Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917 |
Resumo: | In this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error. |
id |
RCAP_d0752dd28cf7386b6a0ab0948886aa0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/3917 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnicoIn this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error.En este artículo se estudian los conflictos semióticos en la resolución de un problema relacionado con las pruebas de hipótesis para la media en una muestra de 223 estudiantes de Ingeniería Informática del Instituto Superior de Engeñaría de Porto, durante el curso académico 2012-2013. Usando como marco teórico el Enfoque Ontosemiótico de la cognición e instrucción matemática, se analizan los conflictos matemáticos implícitos en las respuestas de los estudiantes, así como los objetos y procesos matemáticos usados para caracterizar los posibles conflictos semióticos que condujeron a respuestas incorrectas en la resolución de dicho problema. En términos de resultados, además del alto porcentaje de estudiantes que no respondió a las preguntas, se destaca la existencia de varios conflictos semióticos asociados con la formulación de hipótesis y el cálculo de la probabilidad del error de tipo I.Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o Enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917Indagatio Didactica; Vol 6 No 4 (2014); 37-56Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 37-56Indagatio Didactica; Vol. 6 No 4 (2014); 37-56Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 4 (2014); 37-561647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917/2927Gonçalves, GabrielaFernandes, José AntónioNascimento, Maria Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:40Zoai:proa.ua.pt:article/3917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:03.403409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
spellingShingle |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico Gonçalves, Gabriela |
title_short |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_full |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_fullStr |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_full_unstemmed |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_sort |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
author |
Gonçalves, Gabriela |
author_facet |
Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
description |
In this article we study the semiotic conflicts experienced by 223 students degree in Computer Engineering, at Institute of Engineering from Porto, during 2012-2013 in solving a problem involving hypothesis tests for the mean. Using the theoretical model Ontosemiotic Approach for the knowledge and teaching of mathematics, we analyzed the implicit mathematical conflicts in the answers of students, as well as objects and mathematical processes used to characterize the possible semiotic conflicts that led to wrong answers. In terms of results, in addition to the high percentage of students who did not answer the questions, we highlight the existence of several semiotic conflicts associated with the formulation of hypotheses and the calculation of the probability of type I error. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917 https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3917/2927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 6 No 4 (2014); 37-56 Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 4 (2014); 37-56 Indagatio Didactica; Vol. 6 No 4 (2014); 37-56 Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 4 (2014); 37-56 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133568471924736 |