Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31221 |
Resumo: | Com a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems. |
id |
RCAP_d08930dabec3d6e58d4b5fe8860f4767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/31221 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltiplaRealidade Virtuale-AprendizagemA-FrameH5PPerguntas de Resposta MúltiplaVirtual Realitye-LearningA-FrameH5PMultiple Choice QuestionsCom a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems.Universidade de Évora2022-03-04T12:15:08Z2022-03-042022-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31221http://hdl.handle.net/10174/31221TID:202947785porDepartamento de Informáticatchavei@gmail.com498Chaveiro, Tony Babejinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:28.482644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
title |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
spellingShingle |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla Chaveiro, Tony Babej Realidade Virtual e-Aprendizagem A-Frame H5P Perguntas de Resposta Múltipla Virtual Reality e-Learning A-Frame H5P Multiple Choice Questions |
title_short |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
title_full |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
title_fullStr |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
title_full_unstemmed |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
title_sort |
Realidade virtual e e-Aprendizagem: especificação de perguntas de escolha múltipla |
author |
Chaveiro, Tony Babej |
author_facet |
Chaveiro, Tony Babej |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaveiro, Tony Babej |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Virtual e-Aprendizagem A-Frame H5P Perguntas de Resposta Múltipla Virtual Reality e-Learning A-Frame H5P Multiple Choice Questions |
topic |
Realidade Virtual e-Aprendizagem A-Frame H5P Perguntas de Resposta Múltipla Virtual Reality e-Learning A-Frame H5P Multiple Choice Questions |
description |
Com a proliferação de tecnologias de RV nos dias de hoje, a massificação das mesmas como instrumentos de ensino e aprendizagem é inevitável. Nesse cenário, levantam-se diversas questões e problemas relacionados, tanto com o seu uso como com a sua produção e desenvolvimento. Esta dissertação foca-se na problemática da inclusão de tecnologias de RV no ensino à distância, por parte de utilizadores não-técnicos, com vista a enriquecer e motivar a transmissão de conhecimentos. É apresentada uma solução, suportada por uma Prova de Conceito, em que é demonstrada a possibilidade de, através da utilização de um conjunto de especificações claras e simples, gerar uma atividade RV com conteúdos dinâmicos e facilmente adaptáveis. É igualmente delineado um caminho à futura incorporação do trabalho, aqui apresentado, em sistemas de gestão de aprendizagem, através da combinação de diferentes arquiteturas e tecnologias de código livre e aberto; Abstract: Virtual Reality and e-Learning Specification of Multiple Choice Questions As Virtual Reality (VR) technologies are currently spreading, it’s rather inevitable that these become massively used as learning and teaching tools. In this scenario, many questions and related problems are emerging. Not only about how these technologies should be employed but also how they can be developed. This thesis focuses on the problematic of giving non-technical users the ability of developing a featurerich and motivating VR learning environment. A solution, backed by a working Proof of Concept, is presented. Through a set of clear and simple specifications, it’s established how it’s possible to generate a dynamic and adaptable VR activity. Additionally, a set of foundations are drawn out which will allow, through the combination of different open-source frameworks and technologies, incorporate the present work in Learning Management Systems. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04T12:15:08Z 2022-03-04 2022-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/31221 http://hdl.handle.net/10174/31221 TID:202947785 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/31221 |
identifier_str_mv |
TID:202947785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Informática tchavei@gmail.com 498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136686476623872 |