A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743 |
Resumo: | Este texto apresenta algumas reflexões sobre processos formativos virtuais de professores que ensinam Matemática aliadas a pesquisas que abordam esta temática. Assim, mediante experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de cursos online, discutimos aspectos como a colaboração na virtualidade, a qual contribui com resultados mais efetivos na aprendizagem compartilhada e reduz o potencial de isolamento do aluno/ professor que pode ocorrer em ambientes virtuais. Ao aprender juntos em uma comunidade virtual os alunos/professores têm a oportunidade de transpor e aprofundar suas experiências de aprendizagem, vivenciar novas ideias compartilhando-as com o grupo e receber retorno crítico e construtivo. Além disso, a virtualidade, constituída pelo ambiente dos cursos online, propicia espaços formativos de professores que ensinam Matemática, no qual a colaboração emerge como um fator essencial para a construção de significados e compartilhamentos de experiências sobre a prática docente. Palavras-chave: Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências. |
id |
UNESP-14_bb7fffce83f1f29a120287dcfdd11257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5743 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuaisProcessos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.Este texto apresenta algumas reflexões sobre processos formativos virtuais de professores que ensinam Matemática aliadas a pesquisas que abordam esta temática. Assim, mediante experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de cursos online, discutimos aspectos como a colaboração na virtualidade, a qual contribui com resultados mais efetivos na aprendizagem compartilhada e reduz o potencial de isolamento do aluno/ professor que pode ocorrer em ambientes virtuais. Ao aprender juntos em uma comunidade virtual os alunos/professores têm a oportunidade de transpor e aprofundar suas experiências de aprendizagem, vivenciar novas ideias compartilhando-as com o grupo e receber retorno crítico e construtivo. Além disso, a virtualidade, constituída pelo ambiente dos cursos online, propicia espaços formativos de professores que ensinam Matemática, no qual a colaboração emerge como um fator essencial para a construção de significados e compartilhamentos de experiências sobre a prática docente. Palavras-chave: Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 173 - 1861980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743/4629Miskulin, Rosana Giaretta SguerraPenteado, Miriam GodoyRichit, AndriceliMariano, Carla Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5743Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
title |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
spellingShingle |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências. |
title_short |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
title_full |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
title_fullStr |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
title_full_unstemmed |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
title_sort |
A Prática do Professor que Ensina Matemática e a Colaboração: uma reflexão a partir de processos formativos virtuais |
author |
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra |
author_facet |
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra Penteado, Miriam Godoy Richit, Andriceli Mariano, Carla Regina |
author_role |
author |
author2 |
Penteado, Miriam Godoy Richit, Andriceli Mariano, Carla Regina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra Penteado, Miriam Godoy Richit, Andriceli Mariano, Carla Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências. |
topic |
Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências. |
description |
Este texto apresenta algumas reflexões sobre processos formativos virtuais de professores que ensinam Matemática aliadas a pesquisas que abordam esta temática. Assim, mediante experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de cursos online, discutimos aspectos como a colaboração na virtualidade, a qual contribui com resultados mais efetivos na aprendizagem compartilhada e reduz o potencial de isolamento do aluno/ professor que pode ocorrer em ambientes virtuais. Ao aprender juntos em uma comunidade virtual os alunos/professores têm a oportunidade de transpor e aprofundar suas experiências de aprendizagem, vivenciar novas ideias compartilhando-as com o grupo e receber retorno crítico e construtivo. Além disso, a virtualidade, constituída pelo ambiente dos cursos online, propicia espaços formativos de professores que ensinam Matemática, no qual a colaboração emerge como um fator essencial para a construção de significados e compartilhamentos de experiências sobre a prática docente. Palavras-chave: Processos Formativos Virtuais. Colaboração. Cursos Online. Experiências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5743/4629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 173 - 186 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874327543808 |