Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11879 |
Resumo: | A comunicação é uma ferramenta essencial e uma parte integrante do marketing. O sucesso de uma organização depende muito da eficácia da comunicação da organização com os mais diversos públicos. Cada vez mais as organizações de saúde estão a apostar na inovação, o que, consequentemente, torna os utentes mais exigentes. Desta forma, tanto a área do Marketing, como a área da Comunicação, passaram a ter uma grande procura por essas organizações, de forma a informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades, no sentido da promoção da saúde. Ferramentas de comunicação auxiliam as organizações a comunicarem com o seu público-alvo com o propósito de facilitar e melhorar os processos, tornando-os mais rápidos e eficazes. As redes sociais são uma dessas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para disseminar informação a grandes populações, sem grandes custos acrescidos. No entanto, é necessário e essencial, as organizações, possuírem um planeamento estratégico de comunicação bem definido, de forma a conseguirem precaver incertezas e poderem delinear ações para o futuro. O presente relatório, resultante de um estágio curricular de quatro meses no Gabinete de Comunicação e Imagem da Unidade Local de Saúde da Guarda, incide essencialmente, em atividades ligadas à comunicação interna e externa da organização. Algumas falhas organizacionais foram encontradas durante a experiência de estágio, nomeadamente na realização de conteúdos para as redes sociais. A falta de um planeamento estratégico de comunicação para as redes sociais foi o problema organizacional identificado e abordado no relatório de estágio. Uma proposta de solução para o problema identificado incidiu num plano de comunicação. |
id |
RCAP_d0473706806694b3fea35657ed837884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11879 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing e Comunicação nas Organizações de SaúdeRelatório de Estágio Curricular na ULSGComunicaçãoComunicação OrganizacionalMarketingOrganizações de SaúdePlano de ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingA comunicação é uma ferramenta essencial e uma parte integrante do marketing. O sucesso de uma organização depende muito da eficácia da comunicação da organização com os mais diversos públicos. Cada vez mais as organizações de saúde estão a apostar na inovação, o que, consequentemente, torna os utentes mais exigentes. Desta forma, tanto a área do Marketing, como a área da Comunicação, passaram a ter uma grande procura por essas organizações, de forma a informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades, no sentido da promoção da saúde. Ferramentas de comunicação auxiliam as organizações a comunicarem com o seu público-alvo com o propósito de facilitar e melhorar os processos, tornando-os mais rápidos e eficazes. As redes sociais são uma dessas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para disseminar informação a grandes populações, sem grandes custos acrescidos. No entanto, é necessário e essencial, as organizações, possuírem um planeamento estratégico de comunicação bem definido, de forma a conseguirem precaver incertezas e poderem delinear ações para o futuro. O presente relatório, resultante de um estágio curricular de quatro meses no Gabinete de Comunicação e Imagem da Unidade Local de Saúde da Guarda, incide essencialmente, em atividades ligadas à comunicação interna e externa da organização. Algumas falhas organizacionais foram encontradas durante a experiência de estágio, nomeadamente na realização de conteúdos para as redes sociais. A falta de um planeamento estratégico de comunicação para as redes sociais foi o problema organizacional identificado e abordado no relatório de estágio. Uma proposta de solução para o problema identificado incidiu num plano de comunicação.Communication is an essential tool and an integral part of marketing. The success of an organization depends a lot on the effectiveness of the company's communication with the most diverse audiences. More and more healthcare organizations are betting on innovation, which, consequently, makes users more demanding. In this way, both the Marketing area and the Communication area started to have a great demand for these organizations, in order to inform and influence the decisions of individuals and communities, in the sense of health promotion. Communication tools help organizations to communicate with their target audience in order to facilitate and improve processes, making them faster and more effective. Social networks are one of those communication tools that can be used to disseminate information to large populations, without great added costs. However, it is necessary and essential for organizations to have a well-defined strategic communication plan, in order to be able to avoid uncertainties and be able to outline actions for the future. This report, resulting from a four-month curricular internship at the Communication and Image Office of the Local Health Unit of Guarda, focuses essentially on activities related to the organization's internal and external communication. Some organizational flaws were found during the internship experience, namely in the creation of content for social networks. The lack of strategic communication planning for social networks was the organizational problem identified and addressed in the internship report. A proposed solution to the identified problem focused on a communication plan.Pereira, Carla Alexandra BarbosauBibliorumFigueira, Tânia Filipa Fernandes2022-01-17T17:04:13Z2021-10-132021-07-262021-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11879TID:202858731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:37:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:37:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde Relatório de Estágio Curricular na ULSG |
title |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde |
spellingShingle |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde Figueira, Tânia Filipa Fernandes Comunicação Comunicação Organizacional Marketing Organizações de Saúde Plano de Comunicação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
title_short |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde |
title_full |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde |
title_fullStr |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde |
title_full_unstemmed |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde |
title_sort |
Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde |
author |
Figueira, Tânia Filipa Fernandes |
author_facet |
Figueira, Tânia Filipa Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Carla Alexandra Barbosa uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Tânia Filipa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Comunicação Organizacional Marketing Organizações de Saúde Plano de Comunicação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
topic |
Comunicação Comunicação Organizacional Marketing Organizações de Saúde Plano de Comunicação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
description |
A comunicação é uma ferramenta essencial e uma parte integrante do marketing. O sucesso de uma organização depende muito da eficácia da comunicação da organização com os mais diversos públicos. Cada vez mais as organizações de saúde estão a apostar na inovação, o que, consequentemente, torna os utentes mais exigentes. Desta forma, tanto a área do Marketing, como a área da Comunicação, passaram a ter uma grande procura por essas organizações, de forma a informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades, no sentido da promoção da saúde. Ferramentas de comunicação auxiliam as organizações a comunicarem com o seu público-alvo com o propósito de facilitar e melhorar os processos, tornando-os mais rápidos e eficazes. As redes sociais são uma dessas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para disseminar informação a grandes populações, sem grandes custos acrescidos. No entanto, é necessário e essencial, as organizações, possuírem um planeamento estratégico de comunicação bem definido, de forma a conseguirem precaver incertezas e poderem delinear ações para o futuro. O presente relatório, resultante de um estágio curricular de quatro meses no Gabinete de Comunicação e Imagem da Unidade Local de Saúde da Guarda, incide essencialmente, em atividades ligadas à comunicação interna e externa da organização. Algumas falhas organizacionais foram encontradas durante a experiência de estágio, nomeadamente na realização de conteúdos para as redes sociais. A falta de um planeamento estratégico de comunicação para as redes sociais foi o problema organizacional identificado e abordado no relatório de estágio. Uma proposta de solução para o problema identificado incidiu num plano de comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13 2021-07-26 2021-10-13T00:00:00Z 2022-01-17T17:04:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/11879 TID:202858731 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/11879 |
identifier_str_mv |
TID:202858731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549662009163776 |