DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raphael Marcelino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2572
Resumo: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um produto digital para a divulgação da viatura Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca com motor exclusivamente elétrico. O Lexus UX estava já presente no mercado, mas com a opção única de um motor híbrido. Com o aparecimento desta nova opção de motor elétrico, o desafio foi o desenvolvimento de uma plataforma online que não só promovesse este automóvel, mas também informasse e esclarecesse o público de qual a melhor opção de motorização: a elétrica ou a híbrida. A Lexus, através desta plataforma, pretende apresentar uma informação completa ao público de forma que este consiga ser não só sensibilizado para a compra do automóvel, mas também compreenda qual a melhor opção de motorização tendo em conta as suas necessidades, preferências e perfil de utilização e condução. Neste sentido, a Lexus Portugal encomendou o presente estudo a cumprir os seguintes objetivos: comunicar a nova motorização elétrica do Lexus UX 300; diferenciar as versões do modelo elétrico e híbrido e apresentar as suas respetivas características e diferenças; reforçar os valores da marca, como a ecologia, a economia, a segurança e o conforto; desenhar um produto digital de navegação fluida, com uma arquitetura de informação clara, e atento às normas de usabilidade. A metodologia de trabalho envolveu a análise de plataformas digitais de marcas concorrentes, identificando seus aspetos positivos, negativos, e pontos de melhoria; a criação de um produto final compreendendo temas fundamentais como UX e UI Design e seus métodos, incluindo a compreensão de personas e execução de testes de usabilidade para avaliar e validar a solução desenhada. Este estudo resultou na implementação de uma plataforma online no website oficial da Lexus Portugal, após a validação do respetivo protótipo e desenvolvidas as necessárias melhorias. Os testes de usabilidade demonstraram que os utilizadores compreenderam a diferença entre o modelo híbrido e o modelo elétrico e conseguiram aceder com facilidade aos diversos conteúdos da plataforma online.
id RCAP_4807ec4de8df320b57997c240a081fcb
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGALDigital DesignUser ExperienceUser InterfaceLexus PortugalElectric vehiclesEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um produto digital para a divulgação da viatura Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca com motor exclusivamente elétrico. O Lexus UX estava já presente no mercado, mas com a opção única de um motor híbrido. Com o aparecimento desta nova opção de motor elétrico, o desafio foi o desenvolvimento de uma plataforma online que não só promovesse este automóvel, mas também informasse e esclarecesse o público de qual a melhor opção de motorização: a elétrica ou a híbrida. A Lexus, através desta plataforma, pretende apresentar uma informação completa ao público de forma que este consiga ser não só sensibilizado para a compra do automóvel, mas também compreenda qual a melhor opção de motorização tendo em conta as suas necessidades, preferências e perfil de utilização e condução. Neste sentido, a Lexus Portugal encomendou o presente estudo a cumprir os seguintes objetivos: comunicar a nova motorização elétrica do Lexus UX 300; diferenciar as versões do modelo elétrico e híbrido e apresentar as suas respetivas características e diferenças; reforçar os valores da marca, como a ecologia, a economia, a segurança e o conforto; desenhar um produto digital de navegação fluida, com uma arquitetura de informação clara, e atento às normas de usabilidade. A metodologia de trabalho envolveu a análise de plataformas digitais de marcas concorrentes, identificando seus aspetos positivos, negativos, e pontos de melhoria; a criação de um produto final compreendendo temas fundamentais como UX e UI Design e seus métodos, incluindo a compreensão de personas e execução de testes de usabilidade para avaliar e validar a solução desenhada. Este estudo resultou na implementação de uma plataforma online no website oficial da Lexus Portugal, após a validação do respetivo protótipo e desenvolvidas as necessárias melhorias. Os testes de usabilidade demonstraram que os utilizadores compreenderam a diferença entre o modelo híbrido e o modelo elétrico e conseguiram aceder com facilidade aos diversos conteúdos da plataforma online.2023-03-18T11:57:26Z2023-03-182023-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2572http://hdl.handle.net/11110/2572TID:203251776porSousa, Raphael Marcelino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-23T04:26:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:04.772462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
title DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
Sousa, Raphael Marcelino de
Digital Design
User Experience
User Interface
Lexus Portugal
Electric vehicles
title_short DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
title_full DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
author Sousa, Raphael Marcelino de
author_facet Sousa, Raphael Marcelino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raphael Marcelino de
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Design
User Experience
User Interface
Lexus Portugal
Electric vehicles
topic Digital Design
User Experience
User Interface
Lexus Portugal
Electric vehicles
description Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um produto digital para a divulgação da viatura Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca com motor exclusivamente elétrico. O Lexus UX estava já presente no mercado, mas com a opção única de um motor híbrido. Com o aparecimento desta nova opção de motor elétrico, o desafio foi o desenvolvimento de uma plataforma online que não só promovesse este automóvel, mas também informasse e esclarecesse o público de qual a melhor opção de motorização: a elétrica ou a híbrida. A Lexus, através desta plataforma, pretende apresentar uma informação completa ao público de forma que este consiga ser não só sensibilizado para a compra do automóvel, mas também compreenda qual a melhor opção de motorização tendo em conta as suas necessidades, preferências e perfil de utilização e condução. Neste sentido, a Lexus Portugal encomendou o presente estudo a cumprir os seguintes objetivos: comunicar a nova motorização elétrica do Lexus UX 300; diferenciar as versões do modelo elétrico e híbrido e apresentar as suas respetivas características e diferenças; reforçar os valores da marca, como a ecologia, a economia, a segurança e o conforto; desenhar um produto digital de navegação fluida, com uma arquitetura de informação clara, e atento às normas de usabilidade. A metodologia de trabalho envolveu a análise de plataformas digitais de marcas concorrentes, identificando seus aspetos positivos, negativos, e pontos de melhoria; a criação de um produto final compreendendo temas fundamentais como UX e UI Design e seus métodos, incluindo a compreensão de personas e execução de testes de usabilidade para avaliar e validar a solução desenhada. Este estudo resultou na implementação de uma plataforma online no website oficial da Lexus Portugal, após a validação do respetivo protótipo e desenvolvidas as necessárias melhorias. Os testes de usabilidade demonstraram que os utilizadores compreenderam a diferença entre o modelo híbrido e o modelo elétrico e conseguiram aceder com facilidade aos diversos conteúdos da plataforma online.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-18T11:57:26Z
2023-03-18
2023-03-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2572
http://hdl.handle.net/11110/2572
TID:203251776
url http://hdl.handle.net/11110/2572
identifier_str_mv TID:203251776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131535983509504