A identidade da marca Visobel Itallique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Isabel Araujo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5129
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
id RCAP_cfd6ec3734b863df02ce536433ad538d
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A identidade da marca Visobel ItalliqueMarketingMarcaIdentidade da marcaImagem da marcaBrandBrand identityBrand imageDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências EmpresariaisA presente pesquisa teve como objetivo conhecer os elementos que caracterizam a identidade da marca Visobel Itallique na relação produto, empresa e mercado. Para responder a este objetivo foi aplicado o modelo de escopo dos autores clássicos Aaker, Kapferer e Keller. Estes modelos procuram avaliar as características, os benefícios, as associações e as distinções de uma marca. Essa análise fornece detalhes para a identificação da identidade da marca e permite a empresa que a representa conhecer a sua influência na relação com o mercado. São muitos os benefícios que a empresa pode utilizar com esses conhecimentos, pois a utilização adequada da imagem de uma marca contribui de forma expressiva para fidelização do público-alvo bem como permite a empresa a distinção de maneira positiva frente à concorrência. Por se tratar de um mercado muito competitivo, a Visobel Itallique deve se preocupar em saber como posicionar sua marca, como manter um relacionamento eficiente com os canais de distribuição visando fortalecê-la perante o mercado consumidor. A pesquisa desenvolvida nesta dissertação tem natureza qualitativa, com abordagem descritiva. A unidade de observação foi composta pela direção da empresa, pelos canais de distribuição e pelos profissionais da área da beleza (cabeleireiros). Como procedimento de coleta de dados a pesquisa contou com duas fases: elaboração e aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Nas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos questionários as perguntas foram pertinentes aos modelos das proposições teóricas utilizadas, tais como: características, atributos, benefícios, associações, distinções, percepção da lealdade do público-alvo bem como informações relacionadas à estrutura da empresa, sua forma de relacionamento com os canais de distribuição e seus procedimentos para divulgação e fortalecimento da marca. O método de análise utilizado neste trabalho foi complementado com a análise de conteúdo para analisar os discursos orais e escritos dos pesquisados. O resultado alcançado foi a construção do diagnóstico da identidade da marca Visobel Itallique conforme modelos propostos na pesquisa.This research aims to know the characteristics of the identity of Visobel Itallique mark on output ratio, company and market. To meet this goal we applied the scope model of classical authors Aaker, Kapferer and Keller. These models seek to evaluate the features, benefits, associations and distinctions of a brand. This analysis provides details for the identification of the brand identity and enables the company to know its influence in relation to the market. There are many benefits that the company can use with this knowledge, as the proper use of the image of a brand contributes significantly to audience loyalty and allows the company to be distinguish positively from the competition. Because it is a very competitive market, Visobel Itallique should bother to learn how to position its brand, how to maintain effective relationships with distribution channels in order to strengthen it in the consumer market. The research developed in this thesis is qualitative with a descriptive approach. The observation unit was composed by company management, the distribution channels and the hairdressers. At the data collection procedure, the research involved two phases: development and implementation of data collection instruments. In semi-structured interviews and questionnaires, the questions were relevant to models of theoretical propositions used such as: characteristics, attributes, benefits, associations, distinctions, perceived target audience loyalty as well as information related to the company's structure, its relationships with distribution channels and procedures for disclosure and strengthening the brand. The analysis method used in this work was complemented with content analysis to analyze the oral and written discourse of respondents. The result achieved was the construction of the diagnosis of the identity of Visobel Itallique mark as proposed models in the survey.[s.n.]Gaio, SofiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Maria Isabel Araujo2017-07-28T00:30:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5129202442276pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:28ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A identidade da marca Visobel Itallique
title A identidade da marca Visobel Itallique
spellingShingle A identidade da marca Visobel Itallique
Gomes, Maria Isabel Araujo
Marketing
Marca
Identidade da marca
Imagem da marca
Brand
Brand identity
Brand image
title_short A identidade da marca Visobel Itallique
title_full A identidade da marca Visobel Itallique
title_fullStr A identidade da marca Visobel Itallique
title_full_unstemmed A identidade da marca Visobel Itallique
title_sort A identidade da marca Visobel Itallique
author Gomes, Maria Isabel Araujo
author_facet Gomes, Maria Isabel Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaio, Sofia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Isabel Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marca
Identidade da marca
Imagem da marca
Brand
Brand identity
Brand image
topic Marketing
Marca
Identidade da marca
Imagem da marca
Brand
Brand identity
Brand image
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2017-07-28T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5129
202442276
url http://hdl.handle.net/10284/5129
identifier_str_mv 202442276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301397779251201