Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Póvoa, Eugénia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6369
Resumo: Os agrupamentos escolares são, atualmente, unidades organizacionais, aglomerados de estabelecimentos que partilham uma organização, uma gestão, um projeto, um líder – o diretor. Cada estabelecimento escolar, com mais de três docentes, tem um responsável, um líder, que se ocupa da gestão do estabelecimento – o coordenador de estabelecimento. No entanto, o coordenador de estabelecimento encontra-se hierarquicamente dependente do diretor do agrupamento. Trata-se, pois, de um cargo de liderança intermédia, que comunica e trabalha numa relação direta e próxima com o diretor. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Neste trabalho, procura averiguar-se, através de um estudo de caso, como se relacionam as lideranças na nova realidade dos agrupamentos. Esta nova realidade traduz-se em agrupamentos compostos por muitos estabelecimentos, existindo, assim um número considerável de coordenadores que trabalha em articulação com o diretor. A identificação dos estilos de liderança, as formas como se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema. Foi possível verificar a existência de uma variedade de estilos de liderança, que poderá significar que é necessário o reforço do papel do coordenador enquanto líder, nomeadamente a nível da comunicação que se estabelece com o diretor e principalmente entre coordenadores e ainda a necessidade da formação de líderes dentro dos agrupamentos, tendo em conta as competências que têm de desempenhar. Os processos de agregação deveriam ser analisados caso a caso, num processo de gestão participada, de forma a poder encontrar respostas específicas para cada caso.
id RCAP_248e2a1b587804cde9ffe0a8e4f10c8e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de casoGestão de estabelecimentos de ensinoLiderançaDiretoresCoordenaçãoAgrupamento de escolasComunicaçãoIntermediate leadershipSchool groupsManagementCommunicationOs agrupamentos escolares são, atualmente, unidades organizacionais, aglomerados de estabelecimentos que partilham uma organização, uma gestão, um projeto, um líder – o diretor. Cada estabelecimento escolar, com mais de três docentes, tem um responsável, um líder, que se ocupa da gestão do estabelecimento – o coordenador de estabelecimento. No entanto, o coordenador de estabelecimento encontra-se hierarquicamente dependente do diretor do agrupamento. Trata-se, pois, de um cargo de liderança intermédia, que comunica e trabalha numa relação direta e próxima com o diretor. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Neste trabalho, procura averiguar-se, através de um estudo de caso, como se relacionam as lideranças na nova realidade dos agrupamentos. Esta nova realidade traduz-se em agrupamentos compostos por muitos estabelecimentos, existindo, assim um número considerável de coordenadores que trabalha em articulação com o diretor. A identificação dos estilos de liderança, as formas como se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema. Foi possível verificar a existência de uma variedade de estilos de liderança, que poderá significar que é necessário o reforço do papel do coordenador enquanto líder, nomeadamente a nível da comunicação que se estabelece com o diretor e principalmente entre coordenadores e ainda a necessidade da formação de líderes dentro dos agrupamentos, tendo em conta as competências que têm de desempenhar. Os processos de agregação deveriam ser analisados caso a caso, num processo de gestão participada, de forma a poder encontrar respostas específicas para cada caso.Vertical clusters of schools are presently organizational units, clusters that share an organization, a management, a project, a leader - the principal. Each school, with more than three teachers, has a middle manager, a leader, responsible for the school management - the school coordinator. However, the school coordinator is hierarchically dependent on the principal. It is, therefore, a position of intermediate leadership that communicates and works in direct and close contact with the principal. This study aims to contribute to the knowledge of the main current organizational model of state school - school groups - from the perspective of middle leaders and their relationship with the principal, sole figure of the governing body. This work aims to identify, through a study case, how school coordinators interact with the leader in the new reality of school groups. This new reality is composed by clusters with many establishments, so a considerable number of school coordinators is working in cooperation with the principal. Identification of leadership styles, the ways to establish communication channels between the leaders and the impact of management level decisions on the operation of the school groups are the objectives of this study that used a descriptive methodology. The findings on the observed dynamics reflect a reality that can contribute to the evaluation of the system. We realized that the existence of a variety of leadership styles could mean the strengthening of the coordinator’s role as a leader, particularly in terms of communication established with the director and especially among coordinators and also the importance of leaders’ formation, knowing the skills they have to play. The aggregation process should be analyzed case by case, with a management process in order to be able to find specific answers to each case.Henriques, SusanaRepositório AbertoPóvoa, Eugénia2020-03-06T01:30:21Z2017-03-062017-04-052017-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6369TID:201707764porPóvoa, Eugénia - Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas [Em linha] : estudo de caso. Torres Vedras: [s.n.], 2016. 172 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:45:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:53.195972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
title Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
spellingShingle Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
Póvoa, Eugénia
Gestão de estabelecimentos de ensino
Liderança
Diretores
Coordenação
Agrupamento de escolas
Comunicação
Intermediate leadership
School groups
Management
Communication
title_short Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
title_full Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
title_fullStr Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
title_full_unstemmed Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
title_sort Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
author Póvoa, Eugénia
author_facet Póvoa, Eugénia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Susana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Póvoa, Eugénia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de estabelecimentos de ensino
Liderança
Diretores
Coordenação
Agrupamento de escolas
Comunicação
Intermediate leadership
School groups
Management
Communication
topic Gestão de estabelecimentos de ensino
Liderança
Diretores
Coordenação
Agrupamento de escolas
Comunicação
Intermediate leadership
School groups
Management
Communication
description Os agrupamentos escolares são, atualmente, unidades organizacionais, aglomerados de estabelecimentos que partilham uma organização, uma gestão, um projeto, um líder – o diretor. Cada estabelecimento escolar, com mais de três docentes, tem um responsável, um líder, que se ocupa da gestão do estabelecimento – o coordenador de estabelecimento. No entanto, o coordenador de estabelecimento encontra-se hierarquicamente dependente do diretor do agrupamento. Trata-se, pois, de um cargo de liderança intermédia, que comunica e trabalha numa relação direta e próxima com o diretor. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Neste trabalho, procura averiguar-se, através de um estudo de caso, como se relacionam as lideranças na nova realidade dos agrupamentos. Esta nova realidade traduz-se em agrupamentos compostos por muitos estabelecimentos, existindo, assim um número considerável de coordenadores que trabalha em articulação com o diretor. A identificação dos estilos de liderança, as formas como se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema. Foi possível verificar a existência de uma variedade de estilos de liderança, que poderá significar que é necessário o reforço do papel do coordenador enquanto líder, nomeadamente a nível da comunicação que se estabelece com o diretor e principalmente entre coordenadores e ainda a necessidade da formação de líderes dentro dos agrupamentos, tendo em conta as competências que têm de desempenhar. Os processos de agregação deveriam ser analisados caso a caso, num processo de gestão participada, de forma a poder encontrar respostas específicas para cada caso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-06
2017-04-05
2017-03-06T00:00:00Z
2020-03-06T01:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6369
TID:201707764
url http://hdl.handle.net/10400.2/6369
identifier_str_mv TID:201707764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Póvoa, Eugénia - Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas [Em linha] : estudo de caso. Torres Vedras: [s.n.], 2016. 172 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135044402413568