Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.24/2196 |
Resumo: | O construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança. |
id |
RCAP_d13e4f5df2da9cbf725fc0ea955be1db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2196 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão SistemáticaBrincarPré-escolarO construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança.Repositório Científico da UMAIARebelo, Gabriela Sousa2023-03-02T11:02:40Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-04T07:10:15Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:11.864661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
title |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
spellingShingle |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática Rebelo, Gabriela Sousa Brincar Pré-escolar |
title_short |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
title_full |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
title_fullStr |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
title_full_unstemmed |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
title_sort |
Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática |
author |
Rebelo, Gabriela Sousa |
author_facet |
Rebelo, Gabriela Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico da UMAIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Gabriela Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Pré-escolar |
topic |
Brincar Pré-escolar |
description |
O construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03 2021-03-01T00:00:00Z 2023-03-02T11:02:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.24/2196 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.24/2196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130952929116160 |