Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rúben Filipe Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36308
Resumo: O setor automóvel é um dos principais responsáveis pela emissão de gases nocivos para a atmosfera e, como tal, a mobilidade sustentável assume-se, cada vez mais, como a alternativa ideal para combater as alterações climáticas do nosso planeta. Para além disto, a opção por marcas ambientalmente responsáveis em detrimento de outras é um aspeto que é tido em conta pelos consumidores e, em particular, os consumidores de luxo. Posto isto, fica claro que este é o momento ideal para o lançamento do novo SUV 100% elétrico da Lexus: o UX 300e. A presente investigação pretende, então, desenvolver o Plano de Marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado português. O enquadramento teórico da investigação recai, numa primeira fase, sobre o conceito e história do luxo e o comportamento do consumidor de luxo, em particular, o comportamento do consumidor de automóveis de luxo. De seguida, é, ainda, apresentado o suporte teórico que serviu de base para a escolha da estrutura de plano de marketing a seguir na presente investigação e, tendo em conta a problemática que deu início a este estudo, foi adotado, como metodologia de investigação, o estudo de caso. Para além disso, é utilizada uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e, de modo a alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi feita uma recolha de dados através de uma análise documental exaustiva a 44 documentos que forneceram dados secundários, internos e externos, fulcrais para o lançamento do Lexus UX 300e. Os resultados da investigação mostram que o lançamento do novo SUV terá presente uma forte componente comunicacional externa, através dos meios tradicionais - como televisão e imprensa – e através do contexto digital – Redes Sociais e anúncios na Rede Display da Google – para se tornar, mais facilmente, um dos EVs preferidos dos portugueses. Adicionalmente, o plano de marketing prevê, ainda, a necessidade de formar as equipas de venda e após venda da Lexus Portugal.
id RCAP_d0103fc568ced2a7183c2947edcebd61
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado PortuguêsLuxoPlano de maretingLexus PortugalAutomóveis de luxoLexus UX 300EDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO setor automóvel é um dos principais responsáveis pela emissão de gases nocivos para a atmosfera e, como tal, a mobilidade sustentável assume-se, cada vez mais, como a alternativa ideal para combater as alterações climáticas do nosso planeta. Para além disto, a opção por marcas ambientalmente responsáveis em detrimento de outras é um aspeto que é tido em conta pelos consumidores e, em particular, os consumidores de luxo. Posto isto, fica claro que este é o momento ideal para o lançamento do novo SUV 100% elétrico da Lexus: o UX 300e. A presente investigação pretende, então, desenvolver o Plano de Marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado português. O enquadramento teórico da investigação recai, numa primeira fase, sobre o conceito e história do luxo e o comportamento do consumidor de luxo, em particular, o comportamento do consumidor de automóveis de luxo. De seguida, é, ainda, apresentado o suporte teórico que serviu de base para a escolha da estrutura de plano de marketing a seguir na presente investigação e, tendo em conta a problemática que deu início a este estudo, foi adotado, como metodologia de investigação, o estudo de caso. Para além disso, é utilizada uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e, de modo a alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi feita uma recolha de dados através de uma análise documental exaustiva a 44 documentos que forneceram dados secundários, internos e externos, fulcrais para o lançamento do Lexus UX 300e. Os resultados da investigação mostram que o lançamento do novo SUV terá presente uma forte componente comunicacional externa, através dos meios tradicionais - como televisão e imprensa – e através do contexto digital – Redes Sociais e anúncios na Rede Display da Google – para se tornar, mais facilmente, um dos EVs preferidos dos portugueses. Adicionalmente, o plano de marketing prevê, ainda, a necessidade de formar as equipas de venda e após venda da Lexus Portugal.Domingos, CatarinaRepositório ComumSousa, Rúben Filipe Ferreira de2021-04-27T16:09:54Z2021-03-01T00:00:00Z2021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36308202708144pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:36.788797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
title Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
spellingShingle Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
Sousa, Rúben Filipe Ferreira de
Luxo
Plano de mareting
Lexus Portugal
Automóveis de luxo
Lexus UX 300E
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
title_full Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
title_fullStr Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
title_full_unstemmed Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
title_sort Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado Português
author Sousa, Rúben Filipe Ferreira de
author_facet Sousa, Rúben Filipe Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rúben Filipe Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Luxo
Plano de mareting
Lexus Portugal
Automóveis de luxo
Lexus UX 300E
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Luxo
Plano de mareting
Lexus Portugal
Automóveis de luxo
Lexus UX 300E
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O setor automóvel é um dos principais responsáveis pela emissão de gases nocivos para a atmosfera e, como tal, a mobilidade sustentável assume-se, cada vez mais, como a alternativa ideal para combater as alterações climáticas do nosso planeta. Para além disto, a opção por marcas ambientalmente responsáveis em detrimento de outras é um aspeto que é tido em conta pelos consumidores e, em particular, os consumidores de luxo. Posto isto, fica claro que este é o momento ideal para o lançamento do novo SUV 100% elétrico da Lexus: o UX 300e. A presente investigação pretende, então, desenvolver o Plano de Marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado português. O enquadramento teórico da investigação recai, numa primeira fase, sobre o conceito e história do luxo e o comportamento do consumidor de luxo, em particular, o comportamento do consumidor de automóveis de luxo. De seguida, é, ainda, apresentado o suporte teórico que serviu de base para a escolha da estrutura de plano de marketing a seguir na presente investigação e, tendo em conta a problemática que deu início a este estudo, foi adotado, como metodologia de investigação, o estudo de caso. Para além disso, é utilizada uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e, de modo a alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi feita uma recolha de dados através de uma análise documental exaustiva a 44 documentos que forneceram dados secundários, internos e externos, fulcrais para o lançamento do Lexus UX 300e. Os resultados da investigação mostram que o lançamento do novo SUV terá presente uma forte componente comunicacional externa, através dos meios tradicionais - como televisão e imprensa – e através do contexto digital – Redes Sociais e anúncios na Rede Display da Google – para se tornar, mais facilmente, um dos EVs preferidos dos portugueses. Adicionalmente, o plano de marketing prevê, ainda, a necessidade de formar as equipas de venda e após venda da Lexus Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27T16:09:54Z
2021-03-01T00:00:00Z
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36308
202708144
url http://hdl.handle.net/10400.26/36308
identifier_str_mv 202708144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011948548096