Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11164 |
Resumo: | Este documento refere-se ao estágio realizado no ano letivo 2020/2021, no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia em Bragança, e pretende detalhar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano enquanto professor estagiário. Como estagiário, tive sempre a presença e orientação do professor cooperante António Oliveira, que me integrou e ajudou no processo de ensino. Estive presente em todo o seu horário, no entanto era mais influente em duas das suas turmas, 10ºA e 12ºC. Participei em todas as suas turmas, 10ºA,10ºD,10ºE,10ºG,12ºA e na sua Direção de Turma, 12ºC. Neste relatório é possível observar todo o processo de preparação e lecionação dessas aulas. Durante o estágio, nas duas turmas, elaborei 8 unidades didáticas, sendo 4 no primeiro período Basquetebol e Futsal no 10º Ano e Futsal e Orientação no 12º Ano. No segundo período, duas no 12º, Badminton e Voleibol, e uma no 10º ano, Basquetebol. No entanto, devido à doença COVID- 19 não foi possível a lecionação destas modalidades, pois o país estava em quarentena. Foi feito então, aulas de Condição Física. Estas Unidades Didáticas foram abordadas no 3º Período. Por último, no 3º Período realizei 1 unidade didática relativamente ao 12º ano, Basquetebol. Além disso, também serão abordadas todas as componentes não letivas como o desporto escolar, balanços de aula assim como as dificuldades encontradas e as suas soluções. Não participei no Desporto Escolar devido aos horários desta componente não serem compatíveis com os meus. Com o contexto pandémico da doença COVID-19, a escola preparou-se no início do ano letivo com plataformas necessárias, conteúdos teóricos e práticos e o modo de avaliação. O documento estará dividido em 4 grandes temáticas, o Contexto; Estágio Pedagógico; Atividades desenvolvidas; e Reflexões finais. Na conclusão deste documento, é possível verificar a importância do estágio pedagógico para a formação de novos professores, pois neste momento podemos colocar em prática todos os nossos conhecimentos assimilados ao longo da nossa vida académica. |
id |
RCAP_d05458ead1b66ce221fdbf8316ba2a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaEnsino- AprendizagemEste documento refere-se ao estágio realizado no ano letivo 2020/2021, no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia em Bragança, e pretende detalhar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano enquanto professor estagiário. Como estagiário, tive sempre a presença e orientação do professor cooperante António Oliveira, que me integrou e ajudou no processo de ensino. Estive presente em todo o seu horário, no entanto era mais influente em duas das suas turmas, 10ºA e 12ºC. Participei em todas as suas turmas, 10ºA,10ºD,10ºE,10ºG,12ºA e na sua Direção de Turma, 12ºC. Neste relatório é possível observar todo o processo de preparação e lecionação dessas aulas. Durante o estágio, nas duas turmas, elaborei 8 unidades didáticas, sendo 4 no primeiro período Basquetebol e Futsal no 10º Ano e Futsal e Orientação no 12º Ano. No segundo período, duas no 12º, Badminton e Voleibol, e uma no 10º ano, Basquetebol. No entanto, devido à doença COVID- 19 não foi possível a lecionação destas modalidades, pois o país estava em quarentena. Foi feito então, aulas de Condição Física. Estas Unidades Didáticas foram abordadas no 3º Período. Por último, no 3º Período realizei 1 unidade didática relativamente ao 12º ano, Basquetebol. Além disso, também serão abordadas todas as componentes não letivas como o desporto escolar, balanços de aula assim como as dificuldades encontradas e as suas soluções. Não participei no Desporto Escolar devido aos horários desta componente não serem compatíveis com os meus. Com o contexto pandémico da doença COVID-19, a escola preparou-se no início do ano letivo com plataformas necessárias, conteúdos teóricos e práticos e o modo de avaliação. O documento estará dividido em 4 grandes temáticas, o Contexto; Estágio Pedagógico; Atividades desenvolvidas; e Reflexões finais. Na conclusão deste documento, é possível verificar a importância do estágio pedagógico para a formação de novos professores, pois neste momento podemos colocar em prática todos os nossos conhecimentos assimilados ao longo da nossa vida académica.This document refers to the internship carried out in the academic year 2020/2021, at the Emídio Garcia Schools Grouping in Bragança, and intends to detail all the work developed throughout the year as an intern teacher. As an intern, I always had the presence and guidance of the cooperating teacher António