Jazz fora de horas: jam sessions em Nova Iorque
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11240 |
Resumo: | Decidi desenvolver a minha investigação em Nova Iorque, um dos maiores centros de actividade musical do jazz no mundo. É aí que se localizam os clubes onde os músicos mais reconhecidos desenvolveram as suas carreiras, e aonde jovens se dirigem para se integrarem na vida profissional. Em Nova Iorque, o meu background como músico de jazz facilitou o contacto com os músicos, o meu conhecimento do meio, o desenvolvimento de uma relação de confiança com estes, e a minha própria integração no ambiente dos clubes Realizei trabalho de terreno em Manhattan nos verões de 2004 e 2005. Este trabalho envolveu entrevistas etnográficas semi-estruturadas com dezasseis músicos e um gerente de um clube de jazz, e a observação de jam sessions em cinco espaços de performance situados em três bairros distintos de Manhattan: Harlem (Lenox Lounge e St. Nick’s Pub) Upper West Side (Cleopatra’s Needle e Smoke) e Greenwich Village (Small’s). O material recolhido foi analisado e os dados obtidos através das entrevistas e da observação foram cruzados e comparados com a minha experiência enquanto músico e a observação de jam sessions noutros contextos. |
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Decidi desenvolver a minha investigação em Nova Iorque, um dos maiores centros de actividade musical do jazz no mundo. É aí que se localizam os clubes onde os músicos mais reconhecidos desenvolveram as suas carreiras, e aonde jovens se dirigem para se integrarem na vida profissional. Em Nova Iorque, o meu background como músico de jazz facilitou o contacto com os músicos, o meu conhecimento do meio, o desenvolvimento de uma relação de confiança com estes, e a minha própria integração no ambiente dos clubes Realizei trabalho de terreno em Manhattan nos verões de 2004 e 2005. Este trabalho envolveu entrevistas etnográficas semi-estruturadas com dezasseis músicos e um gerente de um clube de jazz, e a observação de jam sessions em cinco espaços de performance situados em três bairros distintos de Manhattan: Harlem (Lenox Lounge e St. Nick’s Pub) Upper West Side (Cleopatra’s Needle e Smoke) e Greenwich Village (Small’s). O material recolhido foi analisado e os dados obtidos através das entrevistas e da observação foram cruzados e comparados com a minha experiência enquanto músico e a observação de jam sessions noutros contextos. |
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