Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Maria Diego Lisboa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2589
Resumo: Dissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_cfdbb597549f7af81e89825a0fd13395
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básicoProfessoresAvaliaçãoMétodo de avaliaçãoAprendizagemEvaluation of learningFormative assessment and regulatory evaluation practicesSelf-assessmentAssessment criteriaDissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaA avaliação é uma questão complexa, em permanente discussão e geradora de muitas dúvidas e constrangimentos. Apesar de ser um elemento integrante e regulador das práticas pedagógicas dos professores, tem também a função de certificação das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas pelos alunos. Sabemos que a realização de trabalhos de investigação sobre avaliação tem vindo a aumentar sendo que este interesse pela investigação em avaliação poderá resultar da progressiva consciencialização da importância do papel da avaliação, na melhoria das aprendizagens dos alunos. Esta dissertação é o resultado de um estudo empírico que consiste em compreender de que modo um grupo de quatrocentos e quatro professores do ensino básico percecionam a avaliação das aprendizagens e a concretizam na sua prática quotidiana. Para o efeito construímos um inquérito por questionário, usando o formato de escala tipo Lickert. Nesta escala, apresentam-se vários itens em relação a diferentes aspetos da avaliação das aprendizagens e o grau de concordância ou discordância é medido através de quatro tipos de respostas (discordo totalmente, discordo em parte, concordo em parte e concordo totalmente). A aplicação deste questionário e posterior tratamento dos dados permitiu-nos compreender as conceções e práticas avaliativas deste grupo de professores. Os resultados desta investigação sugerem que as conceções e práticas avaliativas se associaram ainda muito à certificação das aprendizagens, servindo prioritariamente ao professor apesar de transparecer alguma valorização e familiarização com a auto-avaliação, com o feedback e o erro. Tais resultados, longe de serem conclusivos, clarificam no entanto, a nossa compreensão a respeito da conceção e práticas dos docentes sobre a avaliação das aprendizagens, fornecendo um conjunto de informações muito pertinente, tanto do ponto de vista da reflexão teórica, como da prática pedagógica. Estes resultados permitem-nos refletir sobre a pertinência e urgência de contemplar a temática “avaliação das aprendizagens” na futura formação inicial e contínua de professores. Também é nossa convicção que este estudo contribuirá certamente para futuras investigações nesta área do conhecimento.Evaluation is a complex issue in a permanent discussion and generating many questions and constraints. Despite being an integral element which regulates the pedagogical practices of teachers, it also has the function of certification of learning undertaken and skills developed by the students. We know that research on assessment has been carried out and also increasing and this interest in research evaluation may result in the gradual awareness of the importance of the role of assessment in improving students learning. This dissertation is the result of an empirical study which consistsin understanding how a group of four hundred and four elementary school teachers percecionam learning assessment and howthey materialize it in their daily practice. For this purpose we did a questionnaire survey, using Lickert type scale format. On this scale, we present various items in relation to different aspects of learning assessment and the degree of agreement or disagreement is measured through four types of responses (strongly disagree, disagree partly, partly agree and strongly agree). The application of this questionnaire and subsequent treatment of the data allowed us to understand the conceptions and evaluation practices of this group of teachers. The results of this investigation suggest that the conceptions and evaluation practices are still very much associated with the certification of learning, serving primarily the teacher although it indicates some appreciation and familiarization with self-assessment, with feedback and error. Such results are far from conclusive, however they clarify our understanding about the conception and practice of teachers on evaluation of learning by providing a set of very relevant information, both from the point of view of theoretical reflection, as well as pedagogic practice . These results allow us to reflect on the relevance and urgency to contemplate the topic "learning assessment" in future initial and continuous training of teachers. It is also our belief that this study will certainly help future research in this area of knowledge.Amante, LúciaRepositório AbertoMartins, Ana Maria Diego Lisboa2013-07-09T10:06:50Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2589TID:201649853porMartins, Ana Maria Diego Lisboa - Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 125 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:02.901771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
title Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
spellingShingle Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
Martins, Ana Maria Diego Lisboa
Professores
Avaliação
Método de avaliação
Aprendizagem
Evaluation of learning
Formative assessment and regulatory evaluation practices
Self-assessment
Assessment criteria
title_short Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
title_full Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
title_fullStr Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
title_full_unstemmed Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
title_sort Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico
author Martins, Ana Maria Diego Lisboa
author_facet Martins, Ana Maria Diego Lisboa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amante, Lúcia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Maria Diego Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Avaliação
Método de avaliação
Aprendizagem
Evaluation of learning
Formative assessment and regulatory evaluation practices
Self-assessment
Assessment criteria
topic Professores
Avaliação
Método de avaliação
Aprendizagem
Evaluation of learning
Formative assessment and regulatory evaluation practices
Self-assessment
Assessment criteria
description Dissertação de Mestardo em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-09T10:06:50Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2589
TID:201649853
url http://hdl.handle.net/10400.2/2589
identifier_str_mv TID:201649853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Ana Maria Diego Lisboa - Conceções e práticas avaliativas de professores do ensino básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 125 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135008829472768