Orquestra de cordofones no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Tiago Filipe Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8622
Resumo: O Projeto “Orquestra de Cordofones no 1.º Ciclo: Aprendizagens musicais e sociais”, tem por objetivo a aprendizagem coletiva do Bandolim, junto com os Braguinhas e acompanhamento da Guitarra Clássica, realizado nas atividades de enriquecimento curricular duma escola do 1.º ciclo de Ensino Básico situada na Região Autónoma da Madeira (R.A.M.). Com este projeto pretendemos aferir quais as aprendizagens musicais e sociais, durante a aprendizagem do novo instrumento, o Bandolim, bem como as motivações dos alunos quanto à sua implementação na sala de aula. Já existem experiências relativamente a esta temática, como o caso dos professores Teresa Leão, Catarina Gomes, Helena Sousa e Norberto Cruz, que todos eles desenvolveram os seus projetos em prol dos cordofones. Tentaram implementar nas escolas e/ou associações o instrumento Bandolim, para que este fosse desenvolvido individualmente ou em grupo pelas crianças, como em pequena orquestra. Tal como este projeto, a Catarina Gomes desenvolveu o seu projeto juntamente com outro instrumento, o Braguinha. O referido projeto foi desenvolvido num colégio privado, Escola Donaolga de Brito, situado na zona da Achada, Funchal e envolveu uma turma de 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em atividade de Enriquecimento Curricular. Esta investigação-ação, de caráter qualitativo, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram desenvolvidas pelos alunos ao longo das dez semanas. Os resultados obtidos apontam para a validação deste projeto por ser notório o sucesso e a satisfação dos alunos, como também da importância do duplo papel professor/músico profissional, tendo este sido reconhecido pelas crianças. As principais conclusões do presente projeto apontam para um acréscimo de aprendizagens musicais e aprendizagens sociais às crianças, como também para um elevado nível de motivação, tanto individual como em grupo.
id RCAP_4ad11e89c5a588e06953edf5c112b7ca
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orquestra de cordofones no 1º cicloaprendizagens musicais e sociais: aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º cicloBandolimPartilhaAprendizagens musicais e aprendizagens sociaisMotivaçõesPapel do professor/músico profissionalRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMandolinSharingMusical and social skillsMotivationRole of the teacher/professional musicianO Projeto “Orquestra de Cordofones no 1.º Ciclo: Aprendizagens musicais e sociais”, tem por objetivo a aprendizagem coletiva do Bandolim, junto com os Braguinhas e acompanhamento da Guitarra Clássica, realizado nas atividades de enriquecimento curricular duma escola do 1.º ciclo de Ensino Básico situada na Região Autónoma da Madeira (R.A.M.). Com este projeto pretendemos aferir quais as aprendizagens musicais e sociais, durante a aprendizagem do novo instrumento, o Bandolim, bem como as motivações dos alunos quanto à sua implementação na sala de aula. Já existem experiências relativamente a esta temática, como o caso dos professores Teresa Leão, Catarina Gomes, Helena Sousa e Norberto Cruz, que todos eles desenvolveram os seus projetos em prol dos cordofones. Tentaram implementar nas escolas e/ou associações o instrumento Bandolim, para que este fosse desenvolvido individualmente ou em grupo pelas crianças, como em pequena orquestra. Tal como este projeto, a Catarina Gomes desenvolveu o seu projeto juntamente com outro instrumento, o Braguinha. O referido projeto foi desenvolvido num colégio privado, Escola Donaolga de Brito, situado na zona da Achada, Funchal e envolveu uma turma de 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em atividade de Enriquecimento Curricular. Esta investigação-ação, de caráter qualitativo, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram desenvolvidas pelos alunos ao longo das dez semanas. Os resultados obtidos apontam para a validação deste projeto por ser notório o sucesso e a satisfação dos alunos, como também da importância do duplo papel professor/músico profissional, tendo este sido reconhecido pelas crianças. As principais conclusões do presente projeto apontam para um acréscimo de aprendizagens musicais e aprendizagens sociais às crianças, como também para um elevado nível de motivação, tanto individual como em grupo.The Research project "Chordophones Orchestra in Elementary Schools: Musical and Social Skills", aims to the collective learning of the mandolin, along with Braguinhas and monitoring of Classical Guitar, held in curriculum enrichment activities in an Elementary school located in Região Autónoma da Madeira with this project we intend to assess which musical and social skills are developed, during the learning process of the new instrument, the Mandolin, as well as the students motivations about its implementation in the classroom. There are previous experiences on this matter. Some teachers like Teresa Leon , Catarina Gomes, Helena Sousa and Norberto Cruz, have already developed