Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo, Fernandes, Dario, Dias, Anelise Silva, Oliveira, Sandra, Bustamante, Maria, Batista, Ana, Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro, Monteiro, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/29930
Resumo: Este estudo objetivou comparar as duas versões da Escala de Competência de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universitários de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precisão obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a de 19, indicando um alto nível de precisão para ambas. Ao ajustar os dados ao modelo Rasch, o erro médio da medida dos itens foi de 0.11 (DP = 0.02). As médias do infit dos itens foram de 1,00 (DP = 0.18) para a escala com 54 itens e de 1.01 (DP = 0.20) para a de 19 itens, e o valor médio do outfit foi de 1,02 (DP = 0.41). A dificuldade dos itens foi semelhante nas duas escalas. Constatou-se que a escala de 19 itens apresentou melhor ajuste, pois diminuíram os itens que estavam desajustados , tanto na quantidade como no valor.
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spelling Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileirosComparative analysis of full and reduced versions of Competence Scale Study using Rasch with brazilian college studentsCompetência de estudoAvaliação psicológicaTeoria de Resposta ao ItemStudy skillsPsychological assessmentItem Response TheoryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::PsicologiaEste estudo objetivou comparar as duas versões da Escala de Competência de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universitários de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precisão obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a de 19, indicando um alto nível de precisão para ambas. Ao ajustar os dados ao modelo Rasch, o erro médio da medida dos itens foi de 0.11 (DP = 0.02). As médias do infit dos itens foram de 1,00 (DP = 0.18) para a escala com 54 itens e de 1.01 (DP = 0.20) para a de 19 itens, e o valor médio do outfit foi de 1,02 (DP = 0.41). A dificuldade dos itens foi semelhante nas duas escalas. Constatou-se que a escala de 19 itens apresentou melhor ajuste, pois diminuíram os itens que estavam desajustados , tanto na quantidade como no valor.The aim of this study was to compare the original version of Escala de Competência de Estudo – ECE (C&T), with the reduced one by using the Item Response Theory. A sample of 126 college students, male and female, between 17 and 48 years old (M = 24.65, SD = 6.54) answered the test. The precision coefficients obtained were .91 for the original scale and .90 for the reduced one, indicating a good level of precision for both. The scale’s adjustment to the Rasch Model was analyzed, resulting an average error of 0.11 (SD = 0.02). The scale with 54 items presents an item’s infit mean of 1.00 (SD = .18), and the reduced scale presents an item’s infit mean of 1.01 (SD = .20), and the outfit’s mean value is 1,02 (SD = 0.41). The difficulty of the items was similar in the two scales. The results presented a better adjustment for the reduced scale, seeing that there were less misfit items, in terms of quantity and value.Universidade do MinhoUniversidade de BrasíliaUniversidade de São FranciscoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade do Vale do SapucaíUniversidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Joly, Maria Cristina Rodrigues AzevedoFernandes, DarioDias, Anelise SilvaOliveira, SandraBustamante, MariaBatista, AnaAraújo, Alexandra Maria Dantas de CastroMonteiro, Sílvia2014-03-212014-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/29930por1138-1663http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/20/6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:27:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:09.574659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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