Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umbelino, Tânia Mafalda Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8532
Resumo: Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
id RCAP_d04346641c404b26440616ab8166e2c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privadoGestão em saúdeQualidade em saúdeSatisfação do doenteDeterminantes da satisfaçãoModelo SERVPERFHealth managementQuality in health carePatient satisfactionDeterminants of patient satisfactionSERVPERF scaleMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em SaúdeA avaliação da qualidade na saúde surge hoje como uma exigência na prestação de cuidados de saúde e com ela, a satisfação dos utentes emerge como um precioso indicador que permite o incremento na qualidade com a deteção de possíveis lacunas e consequente desencadeamento de estratégias de melhoria. Este trabalho tem como principais objetivos a identificação dos determinantes com maior influência na satisfação do utente e a identificação dos níveis de satisfação dos utentes num serviço de radiologia privado. Realizou-se a elaboração de dois artigos científicos em formato de publicação para a revista TMQ - Techniques, Methodologies and Quality para uma leitura mais acessível, sucinta e visível. No primeiro artigo realizou-se uma revisão da literatura sobre os determinantes da satisfação do utente. No segundo artigo desenvolveu-se um estudo de metodologia quantitativa através de um inquérito por questionário aos utentes de um serviço de radiologia privado com a finalidade de identificar os níveis de satisfação dos utentes da amostra recolhida. Com este estudo identificaram-se alguns pontos de melhoria a realizar no serviço em estudo que necessitam do respetivo desencadeamento estratégico para implementar novos procedimentos tais como os tempos de espera, uma maior facilidade na marcação dos exames e o fornecimento de informação sobre os tempos de espera e preparações para os exames. E os determinantes que apresentaram maior influência na satisfação dos utentes no serviço de radiologia em estudo foram a confiabilidade, a capacidade de resposta e a empatia.ABSTRACT - The health quality assessment arise today as a requirement in the provision of healthcare and with it, the satisfaction of patients is emerging as a valuable indicator for the increase in quality with the detection of possible gaps and consequent triggering improvement strategies. The main objectives of this work identify the determinants more influence on patient satisfaction and identify levels of patient satisfaction in a private radiology service. There was the preparation of two scientific articles in publication format for TMQ magazine - Techniques, Methodologies, and Quality for a more accessible, concise and visible reading. In the first article, a review of the literature on the determinants of user satisfaction was carried out. In the second article, a quantitative methodology was developed through a questionnaire survey of the users of a private radiology service to identify the levels of satisfaction of the users of the sample collected. This study identified some improvement points to be performed in the service under study that requires the respective strategic triggering to implement new procedures such as waiting times, easier marking of exams and provision of information on waiting times and preparations for the exams. And the determinants that had the greatest influence on patient satisfaction in the radiology service under study were reliability, responsiveness, and empathy.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaEiras, MargaridaRCIPLUmbelino, Tânia Mafalda Lopes2018-05-24T10:24:32Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8532TID:201917238porUmbelino TM. Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:16.839177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
title Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
spellingShingle Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
Umbelino, Tânia Mafalda Lopes
Gestão em saúde
Qualidade em saúde
Satisfação do doente
Determinantes da satisfação
Modelo SERVPERF
Health management
Quality in health care
Patient satisfaction
Determinants of patient satisfaction
SERVPERF scale
title_short Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
title_full Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
title_fullStr Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
title_full_unstemmed Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
title_sort Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
author Umbelino, Tânia Mafalda Lopes
author_facet Umbelino, Tânia Mafalda Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eiras, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Umbelino, Tânia Mafalda Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Qualidade em saúde
Satisfação do doente
Determinantes da satisfação
Modelo SERVPERF
Health management
Quality in health care
Patient satisfaction
Determinants of patient satisfaction
SERVPERF scale
topic Gestão em saúde
Qualidade em saúde
Satisfação do doente
Determinantes da satisfação
Modelo SERVPERF
Health management
Quality in health care
Patient satisfaction
Determinants of patient satisfaction
SERVPERF scale
description Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-05-24T10:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8532
TID:201917238
url http://hdl.handle.net/10400.21/8532
identifier_str_mv TID:201917238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Umbelino TM. Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133434270973952