A promoção turística de Portugal nas brochuras dos operadores turísticos – O caso do Reino Unido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, João Alexandre da Silva Neto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6817
Resumo: O sucesso de um destino depende, entre outros fatores, da criação de imagem e da promoção, com base, por exemplo, nos materiais promocionais disponíveis. Este estudo propõe uma análise de brochuras turísticas referentes aos principais operadores a atuar no mercado do Reino Unido, no período 2014-2015. Procurou-se, concretamente, identificar eventuais correspondências entre o perfil do mercado-alvo e as mensagens veiculadas nas brochuras, assim como compreender a sua relação com os produtos turísticos inscritos no Plano Estratégico Nacional do Turismo. Do ponto de vista metodológico, para além da revisão da literatura e da análise de fontes secundárias diversas, procedeu-se à realização de um estudo qualitativo baseado na análise de conteúdo de brochuras turísticas dos operadores Thomas Cook e Thomson/TUI. Os resultados da investigação demonstram: 1) a não correspondência entre o perfil de turista do Reino Unido e o perfil-alvo das brochuras dos operadores turísticos que vendem Portugal, particularmente, pela não concordância nas representações associadas à faixa etária, motivações, estrutura da oferta de alojamento, gasto médio por turista e canais de distribuição; 2) a não correspondência entre a mensagem dos operadores turísticos do Reino Unido que vendem Portugal e os produtos preconizados no PENT, particularmente, por apenas ser dado destaque significativo aos produtos “sol e mar”, “gastronomia e vinhos” e “turismo de saúde”. O produto “golfe” é secundarizado e aos produtos “turismo de natureza”, “turismo náutico” e “circuitos religiosos e culturais” não é dada relevância.     
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