O papel do coordenador de estabelecimento na realidade dos mega-agrupamentos de escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/28872 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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O papel do coordenador de estabelecimento na realidade dos mega-agrupamentos de escolasAgrupamento de escolasDirectores de estabelecimentos de ensinoDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraPartindo da nossa experiência na coordenação de um estabelecimento de ensino com turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo, questionámo-nos sobre as exigências e desafios que são colocados aos coordenadores de estabelecimento das escolas que foram, anteriormente, sedes de agrupamento e que agora estão inseridas em megaagrupamentos de escolas – designação habitualmente utilizada para nomear os “grandes” agrupamentos de escolas resultantes dos processos de agregação entre escolas e agrupamentos de escolas ocorridos entre 2010 e 2013. Numa tentativa de responder à questão que nos serviu de mote, realizou-se a presente investigação que visa compreender «O papel do coordenador de estabelecimento na realidade dos mega-agrupamentos de escolas». A temática do estudo foi abordada em três dimensões complementares a partir das quais procurámos analisar, em cada um dos três mega-agrupamentos de escolas estudados, o coordenador de estabelecimento e as dinâmicas organizacionais do agrupamento, a relação do coordenador de estabelecimento com o diretor e a ação do coordenador de estabelecimento na sua escola. Utilizámos uma metodologia de investigação qualitativa tendo os dados sido recolhidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas a três coordenadores de estabelecimento, que exercem as suas funções em escolas anteriormente sedes de agrupamento, e aos três respetivos diretores desses mega-agrupamentos de escolas. Posteriormente, os dados foram objeto de análise de conteúdo, realizada com base numa matriz de análise categorial. A nossa investigação permite-nos confirmar a elevada exigência posta na atuação dos docentes que assumem funções de coordenador de estabelecimento em escolas que anteriormente foram sedes de agrupamento. Constatámos também que são diversas as estratégias implementadas para dar resposta às questões de organização e funcionamento dessas escolas e para debelar as dificuldades do dia-a-dia. É ainda evidente o reconhecimento dos entrevistados relativamente à importância do coordenador de estabelecimento no sucesso, quer da escola que coordena, quer do próprio mega-agrupamento de escolas de que faz parte.Considering our experience in coordinating an educational establishment with kindergarden and primary school classes, we questioned ourselves about the demandings and chalanges imposed to those who coordinate such establishments, which were previously, grouping headquarters and later integrated in "Mega Grouping Schools" – Expression usually used to nominate the huge school clusters resulting from the integration school processes that took place from 2010 until 2013. In order to answer the question that led us to this work, this investigation was accomplished and its main goal is to know more about "The School Establishment Coordinator role in Mega Grouping Schools reality". The theme of this study was held in three complementary dimensions and based on those dimensions we aimed to analyse, in each of the three Mega Grouping Schools, the establishment coordinator and the grouping organizational dynamics, the relationship between the School Establishment Coordinator with the School Grouping Director and the School Establishment Coordinator role in his own school. We used a qualitative investigation methodology in which all the data were collected through the implementation of semi-structured interviews to three School Establishment Coordinators, who work in schools which were previously Grouping Headquarters, and also to the three corresponding Mega Grouping School Directors. Later on, all the data were analysed, based on a categorical analysis pattern. Our investigation allow us to confirm how demanding is the teachers role who assume the School Establishment Coordinator responsibility of schools which were previously Grouping Headquarters. We also realized that there are several strategies implemented to solve the organizational and functional daily issues. It is also clear that the interviewed recognize how important is the School Establisment Coordinator role in the School Establishment success and also in the Mega Grouping Schools success where he belongs.2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28872http://hdl.handle.net/10316/28872TID:201446960porHenriques, Paulo Sérgio de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:43.715773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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