Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8532 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde |
id |
RCAP_d04346641c404b26440616ab8166e2c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privadoGestão em saúdeQualidade em saúdeSatisfação do doenteDeterminantes da satisfaçãoModelo SERVPERFHealth managementQuality in health carePatient satisfactionDeterminants of patient satisfactionSERVPERF scaleMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em SaúdeA avaliação da qualidade na saúde surge hoje como uma exigência na prestação de cuidados de saúde e com ela, a satisfação dos utentes emerge como um precioso indicador que permite o incremento na qualidade com a deteção de possíveis lacunas e consequente desencadeamento de estratégias de melhoria. Este trabalho tem como principais objetivos a identificação dos determinantes com maior influência na satisfação do utente e a identificação dos níveis de satisfação dos utentes num serviço de radiologia privado. Realizou-se a elaboração de dois artigos científicos em formato de publicação para a revista TMQ - Techniques, Methodologies and Quality para uma leitura mais acessível, sucinta e visível. No primeiro artigo realizou-se uma revisão da literatura sobre os determinantes da satisfação do utente. No segundo artigo desenvolveu-se um estudo de metodologia quantitativa através de um inquérito por questionário aos utentes de um serviço de radiologia privado com a finalidade de identificar os níveis de satisfação dos utentes da amostra recolhida. Com este estudo identificaram-se alguns pontos de melhoria a realizar no serviço em estudo que necessitam do respetivo desencadeamento estratégico para implementar novos procedimentos tais como os tempos de espera, uma maior facilidade na marcação dos exames e o fornecimento de informação sobre os tempos de espera e preparações para os exames. E os determinantes que apresentaram maior influência na satisfação dos utentes no serviço de radiologia em estudo foram a confiabilidade, a capacidade de resposta e a empatia.ABSTRACT - The health quality assessment arise today as a requirement in the provision of healthcare and with it, the satisfaction of patients is emerging as a valuable indicator for the increase in quality with the detection of possible gaps and consequent triggering improvement strategies. The main objectives of this work identify the determinants more influence on patient satisfaction and identify levels of patient satisfaction in a private radiology service. There was the preparation of two scientific articles in publication format for TMQ magazine - Techniques, Methodologies, and Quality for a more accessible, concise and visible reading. In the first article, a review of the literature on the determinants of user satisfaction was carried out. In the second article, a quantitative methodology was developed through a questionnaire survey of the users of a private radiology service to identify the levels of satisfaction of the users of the sample collected. This study identified some improvement points to be performed in the service under study that requires the respective strategic triggering to implement new procedures such as waiting times, easier marking of exams and provision of information on waiting times and preparations for the exams. And the determinants that had the greatest influence on patient satisfaction in the radiology service under study were reliability, responsiveness, and empathy.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaEiras, MargaridaRCIPLUmbelino, Tânia Mafalda Lopes2018-05-24T10:24:32Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8532TID:201917238porUmbelino TM. Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:16.839177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
title |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
spellingShingle |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado Umbelino, Tânia Mafalda Lopes Gestão em saúde Qualidade em saúde Satisfação do doente Determinantes da satisfação Modelo SERVPERF Health management Quality in health care Patient satisfaction Determinants of patient satisfaction SERVPERF scale |
title_short |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
title_full |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
title_fullStr |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
title_full_unstemmed |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
title_sort |
Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado |
author |
Umbelino, Tânia Mafalda Lopes |
author_facet |
Umbelino, Tânia Mafalda Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Eiras, Margarida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Umbelino, Tânia Mafalda Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão em saúde Qualidade em saúde Satisfação do doente Determinantes da satisfação Modelo SERVPERF Health management Quality in health care Patient satisfaction Determinants of patient satisfaction SERVPERF scale |
topic |
Gestão em saúde Qualidade em saúde Satisfação do doente Determinantes da satisfação Modelo SERVPERF Health management Quality in health care Patient satisfaction Determinants of patient satisfaction SERVPERF scale |
description |
Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-05-24T10:24:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8532 TID:201917238 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8532 |
identifier_str_mv |
TID:201917238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Umbelino TM. Os determinantes que influenciam a satisfação do utente num serviço de radiologia privado [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133434270973952 |