Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gabriela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, José António, Nascimento, Maria Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917
Resumo: In this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error.
id RCAP_d0752dd28cf7386b6a0ab0948886aa0f
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/3917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnicoIn this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error.En este artículo se estudian los conflictos semióticos en la resolución de un problema relacionado con las pruebas de hipótesis para la media en una muestra de 223 estudiantes de Ingeniería Informática del Instituto Superior de Engeñaría de Porto, durante el curso académico 2012-2013. Usando como marco teórico el Enfoque Ontosemiótico de la cognición e instrucción matemática, se analizan los conflictos matemáticos implícitos en las respuestas de los estudiantes, así como los objetos y procesos matemáticos usados para caracterizar los posibles conflictos semióticos que condujeron a respuestas incorrectas en la resolución de dicho problema. En términos de resultados, además del alto porcentaje de estudiantes que no respondió a las preguntas, se destaca la existencia de varios conflictos semióticos asociados con la formulación de hipótesis y el cálculo de la probabilidad del error de tipo I.Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917Indagatio Didactica; Vol 6 No 4 (2014); 37-56Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 37-56Indagatio Didactica; Vol. 6 No 4 (2014); 37-56Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 4 (2014); 37-561647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917/2927Gonçalves, GabrielaFernandes, José AntónioNascimento, Maria Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:40Zoai:proa.ua.pt:article/3917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:03.403409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
spellingShingle Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
Gonçalves, Gabriela
title_short Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_full Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_fullStr Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_full_unstemmed Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
title_sort Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
author Gonçalves, Gabriela
author_facet Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
author_role author
author2 Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
description In this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917
https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917
url https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917/2927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 6 No 4 (2014); 37-56
Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 37-56
Indagatio Didactica; Vol. 6 No 4 (2014); 37-56
Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 4 (2014); 37-56
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133568471924736