As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Marta Sofia Romeira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3096
Resumo: Dissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
id RCAP_d02396e18b19d545d9123f2d89487601
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oralLinguagem oralHistóriasEducação pré-escolarDesenvolvimentoIntencionalidade educativaDissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011O presente estudo, de carácter qualitativo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, aprofundou questões relacionadas com o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. Para tal, focamo-nos, concretamente, numa criança com cinco anos, seleccionada por conveniência, visando compreender de que forma é que as histórias (a sua leitura; o consequente reconto; e a sua exploração, através de actividades diversificadas) poderão constituir uma ferramenta a utilizar em sala de actividades como estímulo para o desenvolvimento e para a promoção da linguagem oral. De facto, quando referimos o desenvolvimento da linguagem oral, devemos compreender que estamos a tratar de um processo em que a criança adquire, evolutivamente, capacidades linguísticas que lhe possibilitam comunicar e interagir oralmente com outros. Este desenvolvimento deve ser estimulado pelo educador de infância, utilizando vários recursos, nomeadamente as histórias. Assim sendo, após a observação e avaliação diagnóstica do desenvolvimento da criança em análise, desenvolvemos com ela um conjunto de sessões/situações de aprendizagem que tiveram como pano de fundo a narração de histórias infantis, o seu reconto e diversas actividades exploratórias, abordando todas as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. No final deste conjunto de sessões/situações de aprendizagem, voltámos a realizar a avaliação das evidências de desenvolvimento e aprendizagem ao nível da linguagem oral reveladas pela criança. Por último procurámos, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas no quadro da educação pré-escolar.Sousa, CarolinaLudovico, OlgaSapientiaCruz, Marta Sofia Romeira da2013-10-25T14:13:29Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:44.445598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
title As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
spellingShingle As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
Cruz, Marta Sofia Romeira da
Linguagem oral
Histórias
Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Intencionalidade educativa
title_short As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
title_full As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
title_fullStr As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
title_full_unstemmed As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
title_sort As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral
author Cruz, Marta Sofia Romeira da
author_facet Cruz, Marta Sofia Romeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carolina
Ludovico, Olga
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Marta Sofia Romeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem oral
Histórias
Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Intencionalidade educativa
topic Linguagem oral
Histórias
Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Intencionalidade educativa
description Dissertação de mest., Educação Pré-escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-10-25T14:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3096
url http://hdl.handle.net/10400.1/3096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133175807475712