A utilização das TIC em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9528 |
Resumo: | Nos dias de hoje, a sociedade atual, mais concretamente os jovens, está muita desenvolvida a nível tecnológico. Por isso, e cada vez mais, vemos presentes as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nosso dia-a-dia. Devido a todo este desenvolvimento, também a escola se vê obrigada a inserir tecnologias, de forma a criar aulas mais dinâmicas e, também, conseguir motivar os alunos, para, assim, serem capazes de se tornar melhores. No que toca ao primeiro capítulo deste relatório, irá ser feita uma parte mais teórica, centrada na utilização das TIC em contexto educativo, mais concretamente na evolução que estas tiveram no ensino português, na sua integração no currículo do Ensino Secundário, na importância que o professor tem na sua utilização e, os vários projetos criados, de forma a implementar as TIC em contexto educativo. Já no que concerne ao segundo e último capítulo, este está relacionado com a parte prática, ou seja, o estágio pedagógico na escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Neste capítulo são apresentadas algumas reflexões sobre as aulas lecionadas, as turmas com que trabalhamos no decorrer do ano letivo, bem como a sua caracterização e, por fim, as várias atividades extracurriculares que foram desenvolvidas durante o ano. |
id |
RCAP_d12dd3f79c2cd101b9c9513a01b820c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das TIC em sala de aulaO uso do Qr CodeEnsino SecundárioEstágio PedagógicoPlanos de AulaPropostas PedagógiasQr CodeTecnologias da Informação e da Comunicação (Tic)Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNos dias de hoje, a sociedade atual, mais concretamente os jovens, está muita desenvolvida a nível tecnológico. Por isso, e cada vez mais, vemos presentes as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nosso dia-a-dia. Devido a todo este desenvolvimento, também a escola se vê obrigada a inserir tecnologias, de forma a criar aulas mais dinâmicas e, também, conseguir motivar os alunos, para, assim, serem capazes de se tornar melhores. No que toca ao primeiro capítulo deste relatório, irá ser feita uma parte mais teórica, centrada na utilização das TIC em contexto educativo, mais concretamente na evolução que estas tiveram no ensino português, na sua integração no currículo do Ensino Secundário, na importância que o professor tem na sua utilização e, os vários projetos criados, de forma a implementar as TIC em contexto educativo. Já no que concerne ao segundo e último capítulo, este está relacionado com a parte prática, ou seja, o estágio pedagógico na escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Neste capítulo são apresentadas algumas reflexões sobre as aulas lecionadas, as turmas com que trabalhamos no decorrer do ano letivo, bem como a sua caracterização e, por fim, as várias atividades extracurriculares que foram desenvolvidas durante o ano.En los días de hoy la sociedad actual, más concretamente los jóvenes, está muy desarrollada al nivel tecnológico. Por eso, y cada vez más, tenemos presente las tecnologías en nuestro día a día. Por todo este desarrollo, también la escuela se sienta obligada a introducir tecnologías, para crear clases más dinámicas y, también, ser capaz de motivar a los alumnos, para que, así, se puedan hacer mejores. En el primer capítulo será hecha una parte más teórica, centrada en la utilización de las TIC en contexto educativo, más concretamente en la evolución que han tenido en la enseñanza portuguesa, su integración en el currículo de la enseñanza secundaria, en la importancia que el profesor tiene en su utilización y los varios proyectos que han sido creados para implementar las TIC en contexto educativo. En el segundo y último capítulo, se hablará de la parte práctica, es decir, las prácticas que han sido hechas en la Escola Secundária do Fundão, en las disciplinas de Portugués y Español. En este capítulo serán presentadas algunas reflexiones sobre las clases enseñadas, los grupos que hemos trabajado y su caracterización. Por fin, se presentarán las varias actividades extracurriculares desarrolladas durante el año.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumBravo, André Fernando Severino2020-02-24T17:03:01Z2017-10-22017-11-082017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9528TID:202337120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:44.485475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC em sala de aula O uso do Qr Code |
title |
A utilização das TIC em sala de aula |
spellingShingle |
A utilização das TIC em sala de aula Bravo, André Fernando Severino Ensino Secundário Estágio Pedagógico Planos de Aula Propostas Pedagógias Qr Code Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic) Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A utilização das TIC em sala de aula |
title_full |
A utilização das TIC em sala de aula |
title_fullStr |
A utilização das TIC em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC em sala de aula |
title_sort |
A utilização das TIC em sala de aula |
author |
Bravo, André Fernando Severino |
author_facet |
Bravo, André Fernando Severino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bravo, André Fernando Severino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Secundário Estágio Pedagógico Planos de Aula Propostas Pedagógias Qr Code Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic) Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino Secundário Estágio Pedagógico Planos de Aula Propostas Pedagógias Qr Code Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic) Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Nos dias de hoje, a sociedade atual, mais concretamente os jovens, está muita desenvolvida a nível tecnológico. Por isso, e cada vez mais, vemos presentes as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nosso dia-a-dia. Devido a todo este desenvolvimento, também a escola se vê obrigada a inserir tecnologias, de forma a criar aulas mais dinâmicas e, também, conseguir motivar os alunos, para, assim, serem capazes de se tornar melhores. No que toca ao primeiro capítulo deste relatório, irá ser feita uma parte mais teórica, centrada na utilização das TIC em contexto educativo, mais concretamente na evolução que estas tiveram no ensino português, na sua integração no currículo do Ensino Secundário, na importância que o professor tem na sua utilização e, os vários projetos criados, de forma a implementar as TIC em contexto educativo. Já no que concerne ao segundo e último capítulo, este está relacionado com a parte prática, ou seja, o estágio pedagógico na escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Neste capítulo são apresentadas algumas reflexões sobre as aulas lecionadas, as turmas com que trabalhamos no decorrer do ano letivo, bem como a sua caracterização e, por fim, as várias atividades extracurriculares que foram desenvolvidas durante o ano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-2 2017-11-08 2017-11-08T00:00:00Z 2020-02-24T17:03:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9528 TID:202337120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9528 |
identifier_str_mv |
TID:202337120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136388825743360 |