Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Filipe André Catarino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15802
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_d043179b3fc7f92e67a557686c2ab564
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitterBig DataText MiningAnálise de SentimentoTwitterRSentiment AnalysisMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoCom o aumento exponencial na produção de dados a nível mundial, torna-se crucial encontrar processos e ferramentas que permitam analisar este grande volume de dados (comumente denominado de Big Data), principalmente os não estruturados como é o caso dos dados produzidos em formato de texto. As empresas, hoje, tentam extrair valor destes dados, muitos deles gerados por clientes ou potenciais clientes, que lhes podem conferir vantagem competitiva. A dificuldade subsiste na forma como se analisa dados não estruturados, nomeadamente, os dados produzidos através das redes digitais, que são uma das grandes fontes de informação das organizações. Neste trabalho será enquadrada a problemática da estruturação e análise de Big Data, são apresentadas as diferentes abordagens para a resolução deste problema e testada uma das abordagens num bloco de dados selecionado. Optou-se pela abordagem de análise de sentimento, através de técnica de text mining, utilizando a linguagem R e texto partilhado na rede Twitter, relativo a quatro gigantes tecnológicas: Amazon, Apple, Google e Microsoft. Conclui-se, após o desenvolvimento e experimento do protótipo realizado neste projeto, que é possível efetuar análise de sentimento de tweets utilizando a ferramenta R, permitindo extrair informação de valor a partir de grandes blocos de dados.Due to the exponential increase of global data, it becomes crucial to find processes and tools that make it possible to analyse this large volume (usually known as Big Data) of unstructured data, especially, the text format data. Nowadays, companies are trying to extract value from these data, mostly generated by customers or potential customers, which can assure a competitive leverage. The main difficulty is how to analyse unstructured data, in particular, data generated through digital networks, which are one of the biggest sources of information for organizations. During this project, the problem of Big Data structuring and analysis will be framed, will be presented the different approaches to solve this issue and one of the approaches will be tested in a selected data block. It was selected the sentiment analysis approach, using text mining technique, R language and text shared in Twitter, related to four technology giants: Amazon, Apple, Google and Microsoft. In conclusion, after the development and experimentation of the prototype carried out in this project, that it is possible to perform tweets sentiment analysis using the tool R, allowing to extract valuable information from large blocks of data.Instituto Superior de Economia e GestãoReis, António Palma dosRepositório da Universidade de LisboaAbrantes, Filipe André Catarino2018-07-11T08:58:20Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15802porAbrantes, Filipe André Catarino (2017). "Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:22.419139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
title Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
spellingShingle Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
Abrantes, Filipe André Catarino
Big Data
Text Mining
Análise de Sentimento
Twitter
R
Sentiment Analysis
title_short Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
title_full Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
title_fullStr Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
title_full_unstemmed Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
title_sort Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter
author Abrantes, Filipe André Catarino
author_facet Abrantes, Filipe André Catarino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, António Palma dos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Filipe André Catarino
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
Text Mining
Análise de Sentimento
Twitter
R
Sentiment Analysis
topic Big Data
Text Mining
Análise de Sentimento
Twitter
R
Sentiment Analysis
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-07-11T08:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15802
url http://hdl.handle.net/10400.5/15802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Abrantes, Filipe André Catarino (2017). "Processos e ferramentas de análise de Big Data : a análise de sentimento no twitter". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131102223269888