DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2572 |
Resumo: | Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um produto digital para a divulgação da viatura Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca com motor exclusivamente elétrico. O Lexus UX estava já presente no mercado, mas com a opção única de um motor híbrido. Com o aparecimento desta nova opção de motor elétrico, o desafio foi o desenvolvimento de uma plataforma online que não só promovesse este automóvel, mas também informasse e esclarecesse o público de qual a melhor opção de motorização: a elétrica ou a híbrida. A Lexus, através desta plataforma, pretende apresentar uma informação completa ao público de forma que este consiga ser não só sensibilizado para a compra do automóvel, mas também compreenda qual a melhor opção de motorização tendo em conta as suas necessidades, preferências e perfil de utilização e condução. Neste sentido, a Lexus Portugal encomendou o presente estudo a cumprir os seguintes objetivos: comunicar a nova motorização elétrica do Lexus UX 300; diferenciar as versões do modelo elétrico e híbrido e apresentar as suas respetivas características e diferenças; reforçar os valores da marca, como a ecologia, a economia, a segurança e o conforto; desenhar um produto digital de navegação fluida, com uma arquitetura de informação clara, e atento às normas de usabilidade. A metodologia de trabalho envolveu a análise de plataformas digitais de marcas concorrentes, identificando seus aspetos positivos, negativos, e pontos de melhoria; a criação de um produto final compreendendo temas fundamentais como UX e UI Design e seus métodos, incluindo a compreensão de personas e execução de testes de usabilidade para avaliar e validar a solução desenhada. Este estudo resultou na implementação de uma plataforma online no website oficial da Lexus Portugal, após a validação do respetivo protótipo e desenvolvidas as necessárias melhorias. Os testes de usabilidade demonstraram que os utilizadores compreenderam a diferença entre o modelo híbrido e o modelo elétrico e conseguiram aceder com facilidade aos diversos conteúdos da plataforma online. |
id |
RCAP_4807ec4de8df320b57997c240a081fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGALDigital DesignUser ExperienceUser InterfaceLexus PortugalElectric vehiclesEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um produto digital para a divulgação da viatura Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca com motor exclusivamente elétrico. O Lexus UX estava já presente no mercado, mas com a opção única de um motor híbrido. Com o aparecimento desta nova opção de motor elétrico, o desafio foi o desenvolvimento de uma plataforma online que não só promovesse este automóvel, mas também informasse e esclarecesse o público de qual a melhor opção de motorização: a elétrica ou a híbrida. A Lexus, através desta plataforma, pretende apresentar uma informação completa ao público de forma que este consiga ser não só sensibilizado para a compra do automóvel, mas também compreenda qual a melhor opção de motorização tendo em conta as suas necessidades, preferências e perfil de utilização e condução. Neste sentido, a Lexus Portugal encomendou o presente estudo a cumprir os seguintes objetivos: comunicar a nova motorização elétrica do Lexus UX 300; diferenciar as versões do modelo elétrico e híbrido e apresentar as suas respetivas características e diferenças; reforçar os valores da marca, como a ecologia, a economia, a segurança e o conforto; desenhar um produto digital de navegação fluida, com uma arquitetura de informação clara, e atento às normas de usabilidade. A metodologia de trabalho envolveu a análise de plataformas digitais de marcas concorrentes, identificando seus aspetos positivos, negativos, e pontos de melhoria; a criação de um produto final compreendendo temas fundamentais como UX e UI Design e seus métodos, incluindo a compreensão de personas e execução de testes de usabilidade para avaliar e validar a solução desenhada. Este estudo resultou na implementação de uma plataforma online no website oficial da Lexus Portugal, após a validação do respetivo protótipo e desenvolvidas as necessárias melhorias. Os testes de usabilidade demonstraram que os utilizadores compreenderam a diferença entre o modelo híbrido e o modelo elétrico e conseguiram aceder com facilidade aos diversos conteúdos da plataforma online.2023-03-18T11:57:26Z2023-03-182023-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2572http://hdl.handle.net/11110/2572TID:203251776porSousa, Raphael Marcelino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-23T04:26:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:04.772462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
title |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL Sousa, Raphael Marcelino de Digital Design User Experience User Interface Lexus Portugal Electric vehicles |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DAS VIATURAS ELÉTRICAS DA LEXUS PORTUGAL |
author |
Sousa, Raphael Marcelino de |
author_facet |
Sousa, Raphael Marcelino de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Raphael Marcelino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Design User Experience User Interface Lexus Portugal Electric vehicles |
topic |
Digital Design User Experience User Interface Lexus Portugal Electric vehicles |
description |
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um produto digital para a divulgação da viatura Lexus UX 300e, o primeiro modelo da marca com motor exclusivamente elétrico. O Lexus UX estava já presente no mercado, mas com a opção única de um motor híbrido. Com o aparecimento desta nova opção de motor elétrico, o desafio foi o desenvolvimento de uma plataforma online que não só promovesse este automóvel, mas também informasse e esclarecesse o público de qual a melhor opção de motorização: a elétrica ou a híbrida. A Lexus, através desta plataforma, pretende apresentar uma informação completa ao público de forma que este consiga ser não só sensibilizado para a compra do automóvel, mas também compreenda qual a melhor opção de motorização tendo em conta as suas necessidades, preferências e perfil de utilização e condução. Neste sentido, a Lexus Portugal encomendou o presente estudo a cumprir os seguintes objetivos: comunicar a nova motorização elétrica do Lexus UX 300; diferenciar as versões do modelo elétrico e híbrido e apresentar as suas respetivas características e diferenças; reforçar os valores da marca, como a ecologia, a economia, a segurança e o conforto; desenhar um produto digital de navegação fluida, com uma arquitetura de informação clara, e atento às normas de usabilidade. A metodologia de trabalho envolveu a análise de plataformas digitais de marcas concorrentes, identificando seus aspetos positivos, negativos, e pontos de melhoria; a criação de um produto final compreendendo temas fundamentais como UX e UI Design e seus métodos, incluindo a compreensão de personas e execução de testes de usabilidade para avaliar e validar a solução desenhada. Este estudo resultou na implementação de uma plataforma online no website oficial da Lexus Portugal, após a validação do respetivo protótipo e desenvolvidas as necessárias melhorias. Os testes de usabilidade demonstraram que os utilizadores compreenderam a diferença entre o modelo híbrido e o modelo elétrico e conseguiram aceder com facilidade aos diversos conteúdos da plataforma online. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-18T11:57:26Z 2023-03-18 2023-03-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2572 http://hdl.handle.net/11110/2572 TID:203251776 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2572 |
identifier_str_mv |
TID:203251776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131535983509504 |