Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5589 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física. |
id |
RCAP_cfcc5911da5b2c288168a41acec85b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5589 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor CyclingFitnessComportamentoInstrutoresComportamento pedagógicoFitnessBehaviorInstructorsPedagogical behaviorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.Com a realização do presente estudo pretende-se analisar os comportamentos observados de condução de sessão e, especificamente da instrução, em duas modalidades de grupo de fitness diferentes, nomeadamente Body Pump® e Indoor Cycling, e desta forma, conseguir formar um perfil de comportamentos dos instrutores das respetivas aulas. A amostra deste estudo é constituída por 4 instrutores de Body Pump® e 4 de Indoor Cycling, sendo que, foi observada uma aula de cada um dos instrutores das respetivas modalidades. Observaram-se e analisaram-se os comportamentos pedagógicos através do visionamento das filmagens das aulas, com auxílio de 2 sistemas de observação: um sistema de análise sequencial e um plano de observação multidimensional. O primeiro para conhecer os comportamentos utilizados pelos instrutores (PROF./ULg adaptado por Petrica 1997, 2003) para conduzirem as suas aulas, composto por 6 dimensões. O segundo para analisar, mais aprofundadamente, a instrução – análise multidimensional da instrução, proveniente de uma junção de várias dimensões de 3 sistemas de observação diferentes provenientes do ensino (Carreiro da Costa, 1988; Sena Lino, 1998; Petrica, 1997, 2003). Estudaram-se, desta forma, os seguintes comportamentos de condução de sessão: Instrução, Observação, Organização, Afetividade, Interações Verbais e Outros Comportamentos. Por outro lado, as dimensões utilizadas no Sistema de Observação Multidimensional da Instrução foram: Objetivo, Tipo, Finalidade, Forma e Direção. Relativamente aos resultados, obtiveram-se diferenças significativas nos comportamentos: Organização (respetivamente à sua duração nas aulas) e Afetividade e Organização (respetivamente à sua frequência nas aulas). Porém, na análise multidimensional da Instrução não foram verificadas diferenças significativas em nenhuma categoria, contudo com médias percentuais de duração e frequência diferentes em muitas dimensões.With the accomplishment of the present study we intend to analyze the behaviors observed of conduction of session and, specifically of the instruction, in two modalities of different fitness group, namely, Body Pump® and Indoor Cycling, and in this way, to be able to form a profile of behaviors of the instructors in their classes. The sample of this study consists of 4 instructors of Body Pump® and 4 of Indoor Cycling who were observed to class of each one of the instructors of the respective modalities. The pedagogical behaviors were observed and analyzed through the visualization of the filming of the classes, with the help of 2 observation systems: 1 sequential analysis system and 1 multidimensional observation plane. The first one to know the behaviors used by instructors (PROF./ULg adapted by Petrica 1997, 2003) to conduct their classes, composed of 6 dimensions. The last one to analyze, more in depth, the instruction - multidimensional analysis of the instruction, coming from the junction of several dimensions of 3 different systems of observation coming from the teaching (Carreiro da Costa, 1988; Petrica, 1997, 2003). The following behaviors of conduction of session were studied: Instruction, Observation, Organization, Affectivity, Verbal Interactions and Other Behaviors. On the other hand, the dimensions used in the Multidimensional Observation System of Instruction were: Objective, Type, Purpose, Form and Direction. Regarding the results, there were significant differences in behaviors: Organization (as regards their duration in class) and Affectivity and Organization (in relation to their attendance in class). However, in the multidimensional analysis of the Instruction, no significant differences were found in any category, however with different percentage averages of duration and frequency in many dimensions.Petrica, João Manuel Patrício DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, Tiago André Esteves2017-07-17T10:42:54Z2017-052017-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5589TID:201718502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:56Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:21.531004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
title |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
spellingShingle |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling Rodrigues, Tiago André Esteves Fitness Comportamento Instrutores Comportamento pedagógico Fitness Behavior Instructors Pedagogical behavior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
title_full |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
title_fullStr |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
title_full_unstemmed |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
title_sort |
Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling |
author |
Rodrigues, Tiago André Esteves |
author_facet |
Rodrigues, Tiago André Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrica, João Manuel Patrício Duarte Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tiago André Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fitness Comportamento Instrutores Comportamento pedagógico Fitness Behavior Instructors Pedagogical behavior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Fitness Comportamento Instrutores Comportamento pedagógico Fitness Behavior Instructors Pedagogical behavior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17T10:42:54Z 2017-05 2017-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5589 TID:201718502 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5589 |
identifier_str_mv |
TID:201718502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130824249966592 |