Model XL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diogo Quintão Robalo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22761
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Produto apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
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spelling Model XLVeículo pesado de mercadorias de condução autónomaDesign de produtoDesign de transportesVeículo pesado de mercadoriasCondução autónomaMobilidadeProduct designTransport designHeavy goods vehicleAutonomous drivindMobilityDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Produto apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.A mobilidade é algo que se torna vital e imprescindível numa sociedade. É possível integrar diversos conceitos de mobilidade e de tecnologia em equipamentos e/ou serviços. Atualmente, embora este tipo de conceitos sejam abordados de forma individual, procuram sempre melhorar a qualidade de vida do utilizador, e das pessoas que o rodeiam, e do próprio meio ambiente, sempre com o intuito de o tornar mais eficiente, eficaz e economicamente sustentável. No entanto, vigoram modos de produzir e utilizar os produtos sob estéticas e pressupostos pouco modernos e apelativos, quando comparados com outros de categoria equivalente, não correspondendo na totalidade às demandas e aos anseios de quem pretende usufruir. As sociedades abriram espaço para os veículos autónomos, considerados como o futuro do automóvel e da própria mobilidade, criando novos desafios para os construtores. Neste contexto e beneficiando da constante modernização e alteração do paradigma da mobilidade rodoviária, a presente investigação desenvolveu um veículo pesado para transporte de mercadorias e de condução autónoma com o intuito de otimizar o transporte de bens de consumo nas áreas interurbanas. Esta investigação recairá numa metodologia mista, não-intervencionista e intervencionista de caráter qualitativo. São utilizados métodos não intervencionistas aplicados no estado da arte e estudos de caso, e métodos intervencionistas, aplicados nas entrevistas e na investigação ativa, podendo corroborar as hipóteses levantadas e contribuir para um maior conhecimento nesta área de estudo.ABSTRACT: Mobility is something that becomes vital and essential in a society. It is possible to integrate several concepts of mobility and technology in equipment and / or services. Currently, although these types of concepts are addressed individually, they always seek to improve the quality of life of the user, and the people around him, and the environment itself, always with the aim of making it more efficient, effective and economically sustainable. However, there are ways to produce and use products under aesthetics and assumptations not very modern and appealing, when compared with others of an equivalent category, not fully meeting the demands and desires of those who want to enjoy them. Societies have opened up space for autonomous vehicles, considered as the future of the automobile and mobility itself, creating new challenges for manufacturers. In this context and benefiting from the constant modernization and alteration of the road mobility paradigm, the present investigation has developed a heavy vehicle for the transport of goods and autonomous driving in order to optimize the transport of consumer goods in the interurban areas. This investigation will fall on a mixed, non-interventionist and qualitative interventionist methodology. Non-interventionist methods applied in the state of the art and case studies are used, and interventionist methods, applied in interviews and active research, which can corroborate the hypotheses raised and contribute to greater knowledge in this area of study.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaCastro, Paulo Alexandre dos Santos deRepositório da Universidade de LisboaSantos, Diogo Quintão Robalo dos2021-12-17T11:51:54Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22761porSANTOS, Diogo Quintão Robalo dos - Model XL : veículo pesado de mercadorias de condução autónoma. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:06.202001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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