A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scofano, Anna Cherubina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2796
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever as estratégias e soluções de aprendizagem utilizadas pela Celulose Irani com foco no seu desenvolvimento como organização que aprende. Ele revela a atuação da Celulose Irani, direcionada no desenvolvimento de uma cultura voltada à aprendizagem, por meio de programas de capacitação de pessoas que se transformaram em soluções eficazes. A empresa analisada possui um leque de abrangência muito rico e está inserida em um setor econômico de grande relevância tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente, em nível nacional e internacional: uma indústria de Celulose e Papel. Consideram-se para efeito de estudo as práticas e resultados de aprendizagem, após um período de aplicação das soluções de aprendizagem. Ressaltam-se, também, as estratégias utilizadas pela empresa, a fim de analisar as novas práticas com vistas à autossustentabilidade quanto ao processo do aprendizado individual e organizacional. O presente trabalho visa realizar um estudo descritivo por meio de um levantamento in loco; analisa-se como a Celulose Irani acelerou seu processo de aprendizagem e tornou-se, em pouco tempo, uma empresa de referência entre as organizações que aprendem no Brasil. O referido estudo contribui de forma significativa com aspectos até então possíveis de ser considerados, mas talvez não com a devida relevância nas áreas de capacitação e desenvolvimento de pessoas nas empresas.
id RCAP_d02e5466858eed059ee422ac1aa07572
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose IraniOrganizações de aprendizagemSoluções de aprendizagemProgramas de capacitaçãoLearning organizationsLearning solutionsTraining programsEste estudo tem como objetivo descrever as estratégias e soluções de aprendizagem utilizadas pela Celulose Irani com foco no seu desenvolvimento como organização que aprende. Ele revela a atuação da Celulose Irani, direcionada no desenvolvimento de uma cultura voltada à aprendizagem, por meio de programas de capacitação de pessoas que se transformaram em soluções eficazes. A empresa analisada possui um leque de abrangência muito rico e está inserida em um setor econômico de grande relevância tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente, em nível nacional e internacional: uma indústria de Celulose e Papel. Consideram-se para efeito de estudo as práticas e resultados de aprendizagem, após um período de aplicação das soluções de aprendizagem. Ressaltam-se, também, as estratégias utilizadas pela empresa, a fim de analisar as novas práticas com vistas à autossustentabilidade quanto ao processo do aprendizado individual e organizacional. O presente trabalho visa realizar um estudo descritivo por meio de um levantamento in loco; analisa-se como a Celulose Irani acelerou seu processo de aprendizagem e tornou-se, em pouco tempo, uma empresa de referência entre as organizações que aprendem no Brasil. O referido estudo contribui de forma significativa com aspectos até então possíveis de ser considerados, mas talvez não com a devida relevância nas áreas de capacitação e desenvolvimento de pessoas nas empresas.The objective of this study is to describe the strategies and learning solutions used by Celulose Irani focused on his development as a learning organization. It reveals the role of Celulose Irani, directed at developing a culture focused on learning, through people that became effective solutions. The analyzed company owns a comprehensive range of very rich and is inserted in an economic sector of great importance both for society and for the environment, national and international: a Pulp and Paper industry. Considered for the effect study, the practices and results of learning, after a period of implementation of learning solutions. Resulted, also, the strategies used by the company to examine the new practices with aiming at self-sustainability about the process of individual and organizational learning. The present work aims at a descriptive study through a survey in loco; analyzing as Celulose Irani accelerated their learning process and soon became a reference company between learning organizations in Brazil. This study contributes significantly to areas hitherto considered to be possible, but perhaps not with relevance due in the areas of training and developing people in business.2011-07-28T14:53:49Z2011-07-28T00:00:00Z2011-07-282010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2796porScofano, Anna Cherubinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:26:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:38.038600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
title A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
spellingShingle A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
Scofano, Anna Cherubina
Organizações de aprendizagem
Soluções de aprendizagem
Programas de capacitação
Learning organizations
Learning solutions
Training programs
title_short A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
title_full A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
title_fullStr A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
title_full_unstemmed A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
title_sort A transformação de uma organização tradicional em organização de aprendizagem: estudo de caso da Celulose Irani
author Scofano, Anna Cherubina
author_facet Scofano, Anna Cherubina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scofano, Anna Cherubina
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações de aprendizagem
Soluções de aprendizagem
Programas de capacitação
Learning organizations
Learning solutions
Training programs
topic Organizações de aprendizagem
Soluções de aprendizagem
Programas de capacitação
Learning organizations
Learning solutions
Training programs
description Este estudo tem como objetivo descrever as estratégias e soluções de aprendizagem utilizadas pela Celulose Irani com foco no seu desenvolvimento como organização que aprende. Ele revela a atuação da Celulose Irani, direcionada no desenvolvimento de uma cultura voltada à aprendizagem, por meio de programas de capacitação de pessoas que se transformaram em soluções eficazes. A empresa analisada possui um leque de abrangência muito rico e está inserida em um setor econômico de grande relevância tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente, em nível nacional e internacional: uma indústria de Celulose e Papel. Consideram-se para efeito de estudo as práticas e resultados de aprendizagem, após um período de aplicação das soluções de aprendizagem. Ressaltam-se, também, as estratégias utilizadas pela empresa, a fim de analisar as novas práticas com vistas à autossustentabilidade quanto ao processo do aprendizado individual e organizacional. O presente trabalho visa realizar um estudo descritivo por meio de um levantamento in loco; analisa-se como a Celulose Irani acelerou seu processo de aprendizagem e tornou-se, em pouco tempo, uma empresa de referência entre as organizações que aprendem no Brasil. O referido estudo contribui de forma significativa com aspectos até então possíveis de ser considerados, mas talvez não com a devida relevância nas áreas de capacitação e desenvolvimento de pessoas nas empresas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-28T14:53:49Z
2011-07-28T00:00:00Z
2011-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2796
url http://hdl.handle.net/10071/2796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134670870282240