A utilização das TIC em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravo, André Fernando Severino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9528
Resumo: Nos dias de hoje, a sociedade atual, mais concretamente os jovens, está muita desenvolvida a nível tecnológico. Por isso, e cada vez mais, vemos presentes as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nosso dia-a-dia. Devido a todo este desenvolvimento, também a escola se vê obrigada a inserir tecnologias, de forma a criar aulas mais dinâmicas e, também, conseguir motivar os alunos, para, assim, serem capazes de se tornar melhores. No que toca ao primeiro capítulo deste relatório, irá ser feita uma parte mais teórica, centrada na utilização das TIC em contexto educativo, mais concretamente na evolução que estas tiveram no ensino português, na sua integração no currículo do Ensino Secundário, na importância que o professor tem na sua utilização e, os vários projetos criados, de forma a implementar as TIC em contexto educativo. Já no que concerne ao segundo e último capítulo, este está relacionado com a parte prática, ou seja, o estágio pedagógico na escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Neste capítulo são apresentadas algumas reflexões sobre as aulas lecionadas, as turmas com que trabalhamos no decorrer do ano letivo, bem como a sua caracterização e, por fim, as várias atividades extracurriculares que foram desenvolvidas durante o ano.
id RCAP_d12dd3f79c2cd101b9c9513a01b820c0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das TIC em sala de aulaO uso do Qr CodeEnsino SecundárioEstágio PedagógicoPlanos de AulaPropostas PedagógiasQr CodeTecnologias da Informação e da Comunicação (Tic)Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNos dias de hoje, a sociedade atual, mais concretamente os jovens, está muita desenvolvida a nível tecnológico. Por isso, e cada vez mais, vemos presentes as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nosso dia-a-dia. Devido a todo este desenvolvimento, também a escola se vê obrigada a inserir tecnologias, de forma a criar aulas mais dinâmicas e, também, conseguir motivar os alunos, para, assim, serem capazes de se tornar melhores. No que toca ao primeiro capítulo deste relatório, irá ser feita uma parte mais teórica, centrada na utilização das TIC em contexto educativo, mais concretamente na evolução que estas tiveram no ensino português, na sua integração no currículo do Ensino Secundário, na importância que o professor tem na sua utilização e, os vários projetos criados, de forma a implementar as TIC em contexto educativo. Já no que concerne ao segundo e último capítulo, este está relacionado com a parte prática, ou seja, o estágio pedagógico na escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Neste capítulo são apresentadas algumas reflexões sobre as aulas lecionadas, as turmas com que trabalhamos no decorrer do ano letivo, bem como a sua caracterização e, por fim, as várias atividades extracurriculares que foram desenvolvidas durante o ano.En los días de hoy la sociedad actual, más concretamente los jóvenes, está muy desarrollada al nivel tecnológico. Por eso, y cada vez más, tenemos presente las tecnologías en nuestro día a día. Por todo este desarrollo, también la escuela se sienta obligada a introducir tecnologías, para crear clases más dinámicas y, también, ser capaz de motivar a los alumnos, para que, así, se puedan hacer mejores. En el primer capítulo será hecha una parte más teórica, centrada en la utilización de las TIC en contexto educativo, más concretamente en la evolución que han tenido en la enseñanza portuguesa, su integración en el currículo de la enseñanza secundaria, en la importancia que el profesor tiene en su utilización y los varios proyectos que han sido creados para implementar las TIC en contexto educativo. En el segundo y último capítulo, se hablará de la parte práctica, es decir, las prácticas que han sido hechas en la Escola Secundária do Fundão, en las disciplinas de Portugués y Español. En este capítulo serán presentadas algunas reflexiones sobre las clases enseñadas, los grupos que hemos trabajado y su caracterización. Por fin, se presentarán las varias actividades extracurriculares desarrolladas durante el año.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumBravo, André Fernando Severino2020-02-24T17:03:01Z2017-10-22017-11-082017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9528TID:202337120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:44.485475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TIC em sala de aula
O uso do Qr Code
title A utilização das TIC em sala de aula
spellingShingle A utilização das TIC em sala de aula
Bravo, André Fernando Severino
Ensino Secundário
Estágio Pedagógico
Planos de Aula
Propostas Pedagógias
Qr Code
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A utilização das TIC em sala de aula
title_full A utilização das TIC em sala de aula
title_fullStr A utilização das TIC em sala de aula
title_full_unstemmed A utilização das TIC em sala de aula
title_sort A utilização das TIC em sala de aula
author Bravo, André Fernando Severino
author_facet Bravo, André Fernando Severino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravo, André Fernando Severino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Secundário
Estágio Pedagógico
Planos de Aula
Propostas Pedagógias
Qr Code
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino Secundário
Estágio Pedagógico
Planos de Aula
Propostas Pedagógias
Qr Code
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tic)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Nos dias de hoje, a sociedade atual, mais concretamente os jovens, está muita desenvolvida a nível tecnológico. Por isso, e cada vez mais, vemos presentes as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nosso dia-a-dia. Devido a todo este desenvolvimento, também a escola se vê obrigada a inserir tecnologias, de forma a criar aulas mais dinâmicas e, também, conseguir motivar os alunos, para, assim, serem capazes de se tornar melhores. No que toca ao primeiro capítulo deste relatório, irá ser feita uma parte mais teórica, centrada na utilização das TIC em contexto educativo, mais concretamente na evolução que estas tiveram no ensino português, na sua integração no currículo do Ensino Secundário, na importância que o professor tem na sua utilização e, os vários projetos criados, de forma a implementar as TIC em contexto educativo. Já no que concerne ao segundo e último capítulo, este está relacionado com a parte prática, ou seja, o estágio pedagógico na escola Secundária do Fundão, nas disciplinas de Português e Espanhol. Neste capítulo são apresentadas algumas reflexões sobre as aulas lecionadas, as turmas com que trabalhamos no decorrer do ano letivo, bem como a sua caracterização e, por fim, as várias atividades extracurriculares que foram desenvolvidas durante o ano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-2
2017-11-08
2017-11-08T00:00:00Z
2020-02-24T17:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9528
TID:202337120
url http://hdl.handle.net/10400.6/9528
identifier_str_mv TID:202337120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136388825743360