Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6368 |
Resumo: | O Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente. |
id |
RCAP_1bbb4475a290fbf2830645c2af3561b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6368 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violinoI will be a violinist : Shalman’s method applied to teaching/learning of violinIniciação ao violinoMétodoShalmanEnsino de música2º ciclo de escolaridadeViolin initiationMethodMusic teaching2nd cycle of educationO Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente.ABSTRACT: The Specialized Artistic Education was created with the intention of being able to promote an artistic education in our country. There is also an initiation regime (first cycle), however, without total funding, causing the existence of students with different levels in the first grade. The most widely used and well-known violin teaching methods in Portugal do not have an efficient applicability to the exisng system, because the authors of those methods were foreign, the methods were created for different realities and adapted to earlier ages than the entry into the first degree (5th grade). Being aware of a method developed by S. Shalman, a Russian violin educator, in which the author affirms that students who begin their violin learning at more advanced ages can, with the help of this method, quickly reach the corresponding level to their age. The objective of this research was to verify if this method is applicable to the Portuguese reality and if it´s able to respond to the needs of the existing system.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoKurtash, OksanaCastilho, M.L.C.Machado, João2019-02-01T14:26:21Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6368porKURTASH, Oksana ; CASTILHO, M.L.C. ; MACHADO, J. (2018) - Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, 6 p.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-23T01:49:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-23T01:49:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino I will be a violinist : Shalman’s method applied to teaching/learning of violin |
title |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino |
spellingShingle |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino Kurtash, Oksana Iniciação ao violino Método Shalman Ensino de música 2º ciclo de escolaridade Violin initiation Method Music teaching 2nd cycle of education |
title_short |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino |
title_full |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino |
title_fullStr |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino |
title_full_unstemmed |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino |
title_sort |
Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino |
author |
Kurtash, Oksana |
author_facet |
Kurtash, Oksana Castilho, M.L.C. Machado, João |
author_role |
author |
author2 |
Castilho, M.L.C. Machado, João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kurtash, Oksana Castilho, M.L.C. Machado, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação ao violino Método Shalman Ensino de música 2º ciclo de escolaridade Violin initiation Method Music teaching 2nd cycle of education |
topic |
Iniciação ao violino Método Shalman Ensino de música 2º ciclo de escolaridade Violin initiation Method Music teaching 2nd cycle of education |
description |
O Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-01T14:26:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6368 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
KURTASH, Oksana ; CASTILHO, M.L.C. ; MACHADO, J. (2018) - Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, 6 p. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542972484354048 |