Influencia-me: uma análise sobre os atributos mais procurados em influenciadores digitais por hotéis de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludescher, Amanda Franco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35577
Resumo: A utilização inteligente de mídias sociais como ferramenta de marketing tornou-se crucial para o sucesso de organizações turísticas. Fatores como a velocidade de propagação da mensagem, bem como seu alcance elevado na distribuição de materiais tornaram-nas protagonistas no processo de intenção de visita dos consumidores. Ademais, dada a forte alteração no processo de decisão do consumidor – que passou a confiar mais em publicidade fornecida por outros utilizadores e descredibilizar as realizadas tradicionalmente por marcas – houve uma intensa revolução sobre o paradigma do marketing de influência, transformando os chamados “influenciadores digitais” em ferramentas de divulgação de produtos e/ou serviços. Entretanto, dado a crescente oferta de novos influencers, a definição do melhor representante pode ser uma tarefa complicada para as marcas turísticas. Diante disso, este estudo busca então compreender quais atributos do Instagram de um influenciador digital são mais relevantes para captar a atenção de hotéis de luxo portugueses, como sua produção de conteúdo é reconhecida e valorizada e que fatores são considerados essenciais para que seja a escolha número um para parcerias. Para isto, realizou-se estudo exploratório através de entrevistas semiestruturadas em profundidade diretamente com os responsáveis pela seleção e definição dos influencers de dez hotéis de luxo presentes em Portugal. Os inquiridos foram definidos através da listagem de Melhores Hotéis nomeados para o World Travel Awards 2022. Em paralelo, também realizou-se pesquisa extensiva nos Instagrams de influenciadores digitais já parceiros dos hotéis entrevistados, de maneira a comparar os dados fornecidos nas entrevistas com os atributos presentes nos perfis destes influenciadores – desta maneira, efetuando a triangulação dos dados. Tanto a análise de conteúdo das entrevistas quanto a triangulação dos dados permitiram concluir que o Nicho do Influenciador, assim como seu Conteúdo são os atributos mais relevantes para os hotéis de luxo ao realizarem a definição do influenciador digital. Os resultados desse estudo podem nortear o futuro do marketing turístico e contribuir para avanços estratégicos e teóricos na área da comunicação no turismo.
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Ademais, dada a forte alteração no processo de decisão do consumidor – que passou a confiar mais em publicidade fornecida por outros utilizadores e descredibilizar as realizadas tradicionalmente por marcas – houve uma intensa revolução sobre o paradigma do marketing de influência, transformando os chamados “influenciadores digitais” em ferramentas de divulgação de produtos e/ou serviços. Entretanto, dado a crescente oferta de novos influencers, a definição do melhor representante pode ser uma tarefa complicada para as marcas turísticas. Diante disso, este estudo busca então compreender quais atributos do Instagram de um influenciador digital são mais relevantes para captar a atenção de hotéis de luxo portugueses, como sua produção de conteúdo é reconhecida e valorizada e que fatores são considerados essenciais para que seja a escolha número um para parcerias. Para isto, realizou-se estudo exploratório através de entrevistas semiestruturadas em profundidade diretamente com os responsáveis pela seleção e definição dos influencers de dez hotéis de luxo presentes em Portugal. Os inquiridos foram definidos através da listagem de Melhores Hotéis nomeados para o World Travel Awards 2022. Em paralelo, também realizou-se pesquisa extensiva nos Instagrams de influenciadores digitais já parceiros dos hotéis entrevistados, de maneira a comparar os dados fornecidos nas entrevistas com os atributos presentes nos perfis destes influenciadores – desta maneira, efetuando a triangulação dos dados. Tanto a análise de conteúdo das entrevistas quanto a triangulação dos dados permitiram concluir que o Nicho do Influenciador, assim como seu Conteúdo são os atributos mais relevantes para os hotéis de luxo ao realizarem a definição do influenciador digital. Os resultados desse estudo podem nortear o futuro do marketing turístico e contribuir para avanços estratégicos e teóricos na área da comunicação no turismo.The smart use of social media as a marketing tool has become crucial to the success of tourism organizations. Factors such as the speed of propagation of the message, as well as their high reach in the distribution of materials, made them protagonists in the process of consumers' intention to visit. Furthermore, given the strong change in the consumer's decision-making process - which began to rely more on advertising provided by other users and discredit those traditionally carried out by brands - there was an intense revolution in the paradigm of influencer marketing, transforming the so-called "digital influencers” in tools for promoting products and/or services. However, given the growing supply of new influencers, defining the best representative can be a complicated task for tourist brands. Therefore, this study seeks to understand which Instagram attributes of a digital influencer are most relevant to capture the attention of Portuguese luxury hotels, how their content production is recognized and valued and what factors are considered essential for it to be the number one choice for partnerships. For this, an exploratory study was carried out through in-depth semi-structured interviews directly with those responsible for selecting and defining the influencers of ten luxury hotels present in Portugal. The respondents were defined through the list of Best Hotels nominated for the World Travel Awards 2022. In parallel, extensive research was also carried out on the Instagrams of digital influencers already partners with the hotels interviewed, in order to compare the data provided in the interviews with the attributes present in the profiles of these influencers – thus, triangulating the data. Both the content analysis of the interviews and the triangulation of the data allowed us to conclude that the Influencer's Niche, as well as its Content, are the most relevant attributes for luxury hotels when defining the digital influencer. The results of this study can guide the future of tourism marketing and contribute to strategic and theoretical advances in the area of communication in tourism.2023-01-03T14:36:22Z2022-11-29T00:00:00Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35577porLudescher, Amanda Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:34Zoai:ria.ua.pt:10773/35577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:35.011792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Influenciadores digitais
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Influenciadores no Instagram
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