Oliveira, who integrated me and helped in the teaching process. I was present throughout your schedule, however I was more influential in two of your classes, 10ºA and 12ºC. I participated in all its classes, 10ºA, 10ºD, 10ºE, 10ºG, 12ºA and in its Class Direction, 12ºC. In this report it is possible to observe the entire process of preparation and teaching of these classes. During the internship, in both classes, I developed 8 teaching units, 4 in the first period Basketball and Futsal in the 10th year and Futsal and Orienteering in the 12th year. In the second period, two in the 12th, Badminton and Volleyball, and one in the 10th year, Basketball. Finally, in the 3rd period I performed 1 didactic unit for the 12th year, Basketball. In addition, all non-teaching components will also be addressed, such as school sports, class balances as well as the difficulties encountered and their solutions. I did not participate in School Sports because the schedules for this component are not compatible with mine. With the pandemic context of the COVID-19 disease, the school prepared itself at the beginning of the school year with the necessary platforms, theoretical and practical contents and the assessment mode. The document will be divided into 4 major themes, Context; Pedagogical Internship; Developed activities; and Final Reflections. In the conclusion of this document, it is possible to verify the importance of the pedagogical internship for the formation of new teachers, since at this moment we can put into practice all our knowledge assimilated throughout our academic life.2022-04-22T10:48:16Z2022-02-03T00:00:00Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11164TID:202992942porTeixeira, Carlos Philippe Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:12.172678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Teixeira, Carlos Philippe Vaz Educação Física Ensino- Aprendizagem |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Teixeira, Carlos Philippe Vaz |
author_facet |
Teixeira, Carlos Philippe Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carlos Philippe Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino- Aprendizagem |
topic |
Educação Física Ensino- Aprendizagem |
description |
Este documento refere-se ao estágio realizado no ano letivo 2020/2021, no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia em Bragança, e pretende detalhar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano enquanto professor estagiário. Como estagiário, tive sempre a presença e orientação do professor cooperante António Oliveira, que me integrou e ajudou no processo de ensino. Estive presente em todo o seu horário, no entanto era mais influente em duas das suas turmas, 10ºA e 12ºC. Participei em todas as suas turmas, 10ºA,10ºD,10ºE,10ºG,12ºA e na sua Direção de Turma, 12ºC. Neste relatório é possível observar todo o processo de preparação e lecionação dessas aulas. Durante o estágio, nas duas turmas, elaborei 8 unidades didáticas, sendo 4 no primeiro período Basquetebol e Futsal no 10º Ano e Futsal e Orientação no 12º Ano. No segundo período, duas no 12º, Badminton e Voleibol, e uma no 10º ano, Basquetebol. No entanto, devido à doença COVID- 19 não foi possível a lecionação destas modalidades, pois o país estava em quarentena. Foi feito então, aulas de Condição Física. Estas Unidades Didáticas foram abordadas no 3º Período. Por último, no 3º Período realizei 1 unidade didática relativamente ao 12º ano, Basquetebol. Além disso, também serão abordadas todas as componentes não letivas como o desporto escolar, balanços de aula assim como as dificuldades encontradas e as suas soluções. Não participei no Desporto Escolar devido aos horários desta componente não serem compatíveis com os meus. Com o contexto pandémico da doença COVID-19, a escola preparou-se no início do ano letivo com plataformas necessárias, conteúdos teóricos e práticos e o modo de avaliação. O documento estará dividido em 4 grandes temáticas, o Contexto; Estágio Pedagógico; Atividades desenvolvidas; e Reflexões finais. Na conclusão deste documento, é possível verificar a importância do estágio pedagógico para a formação de novos professores, pois neste momento podemos colocar em prática todos os nossos conhecimentos assimilados ao longo da nossa vida académica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-22T10:48:16Z 2022-02-03T00:00:00Z 2022-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11164 TID:202992942 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11164 |
identifier_str_mv |
TID:202992942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137096098643968 |