Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento de rastreio de gaguez em crianças de idade pré-escolar: estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Isabel Garcia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33112
Resumo: Enquadramento: A gaguez é uma perturbação do neurodesenvolvimento, caracterizada pela presença de disfluências atípicas, por vezes, associadas a comportamentos secundários. Um instrumento de rastreio em crianças de idade pré-escolar, permite a identificação precoce de fatores de risco que aumentam a probabilidade de a gaguez persistir e, consequentemente, diminuir o impacto que esta pode ter na qualidade de vida da criança. Objetivos: Desenvolver e validar o conteúdo de um instrumento de rastreio de gaguez em idade pré-escolar. Métodos: A validação de conteúdo é dividida em duas fases: fase desenvolvimental e fase de julgamento-quantificação. A fase 1, corresponde à revisão da literatura. A fase 2, à realização do painel de peritos - método de reflexão falada – que permite calcular o índice de validade de conteúdo (IVC) e o grau de concordância. O instrumento foi aplicado à amostra composta por 25 crianças (idades compreendidas entre os 3 anos e 0 meses aos 5 anos e 11 meses), com o objetivo de determinar a linha de corte, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo. Resultados: Na fase 1 com base na literatura e análise de 11 instrumentos de rastreio, foram selecionados os fatores de risco e procedimentos de aplicação com maior relevância para o instrumento (e.g., antecedentes familiares, tipos de disfluência, temperamento da criança). Na fase 2 foi obtido um IVC global de 0,93 e um grau de concordância global de 81%. A linha de corte determinada foi de ≥3, com um nível de sensibilidade e especificidade de 100%. Conclusão: O instrumento desenvolvido é válido, sensível e específico para a identificação precoce de crianças com fatores risco de gaguez.
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