Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vala, João Carlos Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3287
Resumo: Capitulo 1. Este capítulo é apresentado de uma forma geral todo o trabalho desenvolvido pelo grupo de estagiários, mas particularmente por mim, durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Quinta das Palmeiras. Inicialmente são apresentados os vários objetivos, tanto do estagiário como do grupo de educação física, de seguida uma breve caraterização da escola a nível de enquadramento. Logo de seguida entro na parte de lecionação, com a caracterização da amostra do grupo de estágio, por turmas. Em seguimento faço o planeamento da lecionação por período, ou seja, realizo o planeamento das duas turmas que lecionei durante os dois períodos. Para além disso faço uma breve exposição das atividades de direção de turma. Na parte final faço uma abordagem as atividade não letivas do grupo de estágio e do grupo de Educação Física. E para arrebatar este capítulo concluo com uma sumula dos aspetos positivos e menos positivos que advieram desta experiencia. Capitulo 2. O objetivo do presente estudo foi “os efeitos de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de 10 semanas em jovens dos 12 aos 18 anos com excesso de peso”. Foi inicialmente feito três grupos, dois experimentais e um de controlo, os dois primeiros grupos tinha dez elementos cada e o de controlo tinha vinte elementos. O grupo experimental um realizava o programa de atividade física três vezes por semana, enquanto o grupo experimental dois realizava apenas o programa de atividade física duas vezes por semana, relativamente ao grupo de controlo não participava no programa de atividade física. Como objetivo final propusemo-nos em observar as melhorias dos grupos experimentais em relação ao grupo de controlo, e observar se ouve alguma diferença entre os grupos experimentais um e dois, tendo em conta que tiverem diferentes volumes de programa de atividade física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que a nível da composição corporal e de aptidão física ouve uma ligeira melhoria dos valores nos grupos que foram intervencionados, enquanto no grupo onde não ouve qualquer intervenção não demonstraram melhorias. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de atividade física deve ser uma preocupação na população escolar.
id RCAP_d80cbd9ce56022f86302b4356cb5e98f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasEducação física - Estágio pedagógicoAptidão física - Jovens - AvaliaçãoTreino desportivo - Alunos - ObesidadeFitnessgramPrática desportiva - Ensino secundárioCapitulo 1. Este capítulo é apresentado de uma forma geral todo o trabalho desenvolvido pelo grupo de estagiários, mas particularmente por mim, durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Quinta das Palmeiras. Inicialmente são apresentados os vários objetivos, tanto do estagiário como do grupo de educação física, de seguida uma breve caraterização da escola a nível de enquadramento. Logo de seguida entro na parte de lecionação, com a caracterização da amostra do grupo de estágio, por turmas. Em seguimento faço o planeamento da lecionação por período, ou seja, realizo o planeamento das duas turmas que lecionei durante os dois períodos. Para além disso faço uma breve exposição das atividades de direção de turma. Na parte final faço uma abordagem as atividade não letivas do grupo de estágio e do grupo de Educação Física. E para arrebatar este capítulo concluo com uma sumula dos aspetos positivos e menos positivos que advieram desta experiencia. Capitulo 2. O objetivo do presente estudo foi “os efeitos de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de 10 semanas em jovens dos 12 aos 18 anos com excesso de peso”. Foi inicialmente feito três grupos, dois experimentais e um de controlo, os dois primeiros grupos tinha dez elementos cada e o de controlo tinha vinte elementos. O grupo experimental um realizava o programa de atividade física três vezes por semana, enquanto o grupo experimental dois realizava apenas o programa de atividade física duas vezes por semana, relativamente ao grupo de controlo não participava no programa de atividade física. Como objetivo final propusemo-nos em observar as melhorias dos grupos experimentais em relação ao grupo de controlo, e observar se ouve alguma diferença entre os grupos experimentais um e dois, tendo em conta que tiverem diferentes volumes de programa de atividade física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que a nível da composição corporal e de aptidão física ouve uma ligeira melhoria dos valores nos grupos que foram intervencionados, enquanto no grupo onde não ouve qualquer intervenção não demonstraram melhorias. