence and relationship – and on employee satisfaction in a teleworking context during the COVID-19 pandemic crisis. In order to meet the research objectives, a quantitative methodology was used, where an online questionnaire survey was applied to a sample of 315 respondents who were working from home. The theoretical model was tested using the SPSS (version 29) and SmartPLS (version 3) programmes. The results showed statistically significant differences between the different subgroups of the sample. Regarding the perception of leadership's EI, it registered significantly lower averages in small companies (11-50 employees), in respondents who had been teleworking for less than a month and in those who had interspersed this modality with face-to-face work. In terms of BPN satisfaction, the lowest averages were found among young people aged 18-25, as well as in trainees. In terms of job satisfaction, significantly lower averages were found among trainees, individuals without children and respondents whose contract had been formalized on a fixed-term basis. Finally, from the analysis of a structural equation model, it was found that the leader's EI is positively associated with the satisfaction of the three basic psychological needs and that these, in turn, are positively associated with job satisfaction. It was also found that the basic psychological needs play a mediating role between the leader's EI and job satisfaction, although there is no direct relationship between these two variables. The model analyzed explains 48,6% of the variance in job satisfaction, 27,1% in autonomy BPN, 9,3% in relationship BPN and 4,5% in competence BPN. The results of the study make contributions to the academic community and to organizational practice in relation to the strategies to be adopted in Human Resources Management (HRM) in order to promote organizational satisfaction.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, Maria EduardaRepositório da Universidade de LisboaWanderley, Raphaela Pereira2023-102023-10-01T00:00:00Z2024-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30221porWanderley, Raphaela Pereira (2023). “O impacto da inteligência emocional dos líderes na motivação e satisfação dos colaboradores : análise em contexto de teletrabalho”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:32:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:15.216543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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