#FIQUEEMCASA: ANÁLISE DE SENTIMENTO DOS USUÁRIOS DO TWITTER EM RELAÇÃO AO COVID19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Pessanha, Gabriel Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira Fidelis, Taylor, Dourado Freire, Clarissa, Almeida Soares, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11147
Resumo: O avanço da pandemia do COVID-19 pelo mundo fez com que houvesse um aumento exponencial nas buscas sobre o tema na internet. Neste contexto, as mídias sociais, especialmente o Twitter, são uma importante fonte de informação, possibilitando o acesso e compartilhamento instantâneo de conteúdos relativos à pandemia, mas também são meio de propagação de notícias falsas. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar o sentimento dos usuários do Twitter em relação a pandemia da Covid-19. A Análise de Sentimentos foi utilizada por meio do processamento de linguagem natural. Os dados do Twitter foram coletados no período de janeiro a julho de 2020. As hashtags Covid-19, FiqueEmCasa e suas variações foram utilizadas como recurso de busca e seleção dos tweets. Os resultados demonstram que o Twitter pode ser uma potencial ferramenta a ser utilizada pela vigilância de surtos e epidemias, pois o conteúdo das mídias sociais pode ser usado para apoiar e aprimorar os sistemas de alerta. O estudo revelou uma relação entre as publicações do Twitter e o movimento de disseminação do novo coronavírus no Brasil. O sentimento negativo foi dominante denotando a preocupação da população em relação ao avanço da doença e as consequências por ele geradas. Ressalta-se que os resultados desta pesquisa são importantes para monitorar tendências e identificar os movimentos das postagens em torno de tópicos específicos e contribuem para melhorar a compreensão do conteúdo das mídias sociais durante uma emergência de saúde pública de interesse internacional, como é o caso da COVID19.
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