A identidade da marca Visobel Itallique
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5129 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais |
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A identidade da marca Visobel ItalliqueMarketingMarcaIdentidade da marcaImagem da marcaBrandBrand identityBrand imageDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências EmpresariaisA presente pesquisa teve como objetivo conhecer os elementos que caracterizam a identidade da marca Visobel Itallique na relação produto, empresa e mercado. Para responder a este objetivo foi aplicado o modelo de escopo dos autores clássicos Aaker, Kapferer e Keller. Estes modelos procuram avaliar as características, os benefícios, as associações e as distinções de uma marca. Essa análise fornece detalhes para a identificação da identidade da marca e permite a empresa que a representa conhecer a sua influência na relação com o mercado. São muitos os benefícios que a empresa pode utilizar com esses conhecimentos, pois a utilização adequada da imagem de uma marca contribui de forma expressiva para fidelização do público-alvo bem como permite a empresa a distinção de maneira positiva frente à concorrência. Por se tratar de um mercado muito competitivo, a Visobel Itallique deve se preocupar em saber como posicionar sua marca, como manter um relacionamento eficiente com os canais de distribuição visando fortalecê-la perante o mercado consumidor. A pesquisa desenvolvida nesta dissertação tem natureza qualitativa, com abordagem descritiva. A unidade de observação foi composta pela direção da empresa, pelos canais de distribuição e pelos profissionais da área da beleza (cabeleireiros). Como procedimento de coleta de dados a pesquisa contou com duas fases: elaboração e aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Nas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos questionários as perguntas foram pertinentes aos modelos das proposições teóricas utilizadas, tais como: características, atributos, benefícios, associações, distinções, percepção da lealdade do público-alvo bem como informações relacionadas à estrutura da empresa, sua forma de relacionamento com os canais de distribuição e seus procedimentos para divulgação e fortalecimento da marca. O método de análise utilizado neste trabalho foi complementado com a análise de conteúdo para analisar os discursos orais e escritos dos pesquisados. O resultado alcançado foi a construção do diagnóstico da identidade da marca Visobel Itallique conforme modelos propostos na pesquisa.This research aims to know the characteristics of the identity of Visobel Itallique mark on output ratio, company and market. To meet this goal we applied the scope model of classical authors Aaker, Kapferer and Keller. These models seek to evaluate the features, benefits, associations and distinctions of a brand. This analysis provides details for the identification of the brand identity and enables the company to know its influence in relation to the market. There are many benefits that the company can use with this knowledge, as the proper use of the image of a brand contributes significantly to audience loyalty and allows the company to be distinguish positively from the competition. Because it is a very competitive market, Visobel Itallique should bother to learn how to position its brand, how to maintain effective relationships with distribution channels in order to strengthen it in the consumer market. The research developed in this thesis is qualitative with a descriptive approach. The observation unit was composed by company management, the distribution channels and the hairdressers. At the data collection procedure, the research involved two phases: development and implementation of data collection instruments. In semi-structured interviews and questionnaires, the questions were relevant to models of theoretical propositions used such as: characteristics, attributes, benefits, associations, distinctions, perceived target audience loyalty as well as information related to the company's structure, its relationships with distribution channels and procedures for disclosure and strengthening the brand. The analysis method used in this work was complemented with content analysis to analyze the oral and written discourse of respondents. The result achieved was the construction of the diagnosis of the identity of Visobel Itallique mark as proposed models in the survey.[s.n.]Gaio, SofiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Maria Isabel Araujo2017-07-28T00:30:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5129202442276pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:28Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:57.627477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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