Análise de sentimentos dos usuários do Twitter sobre a eleição presidencial de 2022 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daiana Kathrin Santana [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67118
Resumo: O crescimento da internet e da comunicação por meio das redes sociais, facilitou a obtenção de informações sobre o que outros indivíduos estão pensando e qual a opinião deles para determinado assunto, porém, uma pessoa manualmente não consegue analisar todos os comentários na rede sobre certo tema, sendo necessário o uso de tecnologias, computadores e algoritmos para auxiliar na análise dos dados. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de coletar, processar e classificar os sentimentos de uma amostra de textos publicados no Twitter, em Português, sobre as eleições presidenciais no Brasil em 2022, utilizando o processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados para analisar os comentários e conseguir classificar os tweets entre opiniões positivas, neutras e negativas. Desse modo, predizer qual candidato tem uma maior aceitação/rejeição por parte dos brasileiros nas eleições de 2022, considerando apenas os candidatos com melhores posições nas pesquisas de intenção de votos. De acordo com os resultados obtidos empregando um dataset balanceado no treinamento dos algoritmos, o candidato com maior porcentagem de sentimentos positivos foi Jair Bolsonaro, sentimentos neutros foi Luiz Inácio Lula da Silva e sentimentos negativos foi Ciro Gomes.
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