Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cátia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menezes, Luís, Ponte, João Pedro
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5314
Resumo: As discussões matemáticas são uma ferramenta poderosa ao alcance dos professores para proporcionar aos alunos uma aprendizagem da Matemática com compreensão. Essa prática revela-se uma atividade exigente para o professor, colocando-lhe sérios desafios. Neste estudo, procuramos descrever e compreender como três professores de Matemática do Ensino Básico (EB) dinamizam discussões coletivas envolvendo tarefas algébricas, focando os desafios que enfrentam. O estudo, de cunho qualitativo e interpretativo, assenta em estudos de caso de três professores. Os resultados mostram que os professores dinamizam a discussão por três componentes principais: apresentação; comparação, avaliação e filtragem; e conclusão, revelando flexibilidade na sua atuação, como forma de responder a algumas tensões que defrontam.
id RCAP_d128348d74bc8575f3613fb8524c108f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professoresDiscussão coletivaEnsino da ÁlgebraDiscursoProfessoresAs discussões matemáticas são uma ferramenta poderosa ao alcance dos professores para proporcionar aos alunos uma aprendizagem da Matemática com compreensão. Essa prática revela-se uma atividade exigente para o professor, colocando-lhe sérios desafios. Neste estudo, procuramos descrever e compreender como três professores de Matemática do Ensino Básico (EB) dinamizam discussões coletivas envolvendo tarefas algébricas, focando os desafios que enfrentam. O estudo, de cunho qualitativo e interpretativo, assenta em estudos de caso de três professores. Os resultados mostram que os professores dinamizam a discussão por três componentes principais: apresentação; comparação, avaliação e filtragem; e conclusão, revelando flexibilidade na sua atuação, como forma de responder a algumas tensões que defrontam.SPIEMRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRodrigues, CátiaMenezes, LuísPonte, João Pedro2018-11-26T10:56:06Z2018-112018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5314porRodrigues, C., Menezes, L., & Ponte , J. P. (2018). Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores. In A. Rodrigues e outros (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2018 Encontro em Investigação em Educação Matemática- A Aula de Matemática (pp. 261-278). Coimbra: SPIEM.ISSN: 2182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:58Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:41.450182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
title Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
spellingShingle Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
Rodrigues, Cátia
Discussão coletiva
Ensino da Álgebra
Discurso
Professores
title_short Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
title_full Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
title_fullStr Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
title_full_unstemmed Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
title_sort Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores
author Rodrigues, Cátia
author_facet Rodrigues, Cátia
Menezes, Luís
Ponte, João Pedro
author_role author
author2 Menezes, Luís
Ponte, João Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cátia
Menezes, Luís
Ponte, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Discussão coletiva
Ensino da Álgebra
Discurso
Professores
topic Discussão coletiva
Ensino da Álgebra
Discurso
Professores
description As discussões matemáticas são uma ferramenta poderosa ao alcance dos professores para proporcionar aos alunos uma aprendizagem da Matemática com compreensão. Essa prática revela-se uma atividade exigente para o professor, colocando-lhe sérios desafios. Neste estudo, procuramos descrever e compreender como três professores de Matemática do Ensino Básico (EB) dinamizam discussões coletivas envolvendo tarefas algébricas, focando os desafios que enfrentam. O estudo, de cunho qualitativo e interpretativo, assenta em estudos de caso de três professores. Os resultados mostram que os professores dinamizam a discussão por três componentes principais: apresentação; comparação, avaliação e filtragem; e conclusão, revelando flexibilidade na sua atuação, como forma de responder a algumas tensões que defrontam.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26T10:56:06Z
2018-11
2018-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5314
url http://hdl.handle.net/10400.19/5314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte , J. P. (2018). Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores. In A. Rodrigues e outros (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2018 Encontro em Investigação em Educação Matemática- A Aula de Matemática (pp. 261-278). Coimbra: SPIEM.
ISSN: 2182-0023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SPIEM
publisher.none.fl_str_mv SPIEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130906417430528