Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurtash, Oksana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castilho, M.L.C., Machado, J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6368
Resumo: O Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente.
id RCAP_1bbb4475a290fbf2830645c2af3561b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violinoI will be a violinist : Shalman’s method applied to teaching/learning of violinIniciação ao violinoMétodoShalmanEnsino de música2º ciclo de escolaridadeViolin initiationMethodMusic teaching2nd cycle of educationO Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente.ABSTRACT: The Specialized Artistic Education was created with the intention of being able to promote an artistic education in our country. There is also an initiation regime (first cycle), however, without total funding, causing the existence of students with different levels in the first grade. The most widely used and well-known violin teaching methods in Portugal do not have an efficient applicability to the exisng system, because the authors of those methods were foreign, the methods were created for different realities and adapted to earlier ages than the entry into the first degree (5th grade). Being aware of a method developed by S. Shalman, a Russian violin educator, in which the author affirms that students who begin their violin learning at more advanced ages can, with the help of this method, quickly reach the corresponding level to their age. The objective of this research was to verify if this method is applicable to the Portuguese reality and if it´s able to respond to the needs of the existing system.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoKurtash, OksanaCastilho, M.L.C.Machado, J.2019-02-01T14:26:21Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6368porKURTASH, Oksana ; CASTILHO, M.L.C. ; MACHADO, J. (2018) - Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, 6 p.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:45:58Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:02.287928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
I will be a violinist : Shalman’s method applied to teaching/learning of violin
title Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
spellingShingle Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
Kurtash, Oksana
Iniciação ao violino
Método
Shalman
Ensino de música
2º ciclo de escolaridade
Violin initiation
Method
Music teaching
2nd cycle of education
title_short Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
title_full Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
title_fullStr Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
title_full_unstemmed Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
title_sort Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino
author Kurtash, Oksana
author_facet Kurtash, Oksana
Castilho, M.L.C.
Machado, J.
author_role author
author2 Castilho, M.L.C.
Machado, J.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurtash, Oksana
Castilho, M.L.C.
Machado, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação ao violino
Método
Shalman
Ensino de música
2º ciclo de escolaridade
Violin initiation
Method
Music teaching
2nd cycle of education
topic Iniciação ao violino
Método
Shalman
Ensino de música
2º ciclo de escolaridade
Violin initiation
Method
Music teaching
2nd cycle of education
description O Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-01T14:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6368
url http://hdl.handle.net/10400.11/6368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv KURTASH, Oksana ; CASTILHO, M.L.C. ; MACHADO, J. (2018) - Eu serei violinista : método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, 6 p.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130831692759040