As experiências de consumo em shopping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Catarina Félix
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14885
Resumo: O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação do Mestrado Marketing Management, pretende avaliar de que forma a experiência de consumo (hedónica e utilitária) num Outlet influencia as intenções comportamentais futuras dos clientes, no caso concreto do Designer Outlet Algarve (DOA). A revisão bibliográfica permitiu caracterizar o estado da arte relativamente ao marketing das experiências, as emoções, as dimensões hedónicas e utilitárias do consumo e caraterizar as intenções comportamentais futuras. O estudo empírico resultou na aplicação de um inquérito por questionário junto de uma amostra constituída por 271 visitantes do DOA. Os resultados permitiram constatar que a maioria dos visitantes do DOA que participaram no estudo são residentes na região que valorizam mais experiências utilitárias. Verificou-se ainda que os visitantes que se encontram de férias participam mais nas atividades hedónicas promovidas pelo DOA e tencionam incentivar o Outlet a amigos e familiares. As experiências emocionais positivas dos visitantes do Outlet permitiram identificaram o entretenimento, conforto e felicidade como as emoções positivas mais valorizadas durante a experiência de consumo. O estudo permitiu também encontrar 4 tipologias de emoções entre os respondentes - Amor e Romantismo, Felicidade e Entretenimento, Paixão e Nostalgia, e Alegria e Diversão. A pesquisa contribuiu para um melhor conhecimento das experiências de consumo em Shopping, podendo os resultados alcançados contribuir para a formulação e implementação de estratégias de marketing dirigidas para os clientes.
id RCAP_cf7716cb754bb1061148a64f862331a4
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As experiências de consumo em shoppingMarketing experiênciasEmoçõesDesigner outlet algarveDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação do Mestrado Marketing Management, pretende avaliar de que forma a experiência de consumo (hedónica e utilitária) num Outlet influencia as intenções comportamentais futuras dos clientes, no caso concreto do Designer Outlet Algarve (DOA). A revisão bibliográfica permitiu caracterizar o estado da arte relativamente ao marketing das experiências, as emoções, as dimensões hedónicas e utilitárias do consumo e caraterizar as intenções comportamentais futuras. O estudo empírico resultou na aplicação de um inquérito por questionário junto de uma amostra constituída por 271 visitantes do DOA. Os resultados permitiram constatar que a maioria dos visitantes do DOA que participaram no estudo são residentes na região que valorizam mais experiências utilitárias. Verificou-se ainda que os visitantes que se encontram de férias participam mais nas atividades hedónicas promovidas pelo DOA e tencionam incentivar o Outlet a amigos e familiares. As experiências emocionais positivas dos visitantes do Outlet permitiram identificaram o entretenimento, conforto e felicidade como as emoções positivas mais valorizadas durante a experiência de consumo. O estudo permitiu também encontrar 4 tipologias de emoções entre os respondentes - Amor e Romantismo, Felicidade e Entretenimento, Paixão e Nostalgia, e Alegria e Diversão. A pesquisa contribuiu para um melhor conhecimento das experiências de consumo em Shopping, podendo os resultados alcançados contribuir para a formulação e implementação de estratégias de marketing dirigidas para os clientes.The present research work, carried out under the Master of Marketing Management dissertation, aims to evaluate how the consumption experience (hedonic and utilitarian) in an Outlet influences the future behavioral intentions of customers, in the specific case of Designer Outlet Algarve (DOA). . The literature review allowed us to characterize the state of the art regarding the marketing of experiences, emotions, hedonic and utilitarian dimensions of consumption and to characterize future behavioral intentions. The empirical study resulted in the application of a questionnaire survey to a sample of 271 DOA visitors. The results show that the majority of DOA visitors who participated in the study are residents of the region that value the most utilitarian experiences. Visitors on holiday have also been found to participate more in hedonic activities promoted by DOA and and intend to encourage the Outlet to friends and family. Outlet visitors' positive emotional experiences allowed them to identify entertainment, comfort and hapiness as the most valued positive emotions during the consumer experience. The study also found 4 typologies of emotions among respondents - Love and Romanticism, Happiness and Entertainment, Passion and Nostalgia, and Joy and Fun. The research contributed to a better understanding of shopping experiences, and the results achieved can contribute to the formulation and implementation of marketing strategies aimed at customersMatos, NélsonGuerreiro, ManuelaSapientiaLopes, Catarina Félix2020-12-04T14:00:37Z2019-11-282019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14885TID:202533972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:50.050747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As experiências de consumo em shopping
title As experiências de consumo em shopping
spellingShingle As experiências de consumo em shopping
Lopes, Catarina Félix
Marketing experiências
Emoções
Designer outlet algarve
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short As experiências de consumo em shopping
title_full As experiências de consumo em shopping
title_fullStr As experiências de consumo em shopping
title_full_unstemmed As experiências de consumo em shopping
title_sort As experiências de consumo em shopping
author Lopes, Catarina Félix
author_facet Lopes, Catarina Félix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Nélson
Guerreiro, Manuela
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Catarina Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing experiências
Emoções
Designer outlet algarve
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Marketing experiências
Emoções
Designer outlet algarve
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação do Mestrado Marketing Management, pretende avaliar de que forma a experiência de consumo (hedónica e utilitária) num Outlet influencia as intenções comportamentais futuras dos clientes, no caso concreto do Designer Outlet Algarve (DOA). A revisão bibliográfica permitiu caracterizar o estado da arte relativamente ao marketing das experiências, as emoções, as dimensões hedónicas e utilitárias do consumo e caraterizar as intenções comportamentais futuras. O estudo empírico resultou na aplicação de um inquérito por questionário junto de uma amostra constituída por 271 visitantes do DOA. Os resultados permitiram constatar que a maioria dos visitantes do DOA que participaram no estudo são residentes na região que valorizam mais experiências utilitárias. Verificou-se ainda que os visitantes que se encontram de férias participam mais nas atividades hedónicas promovidas pelo DOA e tencionam incentivar o Outlet a amigos e familiares. As experiências emocionais positivas dos visitantes do Outlet permitiram identificaram o entretenimento, conforto e felicidade como as emoções positivas mais valorizadas durante a experiência de consumo. O estudo permitiu também encontrar 4 tipologias de emoções entre os respondentes - Amor e Romantismo, Felicidade e Entretenimento, Paixão e Nostalgia, e Alegria e Diversão. A pesquisa contribuiu para um melhor conhecimento das experiências de consumo em Shopping, podendo os resultados alcançados contribuir para a formulação e implementação de estratégias de marketing dirigidas para os clientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
2019-11-28T00:00:00Z
2020-12-04T14:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/14885
TID:202533972
url http://hdl.handle.net/10400.1/14885
identifier_str_mv TID:202533972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133298772934656