Marketing e Comunicação nas Organizações de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Tânia Filipa Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11879
Resumo: A comunicação é uma ferramenta essencial e uma parte integrante do marketing. O sucesso de uma organização depende muito da eficácia da comunicação da organização com os mais diversos públicos. Cada vez mais as organizações de saúde estão a apostar na inovação, o que, consequentemente, torna os utentes mais exigentes. Desta forma, tanto a área do Marketing, como a área da Comunicação, passaram a ter uma grande procura por essas organizações, de forma a informar e influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades, no sentido da promoção da saúde. Ferramentas de comunicação auxiliam as organizações a comunicarem com o seu público-alvo com o propósito de facilitar e melhorar os processos, tornando-os mais rápidos e eficazes. As redes sociais são uma dessas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para disseminar informação a grandes populações, sem grandes custos acrescidos. No entanto, é necessário e essencial, as organizações, possuírem um planeamento estratégico de comunicação bem definido, de forma a conseguirem precaver incertezas e poderem delinear ações para o futuro. O presente relatório, resultante de um estágio curricular de quatro meses no Gabinete de Comunicação e Imagem da Unidade Local de Saúde da Guarda, incide essencialmente, em atividades ligadas à comunicação interna e externa da organização. Algumas falhas organizacionais foram encontradas durante a experiência de estágio, nomeadamente na realização de conteúdos para as redes sociais. A falta de um planeamento estratégico de comunicação para as redes sociais foi o problema organizacional identificado e abordado no relatório de estágio. Uma proposta de solução para o problema identificado incidiu num plano de comunicação.
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