Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tiago André Esteves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5589
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
id RCAP_cfcc5911da5b2c288168a41acec85b9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor CyclingFitnessComportamentoInstrutoresComportamento pedagógicoFitnessBehaviorInstructorsPedagogical behaviorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.Com a realização do presente estudo pretende-se analisar os comportamentos observados de condução de sessão e, especificamente da instrução, em duas modalidades de grupo de fitness diferentes, nomeadamente Body Pump® e Indoor Cycling, e desta forma, conseguir formar um perfil de comportamentos dos instrutores das respetivas aulas. A amostra deste estudo é constituída por 4 instrutores de Body Pump® e 4 de Indoor Cycling, sendo que, foi observada uma aula de cada um dos instrutores das respetivas modalidades. Observaram-se e analisaram-se os comportamentos pedagógicos através do visionamento das filmagens das aulas, com auxílio de 2 sistemas de observação: um sistema de análise sequencial e um plano de observação multidimensional. O primeiro para conhecer os comportamentos utilizados pelos instrutores (PROF./ULg adaptado por Petrica 1997, 2003) para conduzirem as suas aulas, composto por 6 dimensões. O segundo para analisar, mais aprofundadamente, a instrução – análise multidimensional da instrução, proveniente de uma junção de várias dimensões de 3 sistemas de observação diferentes provenientes do ensino (Carreiro da Costa, 1988; Sena Lino, 1998; Petrica, 1997, 2003). Estudaram-se, desta forma, os seguintes comportamentos de condução de sessão: Instrução, Observação, Organização, Afetividade, Interações Verbais e Outros Comportamentos. Por outro lado, as dimensões utilizadas no Sistema de Observação Multidimensional da Instrução foram: Objetivo, Tipo, Finalidade, Forma e Direção. Relativamente aos resultados, obtiveram-se diferenças significativas nos comportamentos: Organização (respetivamente à sua duração nas aulas) e Afetividade e Organização (respetivamente à sua frequência nas aulas). Porém, na análise multidimensional da Instrução não foram verificadas diferenças significativas em nenhuma categoria, contudo com médias percentuais de duração e frequência diferentes em muitas dimensões.With the accomplishment of the present study we intend to analyze the behaviors observed of conduction of session and, specifically of the instruction, in two modalities of different fitness group, namely, Body Pump® and Indoor Cycling, and in this way, to be able to form a profile of behaviors of the instructors in their classes. The sample of this study consists of 4 instructors of Body Pump® and 4 of Indoor Cycling who were observed to class of each one of the instructors of the respective modalities. The pedagogical behaviors were observed and analyzed through the visualization of the filming of the classes, with the help of 2 observation systems: 1 sequential analysis system and 1 multidimensional observation plane. The first one to know the behaviors used by instructors (PROF./ULg adapted by Petrica 1997, 2003) to conduct their classes, composed of 6 dimensions. The last one to analyze, more in depth, the instruction - multidimensional analysis of the instruction, coming from the junction of several dimensions of 3 different systems of observation coming from the teaching (Carreiro da Costa, 1988; Petrica, 1997, 2003). The following behaviors of conduction of session were studied: Instruction, Observation, Organization, Affectivity, Verbal Interactions and Other Behaviors. On the other hand, the dimensions used in the Multidimensional Observation System of Instruction were: Objective, Type, Purpose, Form and Direction. Regarding the results, there were significant differences in behaviors: Organization (as regards their duration in class) and Affectivity and Organization (in relation to their attendance in class). However, in the multidimensional analysis of the Instruction, no significant differences were found in any category, however with different percentage averages of duration and frequency in many dimensions.Petrica, João Manuel Patrício DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, Tiago André Esteves2017-07-17T10:42:54Z2017-052017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5589TID:201718502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:56Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:21.531004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
title Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
spellingShingle Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
Rodrigues, Tiago André Esteves
Fitness
Comportamento
Instrutores
Comportamento pedagógico
Fitness
Behavior
Instructors
Pedagogical behavior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
title_full Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
title_fullStr Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
title_full_unstemmed Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
title_sort Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
author Rodrigues, Tiago André Esteves
author_facet Rodrigues, Tiago André Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrica, João Manuel Patrício Duarte
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tiago André Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Fitness
Comportamento
Instrutores
Comportamento pedagógico
Fitness
Behavior
Instructors
Pedagogical behavior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Fitness
Comportamento
Instrutores
Comportamento pedagógico
Fitness
Behavior
Instructors
Pedagogical behavior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17T10:42:54Z
2017-05
2017-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5589
TID:201718502
url http://hdl.handle.net/10400.11/5589
identifier_str_mv TID:201718502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130824249966592