"Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15551 |
Resumo: | Num período marcado pela preponderância do teatro lírico italiano, no contexto da prática e fruição da música erudita, surgem no Porto, no último quartel do século XIX, um conjunto de sociedades de concerto com o propósito de difundir o gosto pela música instrumental, considerada, por algumas personalidades da época, que ansiavam por uma renovação musical, esteticamente superior comparativamente à ópera. A música de câmara foi um dos géneros preferidos no cumprimento deste objetivo e Moreira de Sá uma figura incontornável na sua divulgação. A par da sua atividade enquanto violinista, maestro, pedagogo e musicógrafo, foi um importante agente cultural envolvido na fundação da Sociedade de Quartetos e da Sociedade de Música de Câmara, duas importantes agremiações que procuraram, ao longo da sua atividade, a difusão deste género musical, com o intuito de estabelecer uma tradição musical em falta e, em simultâneo, introduzir a música moderna no Porto. |
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"Um sagrado enlevo": Moreira de Sá e o culto da música de câmara no PortoMúsicaMúsica de câmara - Porto (Portugal)Num período marcado pela preponderância do teatro lírico italiano, no contexto da prática e fruição da música erudita, surgem no Porto, no último quartel do século XIX, um conjunto de sociedades de concerto com o propósito de difundir o gosto pela música instrumental, considerada, por algumas personalidades da época, que ansiavam por uma renovação musical, esteticamente superior comparativamente à ópera. A música de câmara foi um dos géneros preferidos no cumprimento deste objetivo e Moreira de Sá uma figura incontornável na sua divulgação. A par da sua atividade enquanto violinista, maestro, pedagogo e musicógrafo, foi um importante agente cultural envolvido na fundação da Sociedade de Quartetos e da Sociedade de Música de Câmara, duas importantes agremiações que procuraram, ao longo da sua atividade, a difusão deste género musical, com o intuito de estabelecer uma tradição musical em falta e, em simultâneo, introduzir a música moderna no Porto.In a period marked by the preponderance of the Italian Opera, in the context of the practice and enjoyment of classical music, appear in Porto, in the last quarter of the nineteenth century, a set of concert societies with the purpose of diffusing the taste for instrumental music, considered, by some personalities of the time, who longed for a musical renewal, aesthetically superior in comparison to the opera. Chamber music was one of the genres preferred in the fulfilment of this goal and Moreira de Sá an unavoidable figure in its disclosure. Alongside his activity as violinist, conductor, pedagogue and musicographer was an important cultural agent involved in the founding of the “Sociedade de Quartetos” and “Sociedade de Música de Câmara”, two important associations that tried, throughout its activity, the diffusion of this genre of music, in order to establish a musical tradition missing and at the same time introducing modern music in Porto.Universidade de Aveiro2016-05-03T11:34:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15551TID:201590786porVilares, Ricardo Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:29Zoai:ria.ua.pt:10773/15551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:46.145052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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