Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3460 |
Resumo: | Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Para finalizar o segundo ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário é realizado um estágio pedagógico. Neste capítulo é feita uma reflexão do trabalho desenvolvido no referido estágio no ano letivo de 2012/2013 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, tendo como orientador o Professor Nuno Rodrigues. Os objetivos do estágio centraram-se na aquisição de competências para a função de professora (de educação física) através da vivência da realidade quanto à lecionação, acompanhamento da direção de turma, desporto escolar, reuniões, organização e operacionalização de atividades não letivas, não descurando a criação de relações com toda a comunidade escolar. No referido capítulo começo por enunciar os meus objetivos, seguidos dos objetivos da escola e do grupo disciplinar de educação física, a metodologia utilizada, nomeadamente caraterização da escola e das turmas que lecionei, planeamento destas, recursos humanos e materiais usados, acompanhamento de direção de turma e realização/participação em atividades não letivas, desenvolvidas quer pelo núcleo de estágio, quer pelo grupo de educação física e, finalmente uma reflexão dos parâmetros mencionados. Realço que toda a experiência permitiu-me evoluir como pessoa e profissional desta área. É gratificante verificar a minha evolução do início até ao fim do ano letivo e igualmente observar o progresso das capacidades dos alunos através do processo ensino/aprendizagem. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95). e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registos de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de p<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (p>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade. |
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Escola Secundária Quinta das PalmeirasRelatório de estágio pedagógicoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Leccionação - Ensino secundárioDesporto escolar - Alunos - ObesidadeDesporto escolar - Alunos - SobrepesoDesporto escolar - Alunos - Índice massa corporal (IMC)Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Para finalizar o segundo ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário é realizado um estágio pedagógico. Neste capítulo é feita uma reflexão do trabalho desenvolvido no referido estágio no ano letivo de 2012/2013 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, tendo como orientador o Professor Nuno Rodrigues. Os objetivos do estágio centraram-se na aquisição de competências para a função de professora (de educação física) através da vivência da realidade quanto à lecionação, acompanhamento da direção de turma, desporto escolar, reuniões, organização e operacionalização de atividades não letivas, não descurando a criação de relações com toda a comunidade escolar. No referido capítulo começo por enunciar os meus objetivos, seguidos dos objetivos da escola e do grupo disciplinar de educação física, a metodologia utilizada, nomeadamente caraterização da escola e das turmas que lecionei, planeamento destas, recursos humanos e materiais usados, acompanhamento de direção de turma e realização/participação em atividades não letivas, desenvolvidas quer pelo núcleo de estágio, quer pelo grupo de educação física e, finalmente uma reflexão dos parâmetros mencionados. Realço que toda a experiência permitiu-me evoluir como pessoa e profissional desta área. É gratificante verificar a minha evolução do início até ao fim do ano letivo e igualmente observar o progresso das capacidades dos alunos através do processo ensino/aprendizagem. Capítulo 2 (Seminário de Investigação em Ciências do Desporto) Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95). e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registos de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de p<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (p>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade.Chapter 1 To end the second cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education is an accomplished pedagogic training. In this chapter is presented a discussion of the work developed in the referred pedagogic training throughout the academic year 2012/2013, held in Escola Secundária Quinta das Palmeiras and oriented by Dr. Nuno Rodrigues. The main goals of the pedagogic training were acquire knowledge and skills to be a physical education teacher by observing and monitoring the classes, follow the direction of class scholar sport, teacher’s meetings, planning of activities, and of course the relationships created with scholar community. In the referred chapter I state my goals, followed by the aims pursued by school and physical education group, the used methodology, mainly school and classes profiling, classes planning, human resources and used material, participation in extracurricular activities, and finally a discussion of these issues. All these experiences allowed me to enjoy a personal and professional valorization. It is rewarding to observe not only my evolution throughout this process but also the progress achieved by the students. Chapter 2 Purpose: The aim of this research was to determine the percentage of students with overweight and obesity and to investigate whether there is significant variability in BMI,% BF, and WC between years (7th to 12th grade) in each gender in a juvenile population. Methods: A total sample is composed by 273 students, 127 male (middle age = 14,75 e standard deviation=1,95) and 149 female students (middle age = 14,69 e standard deviation =1,82). The morphological parameters were recorded according the international recommendations, resorting to instruments with renowned reliability. There followed the classification of obesity index of subjects , according the international cutoffs of BMI to gender and age. We resorted to the ANOVA test (followed by post-hoc Tukey test) to study the variability of these parameters by years of schooling, being the value of P <0.05. Results: For the totality sample, there are 13% of students with overweight, 4% obese, 4% thinness and 79% with normal IMC. There are significant differences between 7º, 9º and 11º grade, in male gender for the students with overweight (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º=0%) and obesity (7º=3,2%, 9º grade=0% e 11º=16,7%). There is also significant variation in males on the PC for the previously mentioned school years (7th = 71.87, 9th grade = 73 and 11 = 80.78). For females there were no significant changes (P>0.05) of these parameters depending on the grade. Conclusions: The study shows the reality of Secondary School Quinta das Palmeiras and at which point of the situation, the problem of obesity is found.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumFortunato, Cláudia Alexandra Ramos2015-06-04T09:08:21Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:52.471811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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