A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, André Folgado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108458
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_cfca574996da94e1e7f22585c15dfa8a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de HistóriaHistorical Evidence in Working with Written Sources in History ClassEvidência HistóricaFontes HistóricasDocumento EscritoEnsino de HistóriaHistorical EvidenceHistorical SourcesWritten DocumentHistory TeachingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe present study resulted from the Supervised Pedagogical Practice Internship that took place in the academic year 2020-2021 at Escola Básica e Secundária José Falcão in Miranda do Corvo. In it, an attempt was made to assess the development of Historical Evidence, based on the use of written sources in a 10th grade History A class. For this, a case study methodology was used involving students in carrying out tasks aimed at developing Historical Evidence from the analysis of primary and secondary historical sources. For the classification of results, the Historical Evidence Scale developed by Rosalyn Ashby, consisting of six levels, was applied.The development of Historical Evidence is extremely important as it allows students to build their knowledge based on a contextualized analysis of written documents, thus overcoming their valuation as mere means of disseminating information about the past, thus increasing, their proficiency in critically analyzing information. Understanding the context of production and the intentionality of a given text is a skill that will not only allow a better understanding of the historical process and the construction of History as a science but will also be important in the formation of informed, aware and less susceptible citizens. to the uncritical consumption of so-called fake news.The results obtained in this investigation did not fully allow us to answer the research question “Does the use of written sources contribute to better learning in History?”, but, following other works dedicated to the same theme, they leave important clues for those who want to continue research work on the use of written sources and on the development of Historical Evidence.O presente estudo resultou do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada que decorreu no ano letivo de 2020-2021 na Escola Básica e Secundária José Falcão em Miranda do Corvo. Nele procurou-se aferir o desenvolvimento da Evidência História, a partir da utilização de fontes escritas numa turma de História A de 10º ano. Para isso foi utilizada uma metodologia de estudo de caso envolvendo os discentes na realização de tarefas destinadas a desenvolver a Evidência Histórica a partir da análise de fontes históricas primarias e secundárias. Para a classificação de resultados foi aplicada a Escala de Evidência Histórica desenvolvida por Rosalyn Ashby, constituída por seis níveis.O desenvolvimento da Evidência Histórica reveste-se de extrema importância pois permite que os estudantes construam o seu conhecimento tendo por base uma análise contextualizada dos documentos escritos superando, desta forma, a sua valorização como meros meios veiculadores de informação sobre o passado, aumentando, assim, a sua proficiência na análise crítica de informação. Compreender o contexto de produção e a intencionalidade de determinado texto é uma valência que permitirá, não só, uma melhor compreensão do processo histórico e da construção da História enquanto ciência, mas será, também, importante na formação de cidadãos informados e conscientes e menos suscetíveis ao consumo acrítico das chamadas fake news.Os resultados obtidos, nesta investigação, não permitiram, de forma cabal, responder à questão de investigação “O uso de fontes escritas contribui para uma melhor aprendizagem em História?”, mas, no seguimento de outros trabalhos dedicados ao mesmo tema, deixam pistas importantes para quem pretende dar continuidade ao trabalho de investigação sobre a utilização de fontes escritas e sobre o desenvolvimento da Evidência Histórica.2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108458http://hdl.handle.net/10316/108458TID:203344430porRodrigues, André Folgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:06:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:45.281609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
Historical Evidence in Working with Written Sources in History Class
title A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
spellingShingle A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
Rodrigues, André Folgado
Evidência Histórica
Fontes Históricas
Documento Escrito
Ensino de História
Historical Evidence
Historical Sources
Written Document
History Teaching
title_short A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
title_full A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
title_fullStr A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
title_full_unstemmed A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
title_sort A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História
author Rodrigues, André Folgado
author_facet Rodrigues, André Folgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, André Folgado
dc.subject.por.fl_str_mv Evidência Histórica
Fontes Históricas
Documento Escrito
Ensino de História
Historical Evidence
Historical Sources
Written Document
History Teaching
topic Evidência Histórica
Fontes Históricas
Documento Escrito
Ensino de História
Historical Evidence
Historical Sources
Written Document
History Teaching
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108458
http://hdl.handle.net/10316/108458
TID:203344430
url http://hdl.handle.net/10316/108458
identifier_str_mv TID:203344430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134131312918528