Relação entre a pobreza e o mau trato: Revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Filipa Mariana Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18864
Resumo: São vários os estudos e modelos explicativos que defendem que crianças em situação de pobreza estão particularmente vulneráveis ao mau trato infantil. Contudo, a literatura tem mostrado que esta associação pode não ser necessariamente direta. Nesse sentido, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de clarificar a associação entre a pobreza e o mau trato, analisar as características dos estudos em termos de amostras, variáveis e medidas, e identificar potenciais moderadores e mediadores desta associação. A revisão foi realizada em oito bases de dados, resultando em 76 artigos que preencheram os critérios de inclusão. Globalmente, os resultados desta revisão demonstraram que a pobreza se associa a uma maior probabilidade de mau trato, particularmente com o abuso e em menor grau com a negligência. Estes resultados observam-se particularmente quando as medidas utilizadas são a sinalização aos serviços de proteção de crianças e jovens, e com instrumentos de hetero-relato, muitas vezes preenchidos pelos profissionais dos serviços. A relação entre pobreza e mau trato é observada tanto em amostras comunitárias como de risco, e quer quando a pobreza é analisada a nível comunitário ou familiar, particularmente quando a medida de pobreza é de natureza multidimensional. Surpreendentemente, foram muito poucos os estudos a explorar possíveis efeitos de mediação e moderação, que não apresentam padrões consistentes. Esta revisão apresenta-se como um contributo teórico na clarificação da associação entre a pobreza e o mau trato infantil que poderá informar investigação futura e apoiar a prevenção de diferentes formas de mau trato, nos vários contextos proximais ou distais da criança.
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