Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Gabriela Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/2196
Resumo: O construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança.
id RCAP_d13e4f5df2da9cbf725fc0ea955be1db
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão SistemáticaBrincarPré-escolarO construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança.Repositório Científico da UMAIARebelo, Gabriela Sousa2023-03-02T11:02:40Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-04T07:10:15Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:11.864661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
title Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
spellingShingle Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
Rebelo, Gabriela Sousa
Brincar
Pré-escolar
title_short Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
title_full Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
title_fullStr Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
title_full_unstemmed Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
title_sort Avaliação do brincar em idade pré-escolar: Uma Revisão Sistemática
author Rebelo, Gabriela Sousa
author_facet Rebelo, Gabriela Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Gabriela Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Pré-escolar
topic Brincar
Pré-escolar
description O construto do brincar carece de uma definição universal consensual pela complexidade que lhe é inerente. É particularmente na infância que o brincar assume um cariz basilar para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, físicas e da linguagem. Mostra-se, portanto, pertinente a investigação do brincar em idade pré-escolar, procurando identificar fatores preditores do desenvolvimento e métodos de avaliar as componentes específicas que constituem as diferentes dimensões do brincar. A avaliação sistemática do brincar em idade pré-escolar, através da utilização de instrumentos válidos e confiáveis, sustentam a construção de programas de intervenção que potenciam o desenvolvimento integral da criança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03
2021-03-01T00:00:00Z
2023-03-02T11:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/2196
url http://hdl.handle.net/10400.24/2196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130952929116160