"Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilares, Ricardo Filipe
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15551
Resumo: Num período marcado pela preponderância do teatro lírico italiano, no contexto da prática e fruição da música erudita, surgem no Porto, no último quartel do século XIX, um conjunto de sociedades de concerto com o propósito de difundir o gosto pela música instrumental, considerada, por algumas personalidades da época, que ansiavam por uma renovação musical, esteticamente superior comparativamente à ópera. A música de câmara foi um dos géneros preferidos no cumprimento deste objetivo e Moreira de Sá uma figura incontornável na sua divulgação. A par da sua atividade enquanto violinista, maestro, pedagogo e musicógrafo, foi um importante agente cultural envolvido na fundação da Sociedade de Quartetos e da Sociedade de Música de Câmara, duas importantes agremiações que procuraram, ao longo da sua atividade, a difusão deste género musical, com o intuito de estabelecer uma tradição musical em falta e, em simultâneo, introduzir a música moderna no Porto.
id RCAP_cf6d14c33894106256e71e6f97aa4323
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no PortoMúsicaMúsica de câmara - Porto (Portugal)Num período marcado pela preponderância do teatro lírico italiano, no contexto da prática e fruição da música erudita, surgem no Porto, no último quartel do século XIX, um conjunto de sociedades de concerto com o propósito de difundir o gosto pela música instrumental, considerada, por algumas personalidades da época, que ansiavam por uma renovação musical, esteticamente superior comparativamente à ópera. A música de câmara foi um dos géneros preferidos no cumprimento deste objetivo e Moreira de Sá uma figura incontornável na sua divulgação. A par da sua atividade enquanto violinista, maestro, pedagogo e musicógrafo, foi um importante agente cultural envolvido na fundação da Sociedade de Quartetos e da Sociedade de Música de Câmara, duas importantes agremiações que procuraram, ao longo da sua atividade, a difusão deste género musical, com o intuito de estabelecer uma tradição musical em falta e, em simultâneo, introduzir a música moderna no Porto.In a period marked by the preponderance of the Italian Opera, in the context of the practice and enjoyment of classical music, appear in Porto, in the last quarter of the nineteenth century, a set of concert societies with the purpose of diffusing the taste for instrumental music, considered, by some personalities of the time, who longed for a musical renewal, aesthetically superior in comparison to the opera. Chamber music was one of the genres preferred in the fulfilment of this goal and Moreira de Sá an unavoidable figure in its disclosure. Alongside his activity as violinist, conductor, pedagogue and musicographer was an important cultural agent involved in the founding of the “Sociedade de Quartetos” and “Sociedade de Música de Câmara”, two important associations that tried, throughout its activity, the diffusion of this genre of music, in order to establish a musical tradition missing and at the same time introducing modern music in Porto.Universidade de Aveiro2016-05-03T11:34:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15551TID:201590786porVilares, Ricardo Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:29Zoai:ria.ua.pt:10773/15551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:46.145052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
title "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
spellingShingle "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
Vilares, Ricardo Filipe
Música
Música de câmara - Porto (Portugal)
title_short "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
title_full "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
title_fullStr "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
title_full_unstemmed "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
title_sort "Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
author Vilares, Ricardo Filipe
author_facet Vilares, Ricardo Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilares, Ricardo Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Música de câmara - Porto (Portugal)
topic Música
Música de câmara - Porto (Portugal)
description Num período marcado pela preponderância do teatro lírico italiano, no contexto da prática e fruição da música erudita, surgem no Porto, no último quartel do século XIX, um conjunto de sociedades de concerto com o propósito de difundir o gosto pela música instrumental, considerada, por algumas personalidades da época, que ansiavam por uma renovação musical, esteticamente superior comparativamente à ópera. A música de câmara foi um dos géneros preferidos no cumprimento deste objetivo e Moreira de Sá uma figura incontornável na sua divulgação. A par da sua atividade enquanto violinista, maestro, pedagogo e musicógrafo, foi um importante agente cultural envolvido na fundação da Sociedade de Quartetos e da Sociedade de Música de Câmara, duas importantes agremiações que procuraram, ao longo da sua atividade, a difusão deste género musical, com o intuito de estabelecer uma tradição musical em falta e, em simultâneo, introduzir a música moderna no Porto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-05-03T11:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15551
TID:201590786
url http://hdl.handle.net/10773/15551
identifier_str_mv TID:201590786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137557412315136