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de atividade física deve ser uma preocupação na população escolar.Chapter 1. In this chapter is presented in a geral way all the work that the trainees group developed, especialy my, during the stage made in “Quinta das Palmeiras” School. First i present the several goals, as individual trainne as trainne of the sports group, second i present a brief characterization of the school in what concerns to is framework. I also present the teaching part by describing the sample, of the group of stage, for classes. I present the teaching planning by term, i do the planning of the two classes that i teached during two terms. Besides that i do a brief summary of the activities of the classe director. In the last part i do an approach of the non teaching activities from the trainees group and also from the sports group. To end this chapter i conclude with the best and the worse aspects that i experienced in this stage. Chapter 2. The purpose of the present study was “ the effects of a physical activity program with diferent volumes during ten weeks in young pleople between 12 and 18 years old with overweight”. Initialy was made three diferent groups, two were experimental and the other was controlled, the first two groups had ten elements each and the last group had twenty people. In the experimental groups, one did the physical activity three times a week, the other did it only twice a week, as to the control group did not participate in any kind of physical activity program. As final goal we propose ourselfs to observe the improvements of the experimental groups in relation of the control group and also observe if there was any diference between both experimental groups not forgetting that those groups had diferent physical activity program volumes. The results of this study shows that in what concerns to the body composition and physical skills there was a slight improvement of the group values that were intervened, as in the group that was not intervened there wasn’ t improvement. This data suggests that the elaboration oh physical activity programs should be a concern of the school population.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumVala, João Carlos Vieira2015-04-16T14:12:23Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Vala, João Carlos Vieira
Educação física - Estágio pedagógico
Aptidão física - Jovens - Avaliação
Treino desportivo - Alunos - Obesidade
Fitnessgram
Prática desportiva - Ensino secundário
title_short Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_full Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title_sort Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
author Vala, João Carlos Vieira
author_facet Vala, João Carlos Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vala, João Carlos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Aptidão física - Jovens - Avaliação
Treino desportivo - Alunos - Obesidade
Fitnessgram
Prática desportiva - Ensino secundário
topic Educação física - Estágio pedagógico
Aptidão física - Jovens - Avaliação
Treino desportivo - Alunos - Obesidade
Fitnessgram
Prática desportiva - Ensino secundário
description Capitulo 1. Este capítulo é apresentado de uma forma geral todo o trabalho desenvolvido pelo grupo de estagiários, mas particularmente por mim, durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Quinta das Palmeiras. Inicialmente são apresentados os vários objetivos, tanto do estagiário como do grupo de educação física, de seguida uma breve caraterização da escola a nível de enquadramento. Logo de seguida entro na parte de lecionação, com a caracterização da amostra do grupo de estágio, por turmas. Em seguimento faço o planeamento da lecionação por período, ou seja, realizo o planeamento das duas turmas que lecionei durante os dois períodos. Para além disso faço uma breve exposição das atividades de direção de turma. Na parte final faço uma abordagem as atividade não letivas do grupo de estágio e do grupo de Educação Física. E para arrebatar este capítulo concluo com uma sumula dos aspetos positivos e menos positivos que advieram desta experiencia. Capitulo 2. O objetivo do presente estudo foi “os efeitos de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de 10 semanas em jovens dos 12 aos 18 anos com excesso de peso”. Foi inicialmente feito três grupos, dois experimentais e um de controlo, os dois primeiros grupos tinha dez elementos cada e o de controlo tinha vinte elementos. O grupo experimental um realizava o programa de atividade física três vezes por semana, enquanto o grupo experimental dois realizava apenas o programa de atividade física duas vezes por semana, relativamente ao grupo de controlo não participava no programa de atividade física. Como objetivo final propusemo-nos em observar as melhorias dos grupos experimentais em relação ao grupo de controlo, e observar se ouve alguma diferença entre os grupos experimentais um e dois, tendo em conta que tiverem diferentes volumes de programa de atividade física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que a nível da composição corporal e de aptidão física ouve uma ligeira melhoria dos valores nos grupos que foram intervencionados, enquanto no grupo onde não ouve qualquer intervenção não demonstraram melhorias. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de atividade física deve ser uma preocupação na população escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2015-04-16T14:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3287
url http://hdl.handle.net/10400.6/3287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301773862567936