their projects using string instruments, by trying to implement the Mandolin instrument in their schools and / or associations, individually , in groups, or in a small orchestra. Catarina Gomes also developed a similar project along with another instrument, the Braguinha. The following project was developed in a private school, Donaolga de Brito School, located at Achada, Funchal, with fourteen students of a 3rd grade classroom as a Curricular Enrichment activity. This action-research approach sought to identify the musical and social skills that were developed by the students during the ten weeks project. The results point to the validation of this project due to the notorious success and the satisfaction of students, but also the importance of the teacher / professional musician double role, being the latter recognized by the children. The main conclusions of this project point to an increase of musical and social skills by the children, but also for a high level of motivation, both individually and in groups.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalGodinho, José CarlosRepositório ComumLobato, Tiago Filipe Mendonça2015-05-14T09:59:12Z2015-042015-052015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8622TID:201604426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:32.338056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orquestra de cordofones no 1º ciclo
aprendizagens musicais e sociais: aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclo
title Orquestra de cordofones no 1º ciclo
spellingShingle Orquestra de cordofones no 1º ciclo
Lobato, Tiago Filipe Mendonça
Bandolim
Partilha
Aprendizagens musicais e aprendizagens sociais
Motivações
Papel do professor/músico profissional
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Mandolin
Sharing
Musical and social skills
Motivation
Role of the teacher/professional musician
title_short Orquestra de cordofones no 1º ciclo
title_full Orquestra de cordofones no 1º ciclo
title_fullStr Orquestra de cordofones no 1º ciclo
title_full_unstemmed Orquestra de cordofones no 1º ciclo
title_sort Orquestra de cordofones no 1º ciclo
author Lobato, Tiago Filipe Mendonça
author_facet Lobato, Tiago Filipe Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, José Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Tiago Filipe Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Bandolim
Partilha
Aprendizagens musicais e aprendizagens sociais
Motivações
Papel do professor/músico profissional
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Mandolin
Sharing
Musical and social skills
Motivation
Role of the teacher/professional musician
topic Bandolim
Partilha
Aprendizagens musicais e aprendizagens sociais
Motivações
Papel do professor/músico profissional
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Mandolin
Sharing
Musical and social skills
Motivation
Role of the teacher/professional musician
description O Projeto “Orquestra de Cordofones no 1.º Ciclo: Aprendizagens musicais e sociais”, tem por objetivo a aprendizagem coletiva do Bandolim, junto com os Braguinhas e acompanhamento da Guitarra Clássica, realizado nas atividades de enriquecimento curricular duma escola do 1.º ciclo de Ensino Básico situada na Região Autónoma da Madeira (R.A.M.). Com este projeto pretendemos aferir quais as aprendizagens musicais e sociais, durante a aprendizagem do novo instrumento, o Bandolim, bem como as motivações dos alunos quanto à sua implementação na sala de aula. Já existem experiências relativamente a esta temática, como o caso dos professores Teresa Leão, Catarina Gomes, Helena Sousa e Norberto Cruz, que todos eles desenvolveram os seus projetos em prol dos cordofones. Tentaram implementar nas escolas e/ou associações o instrumento Bandolim, para que este fosse desenvolvido individualmente ou em grupo pelas crianças, como em pequena orquestra. Tal como este projeto, a Catarina Gomes desenvolveu o seu projeto juntamente com outro instrumento, o Braguinha. O referido projeto foi desenvolvido num colégio privado, Escola Donaolga de Brito, situado na zona da Achada, Funchal e envolveu uma turma de 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em atividade de Enriquecimento Curricular. Esta investigação-ação, de caráter qualitativo, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram desenvolvidas pelos alunos ao longo das dez semanas. Os resultados obtidos apontam para a validação deste projeto por ser notório o sucesso e a satisfação dos alunos, como também da importância do duplo papel professor/músico profissional, tendo este sido reconhecido pelas crianças. As principais conclusões do presente projeto apontam para um acréscimo de aprendizagens musicais e aprendizagens sociais às crianças, como também para um elevado nível de motivação, tanto individual como em grupo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-14T09:59:12Z
2015-04
2015-05
2015-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8622
TID:201604426
url http://hdl.handle.net/10400.26/8622
identifier_str_mv TID:201604426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135332411637760