A satisfação com avaliação de desempenho e o empenhamento organizacional na área das telecomunicações: o caso da Portugal Telecom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Jessica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44427
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
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spelling A satisfação com avaliação de desempenho e o empenhamento organizacional na área das telecomunicações: o caso da Portugal TelecomSatisfação com a avaliação de desempenhoAvaliação de desempenhoEmpenhamento organizacionalPerformance appraisal satisfactionPerformance appraisalOrganizational commitmentCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Estudos de GestãoA avaliação de desempenho é um assunto que tem suscitado um interesse gradual nas organizações, visto que é uma das práticas mais relevantes a nível dos recursos humanos, tendo impacto a vários níveis tais como: na administração de salários, no desempenho, no feedback e na identificação dos pontos fortes e fracos dos colaboradores. A satisfação com o sistema de avaliação de desempenho tem sido correlacionada positivamente com o empenhamento organizacional. Face ao exposto, o estudo teve como principal objetivo verificar a satisfação com a avaliação de desempenho e o empenhamento organizacional dos colaboradores do departamento dos recursos humanos da Portugal Telecom, bem como verificar a influência das variáveis demográficas na satisfação de avaliação de desempenho em geral e no empenhamento organizacional. Ainda foi intuito deste estudo verificar a correlação entre a satisfação com a avaliação de desempenho e o empenhamento organizacional. Para tal foi desenvolvido um estudo quantitativo e aplicado um questionário numa amostra de 163 colaboradores do departamento de recursos humanos da PT. A análise dos resultados permitiu, verificar que os fatores sociodemográficos como o sexo, a idade, a antiguidade e as habilitações literárias não influenciam a satisfação com avaliação de desempenho dos colaboradores. Verificou-se que idade e o sexo dos colaboradores não influenciam nenhum dos três tipos de empenhamento (afetivo, normativo e instrumental). Enquanto as habilitações literárias influenciam o empenhamento afetivo e normativo, o que não ocorre com o empenhamento instrumental. A principal conclusão deste estudo reside na correlação positiva encontrada entre a satisfação com a avaliação de desempenho e o empenhamento afetivo e normativo.Performance appraisal is a matter which has raised a gradual interest in organizations, since it is one of the most significant practices regarding human resources, having an impact at various levels such as on the salary's administration on performance, feedback and in identifying the strong and weak points of the employees. Satisfaction with the performance appraisal system has been positively correlated with organizational commitment. Given the foregoing, the study had as main objective verifying the fulfillment by evaluating the performance and organizational commitment of the employees of the department of human resources of Portugal Telecom as well as checking the influence of demographic variables on the performance appraisal of satisfaction in general and organizational commitment. This study also aimed to investigate the correlation between performance appraisal satisfaction and organizational commitment. To do so we developed a quantitative study and applied a questionnaire sample of 163 employees from the human resources department of Portugal Telecom. The analysis of results enabled to verify that the demographic factors such as gender, age, seniority and qualifications do not influence satisfaction with employees’ performance appraisal. Also it was found that age and gender of employees do not influence any of the three types of commitment (affective, normative and continuance). Whereas educational attainment affects the affective and normative commitment such does not occur with the continuance commitment. The main conclusion of this study lies in the positive correlation between satisfaction with the performance appraisal and the affective commitment and normative.Fernandes, Maria Emília PereiraUniversidade do MinhoAntunes, Jessica20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44427por201428652info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:02.793068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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