O lugar das estórias nas organizações? Projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna a partir da avaliação de um modelo de conversação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Ana Rita Limpo Franco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17784
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como objectivo refletir criticamente sobre a utilização das estórias nas organizações e definir um projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna, partindo da avaliação de um modelo de conversação organizacional. Num primeiro momento, identificámos um conjunto de quatro ressalvas necessárias para abordar o tema das estórias nas organizações e clarificámos a relevância do estudo sobre storytelling na comunicação interna. A investigação situa-se no campo interpretativista e parte de uma base teórica que procura refletir sobre a essência da comunicação humana de acordo com: o paradigma narrativo que define o homem enquanto homo narrans, e a necessidade de significação que confere ao ser humano a condição de homo significans. A partir deste quadro conceptual, olhamos para as organizações como um sistema ou um processo que é lido através de estórias: seja num contexto de liderança, na gestão da mudança, na criação e na disseminação da cultura e da identidade, seja ainda na gestão do conhecimento e da experiência. O trabalho de campo foi realizado através da análise a uma metodologia de conversação organizacional baseada na técnica world café e de entrevistas em profundidade a colaboradores das Direções de Comunicação e Recursos Humanos da Portugal Telecom. A partir desta experiência, desenhámos um projeto próprio de storyusing tendo por base a utilização das estórias em três níveis organizacionais (micro, meso e macro storytelling), com o objetivo de: cultivar um espírito de adaptação constante, disseminar conhecimento e experiência, inspirar pela empatia e pelo exemplo e traduzir a essência organizacional.
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