A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Penteado, Miriam Godoy, Richit, Andriceli, Mariano, Carla Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743
Resumo: Este texto apresenta algumas reflexões sobre processos formativos virtuais de professores que ensinam Matemática aliadas a pesquisas que abordam esta temática. Assim, mediante experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de cursos online, discutimos aspectos como a colaboração na virtualidade, a qual contribui com resultados mais efetivos na aprendizagem compartilhada e reduz o potencial de isolamento do aluno/ professor que pode ocorrer em ambientes virtuais. Ao aprender juntos em uma comunidade virtual os alunos/professores têm a oportunidade de transpor e aprofundar suas experiências de aprendizagem, vivenciar novas ideias compartilhando-as com o grupo e receber retorno crítico e construtivo. Além disso, a virtualidade, constituída pelo ambiente dos cursos online, propicia espaços formativos de professores que ensinam Matemática, no qual a colaboração emerge como um fator essencial para a construção de significados e compartilhamentos de experiências sobre a prática docente. Palavras-chave: Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.
id UNESP-14_bb7fffce83f1f29a120287dcfdd11257
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5743
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuaisProcessos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.Este texto apresenta algumas reflexões sobre processos formativos virtuais de professores que ensinam Matemática aliadas a pesquisas que abordam esta temática. Assim, mediante experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de cursos online, discutimos aspectos como a colaboração na virtualidade, a qual contribui com resultados mais efetivos na aprendizagem compartilhada e reduz o potencial de isolamento do aluno/ professor que pode ocorrer em ambientes virtuais. Ao aprender juntos em uma comunidade virtual os alunos/professores têm a oportunidade de transpor e aprofundar suas experiências de aprendizagem, vivenciar novas ideias compartilhando-as com o grupo e receber retorno crítico e construtivo. Além disso, a virtualidade, constituída pelo ambiente dos cursos online, propicia espaços formativos de professores que ensinam Matemática, no qual a colaboração emerge como um fator essencial para a construção de significados e compartilhamentos de experiências sobre a prática docente. Palavras-chave: Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 173 - 1861980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743/4629Miskulin, Rosana Giaretta SguerraPenteado, Miriam GodoyRichit, AndriceliMariano, Carla Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5743Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
title A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
spellingShingle A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.
title_short A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
title_full A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
title_fullStr A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
title_full_unstemmed A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
title_sort A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
author Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
author_facet Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Penteado, Miriam Godoy
Richit, Andriceli
Mariano, Carla Regina
author_role author
author2 Penteado, Miriam Godoy
Richit, Andriceli
Mariano, Carla Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Penteado, Miriam Godoy
Richit, Andriceli
Mariano, Carla Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.
topic Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.
description Este texto apresenta algumas reflexões sobre processos formativos virtuais de professores que ensinam Matemática aliadas a pesquisas que abordam esta temática. Assim, mediante experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de cursos online, discutimos aspectos como a colaboração na virtualidade, a qual contribui com resultados mais efetivos na aprendizagem compartilhada e reduz o potencial de isolamento do aluno/ professor que pode ocorrer em ambientes virtuais. Ao aprender juntos em uma comunidade virtual os alunos/professores têm a oportunidade de transpor e aprofundar suas experiências de aprendizagem, vivenciar novas ideias compartilhando-as com o grupo e receber retorno crítico e construtivo. Além disso, a virtualidade, constituída pelo ambiente dos cursos online, propicia espaços formativos de professores que ensinam Matemática, no qual a colaboração emerge como um fator essencial para a construção de significados e compartilhamentos de experiências sobre a prática docente. Palavras-chave: Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743/4629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 173 - 186
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874327543808